segunda-feira, 7 de setembro de 2009

10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Organização Mundial da Saúde define 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
.
.
Suicídio é um pedido de socorro, uma forma de querer voltar a vida
.


"O suicídio faz com que os amigos e familiares se sintam seus assassinos".

Vicent Van Gogh

Este post tem o intuito de prevenir as famílias e alertar aos jovens que viver é um dom de Deus e que merece ser bem cuidado. Não vamos aqui julgar ninguém, apenas, tentar expor as situações e agravantes que podem desencadear um auto extermínio a fim de que isso seja evitado por todos nós.
.
PENSAR EM MORTE É COISA NORMAL NA ADOLESCÊNCIA
.
A idéia do suicídio passar pela cabeça de alguém na adolescência é uma coisa normal. As palavras são do psicanalista Tenório Lima. Segundo ele, o fato de um adolescente falar que pensa em se matar não significa que ele fará isso um dia.
.
O roqueiro que só quis se identificar como Carluxo, 22, é um desses. Quando eu tinha uns 19 anos vivia falando de suicídio. Eu me sentia em um labirinto. Queria morrer. Mas percebia que não valia a pena.
.
Segundo ele conta, a mania de brincar com a morte era normal entre seus amigos. A gente curtia bandas que cantavam músicas com letras depressivas.
.
Esse comportamento, segundo Tenório Lima, é comum em certos grupos durante a adolescência. Alguns teens romantizam a tristeza e a melancolia e fazem disso uma postura estética.
.
Ele explica que isso pode atenuar a depressão. Quando a angústia é compartilhada com os amigos, as coisas ficam mais fáceis e até divertidas.
.
Lima lembra ainda que os mais criativos podem transformar sua tristeza em arte, como poesia e letras de música. É o que fazem darks e punks.
.
Outro ponto ressaltado pelo psicanalista é que, quando a idéia de suicídio é exposta claramente, ou seja, quando é discutida, é mais difícil que ela se concretize.
.
Qualquer coisa que passa pela linguagem é atenuada. Se alguém diz que tem medo de um dia vir a se matar, provavelmente não vai fazer isso.
.
No filme Milk - A voz da igualdade, o protagonista Harvey Milk (interpretado por Sean Penn, que ganhou o Oscar pela atuação) recebe um telefonema crucial na noite em que aguarda o resultado de sua eleição para o cargo de supervisor em São Francisco (Califórnia).
.
Do outro lado da linha, um jovem do interior dos Estados Unidos ameaça se matar por não conseguir lidar com o preconceito que sofre por ser gay. Sem saber a quem recorrer, liga para Milk, cuja foto viu em um jornal. O político e ativista conversa por alguns momentos com o garoto, mas oferece a ele exatamente o que ele precisa: alguém que o escute.
.
Na tela, a cena cumpre o propósito de emocionar (e também de incrementar a história). Mas, na vida real, não é tão simples assim. Crianças e adolescentes enxergam no suicídio uma opção para fugir da escuridão em que vivem - e da qual acreditam que não conseguirão sair.
.
De acordo com Adriana Pereira, psiquiatra infantil e pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o número de suicídios entre os jovens aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Segundo a médica, mais de 3 milhões de jovens pensam em se matar todos os anos.
.
Assim como o crescimento dos casos de depressão na infância e na adolescência, as taxas de suicídio também estão ligadas à fragilidade dos laços afetivos e à solidão de um mundo em que crianças e jovens vivem sozinhos na multidão. Adriana chama esse problema de "privação emocional".
.
O psicólogo Hélio Alves, professor da Universidade Católica de Santos (UniSantos), acredita que esse sentimento também se manifesta com outras agressões. Bulimia, anorexia e o uso de drogas também são formas de acabar com a própria vida - a insegurança e a falta de relacionamentos confiáveis geram a busca pela autodestruição.
.
.
A CADA 40 SEGUNDOS
.
.
O ato de acabar com a própria vida ainda representa um tabu na sociedade. Mas hoje, o suicídio está mais próximo de nós do que nunca. Em uma busca simples pela palavra na internet, o site Google mostra quase oito milhões de referências a esse termo, com especificações: "como cometer suicídio", "tipos de suicídio" e até mesmo "fotos de suicídio". Em todo o mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se mata.
.
"Um grande problema do suicídio infantil e juvenil é a notificação", afirmou Adriana. Isso porque, muitas vezes, os pais, médicos e professores não sabem (ou não querem) reconhecer a tentativa da criança ou adolescente de tirar a própria vida. O aumento no número de intoxicações por ingestão de remédios ou venenos pode ser um indicativo das intenções que se escondem por trás de um "acidente". Muitas crianças e adolescentes exteriorizam sua depressão por meio de dores físicas (de cabeça ou de estômago, por exemplo).
.
A especialista alerta que o ato de se matar é capaz de afetar de maneira negativa até seis outras pessoas, entre amigos e familiares da vítima. "É um choque muito difícil de se recuperar".
.
.
LONGO CAMINHO
.

Adriana explica que, embora a adolescência seja um período conturbado para a maioria das pessoas, por conta das mudanças orgânicas e emocionais dessa época da vida, alguns jovens são mais propensos a sentimentos depressivos. "Um jovem não decide se matar de uma hora para a outra. Há um longo caminho entre o desejo de morrer e a conclusão".
.
Segundo Alves, o perigo da depressão e o consequente suicídio pode passar despercebido por pais e professores. "A negação acontece. É mais fácil não olhar e não admitir a própria culpa".
É importante ter um espaço em casa para as discussões entre pais e filhos. "O grupo de amigos nunca vai substituir o diálogo com a família. Mesmo com a nossa vida agitada, o ideal é prevenir esses problemas e não deixar para o dia seguinte", conclui Alves.
.
.
Como identificar
.
* Falta de interesse nas atividades habituais
* Declínio geral nas notas
* Diminuição no esforço/interesse
* Má conduta na sala de aula
* Faltas não explicadas e/ou repetidas, ficar "matando aula"
* Consumo excessivo de cigarros (tabaco) ou de bebida alcoólica, ou abuso de drogas (incluindo maconha)
* Incidentes envolvendo a polícia e o estudante violento
* Tentativas prévias de suicídio
* Depressão
* Confronto com adultos
* Agressões diretas ou indiretas a pais e professores
.
Fonte: Organização Mundial de Saúde
.
.
Pensamentos suicidas
.
Muitas pessoas pensam em suicídio ou dizem coisas como "eu queria estar morto" em momentos de grande estresse. Para a maioria das pessoas, esses pensamentos são uma maneira de expressar raiva, frustação e emoções fortes. Eles podem não ser um sinal de problema. Entretanto, pensamentos suicidas podem ser um sinal de necessidade de ajuda quando: não vão embora; levam a ameaças, gestos ou tentativas de suicídio.
.
São sintomas de problemas médicos ou doenças mentais como:
.
* Depressão. Até 70% das pessoas que cometem suicídio tinham sofrido de depressão no período que antecedeu suas mortes.
* Distúrbio bipolar (maníaco-depressivo) - um distúrbio do humor, de exaltação/euforia (mania) para depressão severa. O suicídio pode ocorrer tanto na fase depressiva como na fase de mania.
* Esquizofrenia - um grupo de distúrbios mentais em que existem graves alterações no pensamento, humor e comportamento. A pessoa vivencia ilusões, alucinações, pensamentos desordenados e/ou emoções inapropriadas.
* Luto/sofrimento - a perda de uma pessoa amada pode provocar pensamentos suicidas. A pessoa pode achar difícil continuar vivendo sem a pessoa amada ou querer ficar com ele/ela na morte.
.
.
Suicídio:
.
* É mais comum em homens do que em mulheres. Homens cometem 4 vezes mais suicídios do que as mulheres.
* As mulheres tentam o suicídio 3 vezes mais do que os homens. Mulheres jovens tentam o suicídio de 4 a 8 vezes mais do que homens jovens.
* Tem a maior taxa entre adultos acima de 65 anos.
* É a terceira maior causa de morte em jovens com idade entre 15 e 24 anos.
.
Ameaças e tentativas de suicídio são a maneira de a pessoa tornar pública sua necessidade de ajuda e de atenção. Ameaças e tentativas de suicídio nunca devem ser menosprezadas ou consideradas como um "blefe". Em sua maioria, as pessoas que ameaçam ou tentam o suicídio mais de uma vez, se não impedidas, acabam conseguindo.
.
.
Prevenção e tratamento
.
Prevenção e tratamento incluem:
.
* Saber quais os sinais de alarme do suicídio.
* Fazer cursos que ensinem como solucionar problemas e de consciência sobre o suicídio em escolas ou na comunidade.
* Dar atenção e tratar os problemas emocionais que levam ao pensamento suicida e às tentativas de suicídio, com tratamento médico para doenças físicas e/ou mentais como a depressão. Estes incluem monitoramento do uso da medicação, quando for utilizada.
* Terapia individual e familiar.
* Atendimento de emergência e hospitalização (se necessário) depois de uma tentativa de suicídio.
* Manter armas de fogo, drogas e outros meios de cometer suicídio fora do alcance das possíveis vítimas.
.
.
Perguntas a fazer
.
(Nota: Em alguns casos de suicídio, não há e não se notam sinais de alerta.)
.
Algum dos sinais abaixo está presente?
* Tentativas de suicídio
* Planos de cometer suicídio sendo feitos
* Pensamentos repetidos de suicídio ou morte
.
Junto com os pensamentos de suicídio e morte, algum dos sinais abaixo está presente?
* Depressão
* Distúrbio maníaco depressivo
* Esquizofrenia
* Qualquer outro problema de saúde físico ou mental
.
Os pensamentos suicidas ocorrem em decorrência de alguma das causas abaixo:
* Tomar, parar de tomar ou mudar a dose de algum medicamento receitado
* Uso de drogas ou abuso de álcool
.
Tem havido muito menos interesse ou prazer em quase todas as suas atividades? Há humor depressivo na maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos nas 2 últimas semanas? Ou, você tem estado deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias das últimas 2 semanas, e teve algum dos sintomas abaixo?
.
* Sentir-se lento ou irrequieto ou incapaz de ficar parado
* Sentimento de culpa ou de inutilidade
* Mudanças no apetite ou ganho ou perda de peso
* Pensamentos de morte ou suicídio
* Dificuldade em se concentrar, pensar, lembrar ou tomar decisões
* Dificuldade para dormir ou dormir demais
* Falta de energia ou sentir-se cansado o tempo todo
* Dores de cabeça
* Outras dores
* Problemas digestivos
* Problemas sexuais
* Sentir-se pessimista ou desesperançado
* Estar ansioso ou preocupado
.
A pessoa agiu de alguma das maneiras abaixo recentemente?
* Dar suas coisas favoritas, limpar a casa e colocar os assuntos legais em ordem
* Comprar ou obter uma arma ou comprimidos que possam ser usados para suicídio
* Fazer afirmações ou perguntas repetidas que indiquem pensamentos suicidas, como "Eu quero morrer", "Eu não quero mais viver" ou "Como uma pessoa faz para deixar seu corpo para a ciência?
* Fez gestos suicidas, como parar na beirada de uma ponte, cortar os pulsos com um instrumento cortante, ou dirigir de maneira imprudente de propósito
.
A pessoa que está pensando em suicídio tem outros familiares que cometeram ou tentaram cometer suicídio?
.
Os pensamentos suicidas surgiram em decorrência de alguma das situações abaixo:
* Uma separação
* Um divórcio
* A morte de uma pessoa amada ou uma perda como a de um emprego
* Uma rejeição
* Ter sido ridicularizado
.
.
Dicas de autocuidado
.
* Se você está tendo pensamentos de suicídio: Conte para alguém. Converse com um membro da família, amigo ou professor de confiança. Se para você for difícil falar com alguém diretamente, escreva seus pensamentos e deixe alguém lê-los.
* Ligue para o telefone de prevenção de suicídios ou de crises. Faça acompanhamento do problema com uma visita ao seu médico ou a um centro de saúde mental local.
* Procure um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra.
.
.

Um comentário:

Heloisa disse...

muitoo interessante ...adorei tenho ceretsa que sera muito util pra mim ! obrigada continue cm essas explicacoes ajudara muita gente assim como eu .