sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Não seja hipócrita

Mário Lucio do Nascimento

...quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia (Mt 7.26).

“Se você chamar um ator de grande hipócrita não seria uma ofensa. Na verdade a palavra hipocrisia é a definição clássica do trabalho de um ator. Hipocrisia na língua original, que é o grego, quer dizer: representação, encenação.

.

A hipocrisia não é usada somente no teatro, ela é muito comum na vida religiosa; na tentativa de causar danos a outros; e para escapar da culpa e da condenação. Até por benefícios mais leves o fingimento ou a arte teatral chamada hipocrisia é usada para obter vantagens.

.

Muitas pessoas fingem, encenam algum tipo de enfermidade para ganhar beneficios do seguro. Alguns maridos ou esposas, às vezes encenam um cansaço para receber benefícios e carinhos. A hipocrisia, o fingimento, a palavra não verdadeira jamais passou pela boca de Jesus. Vamos ler o que Jesus falou sobre a hipocrisia religiosa:

.

"Quando você der alguma coisa a um necessitado, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas casas de oração e nas ruas. Eles fazem isto para serem elogiados quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar em pé nas casas de oração e nas esquinas das ruas para serem vistos por todos. Quando jejuarem, não façam uma cara triste como os hipócritas, pois eles fazem isto para todos saberem que estão jejuando. Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a hipocrisia deles. Pois eu afirmo que vocês só entrarão no Reino do céu se, ao fazerem a vontade de Deus, forem mais fiéis..." (Mt 6.2,5,16; 5.20 e Lc 12.1)

.

A hipocrisia religiosa tem objetivos específicos: quando o hipócrita conta o bem que fez ele quer ser elogiado e reconhecido como bondoso; quando ora fervorosamente, demonstrando uma autoridade que não possui, deseja a fama, ser visto e procurado por todos; quando jejua, o hipócrita quer que todos saibam do seu esforço e da sua santidade. Na hipocrisia não há nada oculto, tudo é uma exposição, principalmente a fé.

.

A religiosidade aparente, ou melhor, o bem encenado, dá uma certa segurança ao religioso e às pessoas que convivem com ele. Porém, Deus despreza o hipócrita. Por mais espiritual que seja a encenação, a vida e a fé não são peças teatrais. Lembre-se, Deus julgará você, o seu coração, os seus propósitos e os seus desejos e não o que você exibe em público. Considere o não seja hipócrita de Jesus como uma ordem a ser obedecida imediatamente. Não seja um ator religioso. Não seja hipócrita! Não tenha vergonha de pedir que Deus ajude você a ser autêntico na fé, nas atitudes, no amor ao próximo e nas palavras. Principalmente nas suas limitações. Deus o abençoe.

.

Deus já tem escrita uma série de boas obras para você vivê-las, não permita que a hipocrisia religiosa o afaste do que Deus escreveu.”

.

Fonte: Blog Guerreiro da Luz

Nenhum comentário: