terça-feira, 25 de maio de 2010

Saiamos do armário...

Drauzio Varella: "Não sou religioso. Respeito todas as crenças, mas os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé. Quando digo que não tenho religião, acham que sou imoral. É como se eu tivesse parte com o diabo.

Quando tinha 10 anos fiz a primeira comunhão. A professora de catecismo dizia que não pode morder a hóstia, porque um menino na França tinha mordido a hóstia e tinha saído sangue pela boca. Fiquei com aquilo na cabeça. Na primeira comunhão eu não tive coragem, mas, uma semana depois, um tio fez bodas de prata e teve uma missa. Aí fui lá receber a hóstia, voltei para o meu lugar e mastiguei. Não saiu nada e eu virei ateu naquele momento. A partir daí, sempre que ouvia as aulas de religião no colégio pensava que aquilo podia ser mentira. E quando você começa a fazer isso com religião é devastador, porque é uma questão de fé, religião não admite racionalidade."

Sim, eu sou ateu. Tenho uma visão naturalista do Universo, onde misticismo, sobrenatural e superstições não tem lugar. Não acredito em Deus pelo mesmo motivo que não acredito em astrologia, horóscopos, homeopatia, triângulo das bermudas, ET de Varginha, interpretação de sonhos, grafologia, feng shui, Pé Grande, Monstro do Lago Ness, lua cheia que faz crescer cabelo, gato preto, aromaterapia, alma, chacras, sexo tântrico, anjos, demônios (acho que já deu pra entender, né?)....nada disso se baseia em evidências, e acreditar baseado em evidências é a base da razão, caso contrário tudo se torna possível. Pra mentes racionalistas, isso é básico.

Gosto muito da frase:
"Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender porque é que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá porque é que eu rejeito o seu" (Stephen Henry Roberts).

As pessoas que nos olham como se tivéssemos chifres nunca pensaram que elas mesmas não acreditam em Zeus, ou Amon-Rá, e que a única diferença entre nós é que eu não acredito nem nos antigos nem nos atuais seres mitológicos...

Aliás, definição de mitologia: é o nome que damos às religiões dos outros...

Me revolta a expressão de decepção no rosto das pessoas quando exponho minha opção religiosa...a conversa está ótima, estamos descobrindo afinidades, ambos queremos ajudar a construir um mundo melhor e mais justo...mas tudo vai por água abaixo...eu não acredito em Jeová...tenho parte com o cão...

Afinal de contas, é tão difícil assim para as pessoas místicas entenderem que existem diferentes formas de se enxergar a vida, e que todas elas merecem respeito? Porque o fato de acreditar em algo sobrenatural torna alguém melhor, mais bondoso, mais ético? Então somos bons por medo do fogo eterno ou por almejar o paraíso?

E se os ateus acreditassem realmente que “sem deus tudo é permitido”, porque, apesar de sermos 8% da população, representamos menos de 1% dos presidiários?

Não sei bem onde li esses dias sobre o discurso de posse do Obama, onde ele inclui os “descrentes” (non-believers) ao lado de cristãos, judeus, hindus, etc...e não sei bem porque esse pequeno detalhe me fez mais otimista, assim, de uma hora pra outra. Como se isso fosse uma indicação de que o preconceito aos ateus estaria em declínio. Com certeza é mais uma indicação de que os tempos obscurantistas chegaram ao fim no governo dos EUA, e isso é maravilhoso. O abobalhado presidente anterior havia dito que nós ateus nem cidadãos deveríamos ser considerados. Mas será que a nossa imagem vai melhorar, de alguma forma, nos próximos anos? Podemos ter esperanças de um dia eleger um presidente ateu?

Pra terminar por hoje, Carl Sagan:
"Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja primitiva, representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado."

Um comentário:

Carzem disse...

Também respeito todas às religiões, reconheço o bem que cada uma faz... mas repudio o comércio em que certas religiões se transformaram, bem como o tráfico de influência destas.
.
Concordo com o autor de 'Saiamos do armário...' quando fala que "os religiosos não têm nenhum respeito pelas pessoas sem fé". Certos ou errados, os Ateus merecem respeito por seus ceticismos tanto quanto os religiosos pelos seus credos!
.