quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ginástica Laboral

.
Melhorando a Qualidade de Vida no Trabalho
.
Segundo a NESRA - Associação Nacional de Serviços e Recreação para Empregados dos Estados Unidos, Ginás-tica Laboral é a prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletiva-mente dentro do próprio local de trabalho durante sua jornada diária que, por meio de exercícios específicos, tem como meta prevenir e/ou amenizar as doenças decorrentes da atividade que desempenham.

Os primeiros indícios de atividades físicas no trabalho surgiram na Polônia, por volta de 1925. Anos mais tarde, encontram-se registros dessas atividades em outros países, como Holanda, Rússia e Noruega, na década de 60 a ginástica foi implantada nos Estados Unidos e na década de 70 chegou ao Brasil, neste período algumas empresas, como a fábrica de tecidos Bangu, a pioneira e o Banco do Brasil, com a posterior criação da Associação Atlética do Banco do Brasil, começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os funcionários. Com o surgimento de novos processos de produção e a implantação de uma nova política social e econômica, o capitalismo, o estilo de vida do trabalhador sofre mudanças drásticas, o trabalhador passou a viver em um ambiente pesado, sofrendo constantes pressões por produtividade, precisando ser cada vez mais competente, veloz, preciso e estável para se manter-se empregado. Diante de todos estes fatores os distúrbios na saúde do trabalhador se tornaram inevitáveis, causando transtornos gravíssimos tanto para a empresa como para o próprio trabalhador.

A ginástica laboral está suprindo, ao menos em partes, esta necessidade de um "espaço de liberdade", de uma quebra de ritmo, na rigidez e na monotonia do trabalho. Além disto, a organização do trabalho ataca maciçamente a vida mental dos indivíduos. O desgaste neste aspecto é bem maior devido a todo o esforço para manter-se sob controle. Assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores descobrem que é um momento, talvez o único do dia. Onde podem ser eles mesmos de forma integrada, expandindo o corpo, a mente e o espírito. É possível, então, relaxar e abrir mão do autocontrole, livres de risco de acidentes, erros e tensão decorrentes. Podem sair das posturas automatizadas, conversar com seus colegas e desligar das pressões aliviando o stress. A ginástica laboral preenche também uma carência de atenção e valorização das pessoas, sendo percebida como uma diferença da empresa para com elas e um sinal de humanização do ambiente de trabalho.

A agência do Banco do Brasil de Uruaçu conta com a Ginástica Laboral para seus funcionários desde fevereiro de 2008, através do programa QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) administrado pela equipe ECOA.
.
Vinícius de Oliveira Goulart
Prof. Educação Física
CREF: 27777-G/GO
Ministra aulas de GL no BB desde fevereiro/2008
.
ECOAndo - Boletim Informativo do Grupo ECOA (Equipe de Comunicação e Auto Desenvolvimento) - Banco do Brasil - Agência de Uruaçu-GO) Ano III N° 23 - 25/Junho/2010
.

Nenhum comentário: