domingo, 6 de setembro de 2009

Filmes - Abre os olhos (1997) - Vanilla Sky (2001)

.
Abre os olhos (1997)
.

Sinopse - Um acidente trágico marcou a vida de César para sempre. Nele, sua namorada morreu e seu rosto foi desfigurado, e como se isso não bastasse, ele ainda foi acusado de assassinato e condenado. Ainda na penitenciária, César se submete a várias cirurgias e prepara-se para recomeçar sua vida, quando subitamente começa a apresentar um estranho comportamento, que intriga o psiquiatra local. César alega que sua ex-namorada (Penélope Cruz) voltou à vida para atormenta-lo. Será que ele ficou louco por causa da culpa? Ou seria outra coisa? A verdade, contudo, está prestes a ser revelada, e pode ser muito mais assustadora do que se pode imaginar.

Elenco: Eduardo Noriega, Penelope Cruz, Chete Lera, Fele Martinez, Najwa Nimri

Versão americana:

Vanilla Sky (2001)
.

Sinopse - David Aames (Tom Cruise), um jovem empresário que é dono de um império editorial, tem sua vida modificada quando conhece Sofia Serrano (Penélope Cruz), uma bela jovem por quem se apaixona. Tal relacionamento desperta ciúmes em Julie Gianni (Cameron Diaz), uma "amizade colorida" de Davis, que quer muito mais que mero envolvimento sexual com ele. Um dia, após sair da casa de Sofia, David encontra Julie, que usando o pretexto de querer conversar com ele o convence a entrar no carro dela. Em um ímpeto de loucura, e cega por se sentir preterida, ela lança o carro por cima de um viaduto. Ela não resiste ao impacto e morre. David sobrevive, mas fica com o rosto bem desfigurado e entra em coma, ficando neste estado por três semanas. Ao se ver David fica traumatizado e oferece qualquer quantia para reconstruírem seu rosto. Repentinamente realidade e fantasia se confundem de forma assustadora.

Elenco: Tom Cruise, Penélope Cruz, Kurt Russell, Cameron Diaz, Jason Lee, Johnny Galecki.

Curiosidades: A atriz Penélope Cruz, que faz parte do elenco de Vanilla Sky, atuou também na versão espanhola Abre os Olhos; e, o diretor Steven Spielberg aparece em uma pequena ponta em Vanilla Sky, estando presente na cena do aniversário de David.
.
.

2 comentários:

Carzem disse...

Vanilla Sky, pra mim, é o melhor filme que já assisti. Assisti o final de Abre os Olhos, no Cine Belas Artes, do SBT, e, o pouco que vi, me fez crer que a versão espanhola é muito melhor! Adquiri Vanilla Sky e ainda não consegui comprar Abre os Olhos... Infelizmente!

Marcin disse...

ABRA OS OLHOS tem músicas envolventes, inclusive a da cena antológica da discoteca, em que o ator - ao se virar-se usando a máscara atrás, nas costas - mostra as faces de dois personagens. O filme corre mais rápidos têm mais tomadas e tirinhas fotográficas: é todo impressionista, impressionante, realmente impressiona.

VANILLA SKY - já no final do filme - traz duas músicas coerentes com o clima futurista do enredo. Na cena em que Tom Cruise retira a mascara e mostra o rosto reconstituído, a música é estranha ao filme. Em Vanilla Sky, o personagem coadjuvante que traz David à realidade até que tem uma voz boa para a enunciação.

Os atores de apoio em ABRA OS OLHOS são convincentes. Tem uma dupla de atores famosos nos papéis principais.

Em VANILLA SKY, pelo fato da maioria dos atores serem famosos mundialmente, confunde as referências. Por isto também, há o impacto impressionante da atuação dos atores que ainda não conhecíamos e que gera o clima de suspense e mistério – não poderíamos sequer especular o que eles fizeram ou fariam durante o filme.

Os atores protagonistas em ABRA OS OLHOS são parecidos; já em VANILLA SKY, apenas Penélope Cruz faz semelhança, pois atuou no original também.

Um show de elenco, Sky traz a querida Cameron Dias, a atriz das comédias, comédias românticas e cines de aventura preferidos dos meninos: ponto positivo. Aí está o detalhe.
O saudosismo em relação à personagem de cabelos ruivos (Julie) - encenada pela atriz que não conhecíamos- é maior e também o é a surpresa em relação ao comportamento dela e às conseqüência dos atos dela.

O propósito de VANILLA SKY é criar uma produção de Hollywood no intento de faturar mais bilheteria: é o que passaram na mídia cinematográfica. A ver, STEVEN SPIELBERG aparece em uma pequena ponta em VANILLA SKY, estando presente na cena do aniversário de David.

Se o propósito fosse reeditar o original: seria crítico!

Aliás, JOHN TRAVOLTA o fez, trouxe outra versão da película. Nós sequer entendemos o propósito da 2ª filmografia. A terceira edição de “ABRA OS OLHOS” (2ª reedição, portanto) – nos deixou admirados porque já tínhamos sido surpreendidos com uma versão Hollywoodiana.

JOHN TRAVOLTA, diz que refez o filme “ABRA OS OLHOS”, em sua 3ª edição, porque é o seu preferido.

Mas sobra a pergunta: Se a motivação não é comercial (coisa que motivou a filmagem de VANILLA SKY, em 2001), nem artística (propósito núcleo do original de 1997); ele o fez apenas para atuar na condição de protagonista, gastando $ 20.000.000.

Há a tendência de preferirmos o clássico original - coisa, que então se repete.