segunda-feira, 21 de junho de 2010

Doe sangue - Salve vidas

.
A Campanha Nacional de Doação de Sangue “Doe sangue, faça alguém nascer de novo” foi lançada segunda-feira, 14 de junho, e quer mostrar, até o próximo dia 30, como esse gesto de amor pode salvar vidas. Um gesto simples pode salvar vidas. O Brasil precisa aumentar o estoque anual de bolsas para pelo menos 5,7 milhões

A campanha vai mostrar o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão de sangue. Haverá também a imagem de um bebê fazendo tarefa de adulto, representando as pessoas que nasceram outra vez ao receber sangue doado. A campanha estará na TV e também em outras mídias, como jornal, rádio e mobiliário urbano.

Cada vez mais a demanda por sangue aumenta nos hemocentros. O aumento de 30% no transplante de órgãos e o crescimento da população estão entre os fatores que fazem o país precisar cada vez mais de sangue para transfusão. São coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.

No Brasil, 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este percentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores: se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

Dia 14 de junho foi o Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído pela OMS e celebrado no Brasil desde 2004. A data é celebrada em homenagem ao cientista Karl Landsteiner, descobridor dos sistemas de grupos sanguíneos ABO.

Para doar sangue, basta ir ao hemocentro mais próximo. Todo procedimento demora muito pouco, é seguro e não dói. Hoje podem doar sangue quem tem entre 18 e 65 anos.

Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50Kg.

Todos os detalhes estão no site do Ministério da Saúde
http://www.facaalguemnascerdenovo.com.br
.
.
.
.

Nenhum comentário: