sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Livro - 11 de setembro e outras mentiras que nos contaram

Este livro oferece uma visão de conjunto das principais conspirações, em alguns casos tão grosseiramente tramadas que seu sucesso se explica somente como conseqüência da vulnerabilidade social do primeiro impacto. Esta façanha é especialmente notória no caso dos atentados contra as Torres Gêmeas de Nova Iorque e contra o Pentágono em Washington, em 11 de setembro de 2001. Neste caso, o desenrolar dos acontecimentos ao mais puro estilo de reality show provocaram tal comoção na opinião pública, que seus efeitos anestesiantes anularam qualquer possibilidade de se analisar friamente os acontecimentos até mesmo depois de transcorrido um tempo considerável. No entanto, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas – Foi realmente lançado um avião contra o Pentágono? Foi mesmo produzida a linhagem de antráx no coração dos Estados Unidos? Os 19 terroristas tiveram a incrível precaução de passarem despercebidos pelas dezenas de sistemas de segurança do aeroporto, mas por que, então, deixaram evidências tão facilmente reconhecíveis? Bush tinha recebido algum tipo de informação sobre o que iria acontecer? O 11 de Setembro e outros fatos que marcaram a humanidade como o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy, a explosão do dirigível alemão Hindenburg em 1937, o atentado de Oklahoma, o fim trágico de Martin Luther King, o atentado de 11 de Março em Madri, casos de OVNIS e a exploração espacial de Marte são examinados sobre uma nova ótica nesta Obra que não se apega a versão oficial do fato, mas investiga os acontecimentos e traz conclusões que, no mínimo, fazem desconfiar que possamos ter sido enganados...
.
Autor: David Heylen Campos
Tradução: Alessandra Mara Vidotti
Editora: Universo dos Livros
Assunto: Historia Geral/Conspiração
ISBN: 8599187120
Idioma: Português
Tipo de Capa: Brochura
Edição: 1/ 2005
Número de Páginas: 208
.
.
.
Documentário demente versão oficial do 11 de setembro
.
O mundo inteiro sabe o que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001. Talvez nada seja tão lembrado na história recente. Quase ninguém recorda em quem votou pra vereador nas eleições passadas, mas é certo que sabem que há sete anos atrás duas torres, atingidas por aviões, tombaram após a colisão. Depois desta demonstração de vulnerabilidade da potência hegemônica, os estadunidenses endureceram sua dominação militarista. As conseqüências foram sentidas no mundo inteiro, principalmente àqueles de origem islâmica, mas, nem nós, brasileiros, escapamos das garras dos falcões extremistas que dominam a Casa Branca. Tornou-se cada vez mais difícil conseguir um visto de entrada nos EUA, afinal, todos podem ser terroristas e, antes de entrar em seu país, é certo que qualquer um pode ser calorosamente recebido na Base de Guantânamo. Bom, a versão oficialista afirma que foi Osama bin Laden e sua Al-Qaeda os responsáveis por estremecer o grande Império, sobrando nessa até para Saddam Hussein, que talvez houvesse atirado, quem sabe, uma pedra em direção a Estátua da Liberdade.
.
Agora a contestação. Segundo o documentário Loose Change a coisa toda não foi bem assim. Antes de seguir sobre o filme, melhor esclarecer algumas coisas: Aos céticos que gostam de pensar que qualquer afirmativa não-oficial é mera teoria da conspiração, e aos de tendência reacionária que tudo crêem ser de intenção comunista, aqui o esclarecimento. Não, o documentário não se baseia em meras especulações, possui diversas evidências e questionamentos, também é apoiado pelos associados do 9/11 Truth Movement, composto por engenheiros, catedráticos de várias áreas e dos mais diferentes especialistas, conferindo mais seriedade a produção. E não, o filme não foi produzido por setores da esquerda latino-americana nem por entidades muçulmanas, nem nada parecido. É uma obra estadunidense com contestações e informações dos mesmos.
.
Seguindo. Em Loose Change suspeita-se que tudo o que aconteceu na famigerada data nada mais foi que um plano executado pelo próprio governo de W. Bush. São apresentados fatos e provas de que existe uma grande mentira, e que a história oficial, decretada pela Casa Branca e difundida pela mídia daquele país, possui muitos furos. Loose Change não se oferece como a verdade do ocorrido, ele se propõe a ser um incentivador do debate, da contestação e da não aceitação de uma falsidade imposta por interesse político-econômico. Dificilmente alguém duvida das más intenções de George W. Bush, que é unanimemente odiado no planeta inteiro. Entretanto, é evidente que muitos duvidam que o 11/09 foi um crime interno planejado pelo próprio governo do Estados Unidos da América e, para estes, tratar desta hipótese soara como teoria da conspiração. Como resposta fica aquela que Kevin Barrett, professor da Universidade de Winsconsin, deu ao vivo a um jornalista da conservadora FoxNews no momento que este tratava de ridicularizá-lo afirmando que o professor é um maluco com teorias bizarras, Barrett apenas disse: ― Vocês são os que têm teorias bizarras. Você acha que 19 caras com canivetes, guiados por um cara numa caverna no Afeganistão… Que ridículo… Esta sim é a maior teoria conspiratória.
.
Esta resposta de Kevin Barrett pode ser conferida em Loose Change segunda Edição, apresentado abaixo, e que traz mais dados e correções em relação a sua primeira versão. Inclusive já existe um terceiro filme da série, intitulado Loose Change Final Cut com mais de duas horas de duração. A cópia de Loose Change 2a Edição tem legendas em português e também está disponível pra baixar.
.
Yerko Herrera
.
.

Nenhum comentário: