sábado, 12 de setembro de 2009

Vem aí o Dia Internacional da Animação


Mostra nacional simultânea nos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, com exibição simultânea de filmes em animação, contendo dois programas de 1 hora de curtas-metragens brasileiros e 1 hora de curtas-metragens estrangeiros de países integrantes da ASIFA.

Alguns Estados brasileiros o evento será realizado em mais de uma cidade, e em todas essas já existe um responsável filiado à ABCA que coordenará o evento no local. Várias cidades na semana que antecede o evento farão mostras paralelas, infantis, debates, oficinas e exibição de longas-metragens de animação.

O “Dia Internacional da Animação” é uma forma de reunir os diversos agentes envolvidos na produção do cinema de animação e trazer visibilidade para tal expressão, gerando debates e novas proposições.
.
Na cidade de Uruaçu:

Para tanto, a estratégia pensada para a edição deste ano do evento na cidade de Uruaçu prioriza alcançar público, novos olhares e novas formas de interpretação dessa arte.

A mostra terá entrada franca e, por isso, atingirá a todos os públicos, tornando-se uma grande festa de integração sócio-cultural e uma ampla oportunidade de divulgação publicitária através do marketing cultural para seus apoiadores e patrocinadores.


Objetivos:

A realização dessa mostra tem como objetivo escolher e exibir filmes, trazer público, criar debates, incitar discussões, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, integrar e motivar pessoas;

Divulgar as atividades dos profissionais da animação, tanto junto ao público como junto à indústria de cinema, televisão e comunicação;

Firmar-se como referência para todos aqueles que têm interesse em conhecer, pesquisar ou somente manter relações com a arte e as técnicas de animação das principais mídias como o cinema, a televisão, o meio publicitário e a internet;

Possibilitar aos profissionais da animação o reconhecimento por sua contribuição na diversidade do produto audiovisual brasileiro;

Promover um evento inédito, simultâneo, que terá grande valor sócio-cultural por se tratar de uma mostra com entrada franca e aberta a todos os interessados.

Gerar a integração cultural no nosso país, pois a Mostra tem grande expectativa de público em todas as regiões.

Alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro através do intercâmbio de filmes com outros países;

Promover o intercâmbio de filmes nacionais e estrangeiros fortalecendo os laços com os países integrantes da ASIFA (Associação Internacional de Filmes de Animação) e possibilitar a divulgação dos filmes nacionais no exterior.

Proporcionar às empresas patrocinadoras uma oportunidade única de divulgação, pois a imagem das mesmas estará associada à cultura, o que engrandece e faz com que as mesmas sejam sempre lembradas de uma forma positiva por estarem registradas em uma ação cultural de extrema importância para o Brasil.

Desenvolver parcerias duradouras com empresas patrocinadoras ou apoiadoras que promovam uma política cultural, suprindo ao mesmo tempo as necessidades das empresas e da sociedade.
.
.
Público alvo:

O evento abrange todos os tipos de público, pois é composto por exibições de curtas metragens nacionais e internacionais – infantis e adultos - oficinas e palestras. Tudo com entrada franca, realizado em todas as regiões brasileiras.

Podemos citar professores, estudantes de ensino fundamental, médio e superior, crianças, adolescentes e adultos em geral, animadores, jornalistas, publicitários, web-designers, profissionais de cinema (produtores, diretores, roteiristas, empresários da área audiovisual, fotógrafos, editores, técnicos audiovisuais, entre outros), enfim todos interessados em desenho animado.
.
.
Fechamento

Agradecemos à atenção da empresa e esperamos que a parceria seja efetuada, pois Atualmente cresce a motivação do investimento em cultura no Brasil sendo uma excelente forma de comunicação de estratégia para as empresas.

Incentivar a cultura em um país tão escasso em investimentos nesta área faz a empresa ser lembrada pelo cliente de forma positiva e também colaborar para a imagem do país.


Promoção

O Dia Internacional da Animação no Brasil é realizado pela ABCA e seus membros espalhados por todo o país. A organização do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Fórum dos Festivais. Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Petrobrás através do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet, no Estado de São Paulo o DIA tem o patrocínio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, e com a parceria da ASIFA para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo. As curadorias nacionais estão sendo realizadas por correspondentes da ABCA em suas respectivas cidades, num sistema de intercâmbio de exibições. Estes correspondentes são profissionais vinculados à entidade e tem o aval da associação para responder pelo DIA como coordenador em sua cidade.

Aguardamos em breve um contato, através do qual poderemos prestar maiores informações que pensamos serem de mútuo interesse.


Contatos

Luiz Sergio de Castro Lopes
Presidente
Fórum Permanente Regional de Cultura do Estado de Goiás
Coordenador Dia Internacional da Animação - Uruaçu Goiás
62 - 9907 - 4769

Luciana Druzina
Diretora de Eventos ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação
Coordenadora Nacional do D.I.A. - Dia Internacional da Animação
55 51 84119771 / 21 81856951 / 11 84005177
55 51 92924002
.

Nenhum comentário: