segunda-feira, 24 de maio de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 838

Coluna publicada na edição nº 838 do Jornal Diário do Norte

"A boa con­sci­ên­cia ser­ve de boa al­mo­fa­da".

John Ray

I Noi­te Edu­cart
A di­re­ção do Es­pa­ço Cul­tu­ral de Edu­ca­ção e Ar­te Co­ro­nel Gas­par - Edu­cart brin­dou a comunidade uru­a­çu­en­se, na noi­te de 14 de maio, no Ce­pa­lur (Fei­ra Co­ber­ta), com a I Noi­te Educart - Bra­sil de mui­tas cul­tu­ras. Vá­ri­as apre­sen­ta­ções ar­tís­ti­cas, workshop cul­tu­ral, pra­ça de ali­men­ta­ção e pis­ta de dan­ça mar­ca­ram o even­to. Os as­tros e es­tre­las fo­ram os alu­nos dedicados da cul­tu­ra que, com me­nos de um ano de apren­di­za­do, dão mos­tras da be­le­za e diversi­da­de do Edu­cart. Pa­ra­béns!

Lu­to
Do­na Sal­via Ma­ria de Sá cum­priu sua mis­são en­tre nós... Re­tor­nou à 'ver­da­dei­ra Pá­tria', no dia 17 de maio, de on­de con­ti­nu­a­rá ze­lan­do dos seus que­ri­dos! Mui­ta for­ça e paz a to­da a fa­mí­lia enlu­ta­da!

Fi­cha Lim­pa
A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apro­vou, no dia 4 de maio, por 388 vo­tos, o pro­je­to de lei Fi­cha Lim­pa. No dia 19 de maio, o Se­na­do tam­bém apro­vou, por una­ni­mi­da­de, o pro­je­to, en­cer­ran­do a tramitação da pro­pos­ta de ini­ci­a­ti­va po­pu­lar no Con­gres­so Na­ci­o­nal. O pró­xi­mo pas­so se­rá a san­ção pre­si­den­ci­al. O tex­to apro­va­do é o mes­mo en­ca­mi­nha­do pe­la Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. A pro­posta evi­ta as can­di­da­tu­ras de pes­so­as con­de­na­das por de­ci­são co­le­gi­a­da da Jus­ti­ça por crimes de mai­or gra­vi­da­de, co­mo cor­rup­ção, abu­so de po­der eco­nô­mi­co, ho­mi­cí­dio e trá­fi­co de dro­gas. O tex­to apro­va­do am­plia os ca­sos de ine­le­gi­bi­li­da­de e uni­fi­ca em oi­to anos o pe­rí­o­do duran­te o qual o can­di­da­to fi­ca­rá sem po­der se can­di­da­tar. De acor­do com a di­re­to­ra do MCCE, Jovi­ta Jo­sé Ro­sa, a apro­va­ção do pro­je­to re­pre­sen­ta a vi­tó­ria da so­ci­e­da­de, ex­pres­sa em 1,6 milhão de as­si­na­tu­ras co­le­ta­das em to­do o Pa­ís, e das 44 en­ti­da­des que lu­ta­ram pe­la tra­mi­ta­ção da lei, en­tre elas a CNBB. "No iní­cio, o Fi­cha Lim­pa pa­re­cia uma uto­pia, mas lo­go to­do o Bra­sil se en­vol­veu com o te­ma e ho­je po­de­mos co­me­mo­rar" - afir­mou. Além da san­ção pre­si­den­ci­al, outro as­pec­to que de­ve­rá ser abor­da­do é a va­li­da­de da lei já nes­tas elei­ções. A de­ci­são fi­ca­rá a car­go do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral.
(Fon­tes: www.ban­ca­rios­go.org.br e www.diocesedeuruacu.com.br)

En­que­te
A Co­mu­ni­da­de Uru­a­çu [Orkut], com mais de 4.300 mem­bros, lan­çou a en­que­te 'Os pi­o­res de Uru­a­çu - Ban­cos', sob a jus­ti­fi­ca­ti­va: "a co­mu­ni­da­de de Uru­a­çu após re­ce­ber va­ri­as re­cla­ma­ções so­bre os ban­cos da nos­sa ci­da­de, re­sol­veu pre­miá-los com o tro­féu OS PI­O­RES DE URU­A­ÇU.

Des­blo­queio
Le­va ape­nas pou­cos mi­nu­tos pa­ra vo­cê fa­zer o que al­gu­mas ope­ra­do­ras es­tão le­van­do di­as: o des­blo­queio do seu apa­re­lho ce­lu­lar. Al­gu­mas ope­ra­do­ras já fa­ci­li­tam a sua vi­da e ofe­re­cem o des­blo­queio, em ape­nas al­guns mi­nu­tos, mas ain­da exis­tem ope­ra­do­ras que in­sis­tem em di­fi­cul­tar a sua vi­da. Por is­so não acei­te se pe­di­rem al­guns di­as pa­ra fa­zer o des­blo­queio do seu pa­re­lho ou exi­gi­rem no­tas fis­cais que vo­cê não tem. Aces­se
www.blo­quei­o­nao.com.br.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: