quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BBB: Zoológico Humano

.
Por: Mauricio Stycer
Crítico do UOL
.
No intervalo da novela, 45 minutos antes da estreia, Pedro Bial surgiu na tela para prometer um “zoológico humano divertido” no BBB 10. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen, o advogado vaidoso e a PM que gosta de apanhar.

Sempre haverá quem lamente a falta de um ou outro “animal”, mas o leitor há de convir que se trata, de fato, de um zoológico interessante e variado. Como disse o diretor Boninho há uma semana, “o BBB não é o retrato do povo brasileiro. São pessoas escolhidas por uma galera doida para jogar um jogo insano!”

Para uma estreia global, esperava-se mais. O experiente Bial tremeu, gaguejou antes de fazer apresentações, confundiu histórias de duas candidatas e, para sua infelicidade, ainda encheu o peito para anunciar a “vinheta matadora” do programa – não podia prever que o público veria a do BBB 9.

Ao final, no momento de organizar os “animais” do “zoológico” em cinco grupos, Boninho deu a sua escorregada, ao tentar reduzir a cinco categorias (“sarados”, “cabeças”, “belos”, “ligados” e “coloridos”) um universo que parece bem mais diversificado.

A novidade mais vistosa no primeiro dia foi o maquiador drag-queen Dicesar, mas a sua descontração afetada, mais para gay de novela das sete ou do “Zorra Total”, pode cansar. A segunda grande novidade, apresentada ao final, é a possibilidade de dois ex-BBBs voltarem ao programa. Cria-se aqui um problema: como serão chamados depois que deixarem o BBB 10? Ex-ex-BBB? Ninguém merece esse destino.
.

Nenhum comentário: