quinta-feira, 16 de abril de 2009

Catolicismo

Encontro em Itaici reunirá mais de 300 bispos





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia, na próxima quarta-feira, 22, sua 47ª Assembleia Geral, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Já confirmaram presença 326 bispos, dos quais 33 são eméritos.

O Brasil possui 447 bispos, dos quais 147 são eméritos (bispos que já deixaram a administração de suas dioceses). Há ainda seis dioceses sem bispos, conduzidas por administradores diocesanos que participarão da Assembleia com direito a voto.

Na assembleia deste ano, os bispos vão discutir, como tema central, a formação dos futuros padres. Uma Comissão de bispos está fazendo a revisão do Documento 55 da CNBB, Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, em vigor desde 1994. O novo texto será estudado e aprovado pela Assembleia e, em seguida, encaminhado à Congregação para a Educação Católica, em Roma, para aprovação final.

Os dez dias da Assembleia exigem uma grande estrutura por parte da CNBB. Um grupo de cem pessoas se divide em várias equipes de serviços para assegurar o êxito do encontro dos bispos. Da CNBB integram o grupo 36 assessores, 17 secretários dos regionais, 17 representantes dos organismos da CNBB e 19 funcionários, além de 11 voluntários. Há, pelo menos, 17 convidados que também participarão da Assembleia. Entre bispos e equipes de serviço, o encontro envolverá cerca de 450 pessoas.

Fonte: Site da Diocese de Uruaçu

Nenhum comentário: