domingo, 20 de junho de 2010

Orkut - o site de relacionamento mais famoso do Brasil...

Criado em 19 de janeiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, o Orkut, que levou o nome de seu criador, é um dos sites de relacionamento mais famosos no Brasil e no mundo. Orkut Büyükkokten criou o projeto independente do Orkut para o Google, que passou a incorporar diretamente ao seu serviço de contas em 2005.

O Orkut é um site de relacionamentos onde cada pessoa possui um perfil, essa pode adicionar amigos, conhecidos, etc, e assim construir sua rede social virtual. Essa á a idéia principal do Orkut, mas, além disso, o site dispõe de várias ferramentas que o tornam tão atrativo.

Os usuários podem mandar mensagens, depoimentos, classificar o nível de amizade e até paquerar através das ferramentas do site. De outro lado, existem as comunidades em que os usuários se identificam e entram, juntamente com os fóruns onde as pessoas expressam suas opiniões.

Além de tudo isso, recentemente o Orkut tem disponibilizado mais opções ainda, como a possibilidade de saber quem acessou seu perfil, fazer enquetes e adicionar vídeos do site Youtube ao seu perfil.

O site tem cerca de 52 milhões de usuários cadastrados e o Brasil é o país com maior número de usuários, seguido dos Estados Unidos e Índia. Cerca de 55 %, ou seja, 29 milhões de usuários do Orkut são brasileiros.

No ano de 2007, o Google, que antes afirmava que não ganhava lucro diretamente com o site, começou a exibir anúncios e transformar o Orkut em algo lucrativo para a empresa. Outro fato interessante é que em 16 de janeiro de 2007, pela primeira vez na história do site, uma comunidade foi vendida. Trata-se da comunidade “Eu amo Floripa”, que foi adquirida pela empresa RBS. Para divulgar um festival de verão na cidade, a empresa pagou 2 mil reais na “compra” da comunidade.

Os problemas do Orkut giram em torno não do site em si, mas dos usuários mal-intencionados. Perfis falsos (fakes), comunidades polêmicas e difamatórias, conteúdos pedófilos, preconceituosos, etc, são sérios problemas que surgiram.

Entretanto, muitas pessoas afirmam que o uso do Orkut é muito gratificante, pois permite encontrar amigos do passado, reencontrar pessoas, além de ampliar o círculo social.

Nenhum comentário: