segunda-feira, 27 de abril de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 784

* Coluna publicada na edição nº 784 do Jornal Diário do Norte


"Pode ser um pecado pensar mal dos outros. Mas raramente será um engano".
H. L. Mencken
Pesquisa
Um em cada cinco funcionários públicos (22,5%) admite que já descumpriu a lei. Uma proporção semelhante (18,1%) confessa que já cobrou propina para atender a uma reivindicação legítima do cidadão. Apenas 51,3% se consideram éticos e 11,9% vêem a profissão que exercem 'com desprezo'. Os resultados fazem parte de pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), a pedido da Comissão de Ética Pública, da Presidência da República, sobre a conduta da sociedade civil em geral e do servidor em particular. Para o coordenador da pesquisa, Ricardo Caldas, da Faculdade de Ciência Política da UnB, a conclusão é desanimadora: os servidores, embora em menor grau, refletem o comportamento da sociedade, em boa parte tolerante com a corrupção, adepta do 'jeitinho brasileiro' e pouco preocupada com ética e rigor nos gastos públicos. O levantamento sobre padrão ético mostra a má imagem que o servidor faz da categoria. Mais de um quarto dos entrevistados (26,7%) diz que a categoria não está voltada para o interesse público e 55,7% consideram os funcionários 'amadores' ou 'semiprofissionais'. (Fonte: www.estadao.com.br)
Justiça
É muito preocupante quando um ministro do Supremo Tribunal Federal (Joaquim Barbosa), durante julgamento daquela 'casa', acusa o seu presidente (Gilmar Mendes) de ter capangas, durante um bate-boca no último dia 22 de abril. A mais alta corte do País em descrédito! O povo precisa começar a rezar, urgentemente!
Homenagem
25 de abril - Dia do Contabilista - Aos profissionais da área, contadores e técnicos em contabilidade, são atribuídos alguns verbos associados diretamente à prática da profissão contábil: registrar, quantificar, projetar, analisar, avaliar, orientar, produzir...
CNBB
Mais de 300 bispos de todo o Brasil estiveram reunidos em Indaituba-SP, de 21 a 26 de abril, na 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema central deste ano foi a formação de novos padres. Dentre os presentes, Dom Messias dos Reis Silveira, da Diocese de Uruaçu.
Sede nova
A Prefeitura Municipal de Uruaçu inaugurou a nova sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no dia 20 de abril, às 8h30. Av. Pedro Ludovico, antiga Lavanderia Pública. Um trabalho em parceria com o Lions Clube de Uruaçu.
Site municipal
O Site da Prefeitura Municipal de Uruaçu (www.uruacu.go.gov.br) atualizado para a administração do prefeito Lourencinho, eleito pelo PP para administrar o município no mandato 2009-2012, já está on-line. Contatos virtual com o prefeito: prefeitolourencinho@gmail.com.
_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: