quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Estatuto da Igualdade Racial

Após 10 anos, Estatuto da Igualdade Racial é aprovado

Por Marcelo de Moraes

Brasília - Um acordo com a bancada ruralista garantiu ontem a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara dos Deputados, depois de uma tramitação de quase dez anos. Na prática, o estatuto abre mais espaços institucionais para os negros. Para destravar a proposta, o deputado Antônio Roberto (PV-MG), relator do projeto, aceitou excluir do texto final um artigo que tratava da regularização de terras para remanescentes de quilombos.
Na visão da bancada ruralista, o artigo abria brechas para futuras ocupações por quilombolas de áreas com produção agrícola. "Na minha avaliação, não havia qualquer problema. Mas como a Constituição já trata do assunto dos quilombolas, preferi negociar o acordo político retirando o artigo e garantindo a aprovação do estatuto", explicou Antônio Roberto. Com o acordo que excluiu a regularização de terras para remanescentes de quilombos, a bancada ruralista aceitou apoiar a votação do estatuto em caráter terminativo. Ou seja, permite sua ida direta para o Senado, sem necessidade de aprovação pelo plenário da Câmara.
Pelas regras do estatuto, os partidos políticos passam a ser obrigados a destinar aos negros 10% de suas vagas para candidaturas nas eleições. Também passa a exigir do sistema público de Saúde que se especialize em doenças mais características da raça negra, como a anemia falciforme. Na Educação, passa a ser obrigatória a inclusão no currículo do ensino fundamental aulas sobre história geral da África e do negro no Brasil. Outra novidade é o incentivo fiscal que o governo poderá dar para empresas com mais de 20 funcionários e que decidirem contratar pelo menos 20% de negros. "Esse estatuto é como um bico de arado. Ele não é um ponto de chegada. É um ponto de partida", afirma o relator, que é branco.

Um comentário:

Doni disse...

Sinceramente não vejo igualdade. Cada raça tem sua cultura, sua história e seu estilo. Igualdade só de direitos: Todos são iguais perante a lei. Se bem que no Brasil o Negro é mais igual perante a lei, agora com as cotas raciais :/ enfim, igualdade a que a imagem aí se refere é errado, a cultura branca é linda, assim como a cultura negra também, você gosta de Jesus??? Acredita em Deus Jeová parabéns, você ama a cultura branca, mas se você é como eu que ama Oxalá, Ogum e Xangô então você é partidário da cultura negra. Igualdade racial é papo furado de filho da puta que quer ver o mundo 'cinza'. Acorda antes que seja tarde demais.