segunda-feira, 31 de maio de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 839

Coluna publicada na edição nº 839 do Jornal Diário do Norte

"O homem de bom senso jamais comete uma loucura de pouca importância".

Goethe

5ª Economia
Para o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil pode, na próxima década, ser a quinta economia do mundo. Segundo o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o país “tem as condições concretas para construir, neste século, um protagonismo inédito do ponto de vista da concepção de um desenvolvimento que não seja apenas econômico e social, mas que tenha capacidade de sustentar do ponto de vista da reprodução humana e do bem-estar social”. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Pochmann disse que chegou o momento brasileiro. (Fonte: O Filtro)

Aborto
Pesquisa publicada na Revista Época (edição n° 627) relata que “uma em cada sete mulheres brasileiras entre 18 e 39 anos já fez aborto. Isso significa um grupo de cerca de 5,3 milhões de brasileiras, ou 15% da população no auge da idade reprodutiva. Quase a metade delas é casada ou vive com um companheiro, é católica ou evangélica, tem filhos.” Trata-se da primeira Pesquisa Nacional do Aborto, feita em janeiro de 2010 pelo Ibope e elaborada pelo Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, em parceria com a UnB.

“Profissão”
Preparem os fogos, serpentinas, bexigas e camisinhas, porque dia 2 de junho é um dia mais que especial. É o dia daquela que é biblicamente a profissional mais antiga da história: a prostituta [tema do Profissão Repórter, da Rede Globo, do último dia 25 de maio]. Mas ao contrário do que você possa estar pensando, essa não é uma celebração qualquer, mas sim um dia de festejo global reconhecido até mesmo pela Organização das Nações Unidas (ONU), o merecido Dia Internacional da Prostituta, aquela profissional meiga, singela que até Jesus parou para ajudar - se bem que ele ajudava todo mundo. (Fonte: Blog Feijoada Nacional)

Conselho Tutelar
No próximo dia 6 de junho os uruaçuenses terão a oportunidade de eleger o novo Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruaçu. A eleição será no Educart (Rua Cel Aristides – antigo Colégio Cel. Gaspar), das 8 às 17 horas. Cada eleitor poderá votar em cinco pessoas.

A Vida Alheia
A série de televisão A Vida Alheia (Rede Globo), que teve sua estreia no dia 8 de abril de 2010, de Mi­guel Falabella, trata do cotidiano da redação de uma revista semanal dedicada à cobrir a vida das celebridades, inspirada nos tablóides sensacionalistas ame­ricanos e ingleses. Com o slogan: “A vida alheia é mais interessante que a sua”, a série é muito bem feita, texto inteligente, agilidade e ótimas interpretações... Destaque total para Catarina Faissol (Marília Pêra), proprietária da revista, e Alberta Peçanha (Claudia Gimenez – que está espetacular no papel, não lem­brando em nada qualquer tipo que tenhamos visto a atriz encarar na televisão.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: