terça-feira, 22 de setembro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 805

* Coluna publicada na edição nº 805 do Jornal Diário do Norte
.
"As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem".

Gabriel García Márquez
.
Cultura
Mais uma vez a UEG de Uruaçu realizou a Semana Cultural, este ano em sua versão XVI, trazendo como tema 'A gente faz, a gente mostra universidade, cultura, diversidade e cidadania', sempre em forma de apresentações, exposições e muita diversidade cultural e os destaques de nossa região.
.
Greve
Os funcionários dos Correios entraram em greve em todo País por tempo indeterminado, a partir do dia 16 de setembro. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 41,03%, piso salarial de 3 sálários mínimos, aumento de R$ 300 no piso da categoria, redução da jornada de trabalho sem redução do salário e mais contratações.
.
Ficha limpa
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) pretende encerrar a primeira etapa da Campanha Ficha Limpa, que consite na coleta de 1 milhão e 300 mil assinaturas, arrecadadas pela sociedade civil em todo o Brasil, com a entrega em ato simbólico no Congresso Nacional no dia 29 de setembro. Diante deste calendário, o MCCE trabalha para que o máximo possível de formulários que ainda circulam pelo País chegue ao escritório do Movimento até esta data. O envio urgente desses formulários para a Secretaria Executiva do MCCE, em Brasília, é imprescindível para que se atinja o total de assinaturas previsto na Constituição. Iniciada em abril de 2008, a Campanha Ficha Limpa tem hoje mais de 1 milhão e 100 mil assinaturas. O Projeto de Lei sobre a Vida Pregressa dos Candidatos quer criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar. Na prática, o PL terá um papel preventivo, garantindo assim candidaturas idôneas no processo eleitoral. Ainda há tempo de participar e para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa www.mcce.org.br.
.
Seminário
Em homenagem aos 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos de publicação de sua obra prima "Origem das espécies", o Seminário Maior São José - Instituto Diocesano de Filosofia realizará o VI Seminário Filosófico com o tema "Criação e Evolução". Sera no dia 24 de setembro, no Seminário São José, das 8 às 16 horas. Os palestrantes: Dr. Nelson Jorge da Silva Junior, doutor em Zoologia pela Brigham Young University (Utath, USA) e professor na UCG; e, Pe. Carlos Hernández, professor de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Brasília. Inscrições: Seminário Maior São José (62-3357-2135 ou 62-92979574) e escritório da Paróquia Sant'Ana (62-3357-1367). Taxa de inscrição (vagas limitadas): R$ 10.
.
Horário de Verão
O Horário de Verão 2009/2010 começará a partir de zero hora do dia 18 de outubro de 2009, o que significa que, da noite de sábado 17 para domingo 18, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigorá deverão adiantar seus relógios em uma hora.
.
_______________________________________________
.
Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu
.

Nenhum comentário: