quarta-feira, 31 de março de 2010

E o BBB chega ao fim...


Por: Diego Coletti Oliva

Ontem, terça feira, 30 de março de 2010 chegou ao fim (graças a Deus) a décima edição do Big Brother Brasil. Sim meu amigo/a leitor/a, décima edição, dez edições de BBB, Pedro Bial e muita futilidade.

Mas a edição desse ano tentou trazer novidades, se auto-denominou desde os primeiros dias como o BBB da diversidade, graças a presença de participantes dos mais variados tipos e gostos, com direito a negro, nordestina, drag queen, lésbica, intelectual e twitteira, e tinha até os re-BBB. Dividiu os “brothers” em times como os coloridos (homossexuais), os sarados, os belos e os cabeças (!), e até separou o grupo em Casa de Luxo e Puxadinho (ou seria Casa Grande e Senzala), tentando se afirmar como novo, como o BBB dos BBBs.

Noite após noite, por quase 3 meses a Rede Globo transmitiu a vida desses “heróis”, como só o Bial seria capaz de chamá-los. Tentou fazer-nos amá-los ou odiá-los, ou simplesmente olhar pra eles enquanto tomavam sol, malhavam, brigavam, ou simplesmente não faziam nada… um verdadeiro espetáculo do vouyerismo.

Não bastava o próprio programa todas as noites, o BBB ainda nos perseguia em cada momento do dia, assim como o Grande Irmão de Orwell (que se não estivesse morto se mataria ao ver o BBB) que podia vigiar a todos, em todos os momentos, nós aqui do lado de fora éramos ao mesmo tempo perseguidos e perseguidores, uns tentando fugir da isanidade alienante desse programa, e outros sedentos pelas últimas novidades, por cada ato, cada gesto, cada palavra proferida dentra da casa mais vigiada de todo o Brasil.

Contrariando a máxima de que homem algum é uma ilha, o BBB termina sendo a própria ilha a ter como mar suas paredes e o tempo todo é desperdiçado com conversa, namoro, intriga, ginástica, bebedeira. No entretempo, os super-heróis do Bial se digladiam para eliminar os outros e vencer. E é o vale-tudo: fazem alianças, traem, simulam, dissimulam, enfim, tentam se aproximar do Santo Graal, aquele objeto de desejo agora representado pelo cheque de R$ 1,5 milhão.

Ao fim desse BBB10, o que se propunha a ser um desfile de diversidade tornou-se de fato um desfile de preconceitos diversos, fossem raciais, sociais, de gênero ou de qualquer outro tipo, sinta-se a vontade para escolher, e não bastasse as máscaras caídas e os preconceitos velados o ganhador escolhido do povo brasileiro (parabéns pessoal!) foi ninguém menos que a própria essência dos machismos, racismos e preconceitos, velados ou escancarados, aquele capaz de dizer que homens heterossexuais não pegam AIDS, nem se transarem com uma mulher que seja HIV positivo, só gay pega AIDS… e ainda vem o Bial dizer que o tal brother não foi homofóbico dentro da casa.

Mas não é através das minhas palavras que trago a crítica justa a esse Reality Show, mas sim através da cultura brasileira e das palavras do educador Antônio Barreto, um dos maiores cordelistas da Bahia, com os versos mais afiados que nunca depois da polêmica causada com o cordel “Caetano Veloso: um sujeito alfabetizado, deselegante e preconceituoso”, nesse novo cordel, com 25 estrofes de 7 versos cada, ele ataca com força o BBB10, e seu símbolo mor e pai dos brothers: Pedro Bial.

Vale a pena não somente conferir a crítica feita a esse reality show, que de realidade não traz nada, mas também conferir a qualidade da nossa cultura popular, que muitas vezes é esquecida e banalizada em troca de uma indústria cultural vazia e totalmente sem conteúdo.

Para visualizar o cordel “Big Brother Brasil: um programa imbecil” basta
clicar aqui e você será automaticamente direcionado para o blog do autor. Confira, vale a pena.

Este artigo também foi publicado nos blogs
O Poterkin e Papos & Goles.


Uruaçu: secretário da Saúde e presidente da Câmara são denunciados

Imagens [Arquivo]: Blog do Jornal Cidade

Doutor Waldecir (esq.) em atividade dentro da campanha eleitoral 2008, numa das caminhadas com o prefeitável Lourencinho

Secretário municipal da Saúde uruaçuense, doutor Waldecir Alves de Oliveira; e, presidente da Câmara de Uruaçu, doutor Albert Sabin Alves, são denunciados por desvio de verba. Pai e filho, eles foram notificados oficialmente pela Justiça na segunda-feira 29, e têm cinco dias para justificarem.

O Ministério Público (MP) da Comarca de Uruaçu adiantou - diante da mídia -, que, com ou sem justificativas, vai protocolar inquérito civil público na manhã de 6 de abril, devido a clareza das provas contra os agentes públicos, que desenvolveram iniciativas que resultaram na compra ilegal e no pagamento ilegal de dois produtos - mil porta-latas (em isopor branco [comumente utilizados para abrigar cerveja e refrigerante em lata]) e 3 mil viseiras em eva com 2 ribites branco (para proteção do sol).

As 4 mil unidades dos produtos foram personalizadas, identificadas com os nomes (impressos com erros de grafia) da Secretaria Municipal da Saúde uruaçuense e da Câmara Municipal de Uruaçu.

As informações sobre a denúncia e abertura de inquérito civil público foram prestadas pelo 1º promotor de Justiça da Comarca de Uruaçu, Afonso Antonio Gonçalves Filho (doutor Afonso), na tarde de terça-feira 30, durante entrevista coletiva aos jornais Cidade, Correio do Povo, Diário do Norte, Diário Popular, a revista Acontece, e, as rádios Lago Dourado e Uruaçu-FM.

Em determinado momento da coletiva o promotor comentou que, do ponto de vista de todo cidadão comum, por se tratar de auxiliar direto, que foi convidado para exercer cargo de confiança, doutor Waldecir devia de imediato pedir exoneração (demissão) ou ser exonerado (demitido).

Doutor Albert Sabin Alves, presidente da Câmara Municipal de Uruaçu




Clique aqui e leia esta matéria na íntegra no Blog do Jornal Cidade

terça-feira, 30 de março de 2010

Cartaz veiculado na Espanha

Por e-mail: Pe. Clécio Nogueira Barros
.
.
Este cartaz saiu da Espanha e
.
está rodando o mundo
.
(traduzido). Muito bom para
.
chacoalhar os países que estão
.
discriminando estrangeiros, mas
.
bom também para todo mundo,
.
para uma reflexão sobre nossos
.
preconceitos, nossas escolhas e
.
nossas rejeições ...!
.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Capa do Jornal Diário do Norte - Ed. n° 831

Capa da edição n° 831 do Jornal Diário do Norte

Semana Santa 2010

A Semana Santa é mais conhecida como um período religioso (cristianismo [Católico]) que tem como objetivo festejar, ou mais claramente celebrar a paixão de Jesus Cristo pelo povo. Sendo mais um período de extrema liberdade. Sendo então simboliza a ressurreição de Cristo.

Deve ser uma semana de alegria e felicidade, e como toda quaresma em 2010 não irá ser diferente. Na sexta-feira é comemorado o dia da morte de Cristo e no sábado o luto e já no domingo o dia da ressurreição. Ou seja, celebra a paixão, morte e ressurreição.

Lembrando que a ressurreição não acontece necessariamente na mesma data todos os anos. No ano de 2010 a paixão de Cristo será comemorada no dia 2 de abril, Sexta-Feira da Paixão.



Origem da Semana Santa

Por Jussara de Barros


A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.

Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.

Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.

Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

A Semana Santa foi celebrada pela primeira vez no ano de 1682, através do Concílio de Niceia, advinda do Papa Silvestre I, onde os ensinamentos da Doutrina Católica tornam-na como religião oficial do Império Romano.

Foi determinado que a Semana Santa fosse constituída de oito dias. Seu início se deu no Domingo de Ramos, através da entrada do Rei, do Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o Domingo de Páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

domingo, 28 de março de 2010

Pequenas dores podem se tornar insuportáveis





O que começa como uma pequena dor pode se transformar num grande problema de saúde. Este é o tema da campanha educativa criada pela Lowe Stratéus para o Ministério do Trabalho, Relações Sociais, da Família e Solidariedade da França. As peças de mídia impressa e os filmes mostram profissionais em tarefas simples mas que exigem cuidado por causa da LER (Lesão por Esforço Repetitivo). O objetivo é sensibilizar patrões e empregados para o problema. A campanha foi lançada em 9 de abril de 2008 e conta com um hotsite com dicas de prevenção e tratamento.

Por Claudia Armani, correspondente em Nova Yorque

sábado, 27 de março de 2010

27 de março - Dia do Circo


O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando esse era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto-SP.
Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.
Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Transexualidade e o gene

Nascer menino tendo traços e vontades femininas é uma das características que definem a transexualidade. Agora, pesquisadores afirmam que a sensação de desconforto com relação ao próprio órgão genital pode ter explicação genética, assim como a própria homossexualidade.

Cientistas australianos conseguiram identificar um gene entre homens e mulheres transexuais que tem uma ligação essencial com o nível de testosterona no organismo. A análise de 112 DNAs mostrou que há genes que determinam a androginia, regulando de maneira incomum os níveis do hormônio masculino.

O estudo, feito no Instituto Príncipe Harley em Melbourne e liderado pelo cientista Vincent Harley, foi publicado na revista Biologia Psiquiátrica. "Há um estigma de que a transexualidade é uma questão de escolha. Entretanto, a descoberta de bases biológicas de que isto não é verdade ajudará os transexuais a reafirmar sua condição e no desenvolvimento de outros estudos sobre o assunto", afirmou Harley.

Há décadas, a transexualidade tem sido debatida para chegar a um consenso de qual é a sua causa. Nesse meio tempo, trauma infantil, histórico na família e diversos fatores psicológicos foram suspeitos de serem os deflagadores. Contudo, Vincent Harley argumenta que a questão genética é uma das possibilidades, pois traumas de infância também poderiam gerar tipo de transexualidade que, também involuntária, diferencia-se da genética.
.

quinta-feira, 25 de março de 2010

25 de março - Dia da Constituição

Constituição - as leis que regem um país
Por: Jussara de Barros

No dia 25 de março comemora-se o dia da Constituição, em virtude da primeira constituição ter sido outorgada nesta data, no ano de 1824. Nesta estavam dispostas a forma de governo, que então era republicana, e a forma de estado como federalismo.

O sistema presidencialista de governo instituiu a divisão dos três poderes em executivo, legislativo e judiciário, tornando-os independentes, onde os mesmos deveriam preservar a integridade e a harmonia em suas relações em prol de benefícios ao país.

O chefe máximo do executivo é o Presidente da República; do legislativo, é o Congresso Nacional, através da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, através dos juízes e tribunais federais, subdivididos pelos estaduais.

A Constituição é a carta magna de um país, é ela que estabelece as regras, a ordem e os princípios que devem ser seguidos por governantes, entidades e população. Através dela a população tem seus direitos e deveres garantidos.

Para se estruturar a Constituição em um país, deve-se montar uma assembleia constituinte a fim de definir as leis que serão adotadas e exercidas. Porém, as reformas às mesmas são feitas através do poder constituinte.

A constituição em vigor no Brasil foi promulgada no ano de 1988, após o período de ditadura militar, com a adoção das eleições diretas, onde o povo retomou o direito da escolha ao seu governante. Os deputados e senadores eleitos na época foram os responsáveis pela elaboração da constituição que vigora até hoje no país.

Além da constituição federal, cada Estado possui a sua constituição, porém estas não podem ferir os princípios das leis federais.

quarta-feira, 24 de março de 2010

24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose


O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

No Brasil, a Portaria GM/MS Nº 2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março. O dia 17 de Novembro também é referenciado para TB como data de mobilização nacional, estadual e local.



TUBERCULOSE » Informações gerais

O que é?
Doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais freqüentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Como tratar?
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente. São utilizados três antibióticos (melhor usar antimicrobianos - a isoniazida, p.ex, não é antibiótico, mas quimioterápico): rifampicina (R), isoniazida (H) e pirazinamida (Z). Quase todos os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados.

Como se prevenir?
Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas (a tuberculose não se transmite por fômites e objetos. Cuidado para não agravar os estigmas).



A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. No Brasil, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose. Por ano, são notificados aproximadamente 100 mil casos novos e de 5 mil a 6 mil mortes em decorrência da doença.

terça-feira, 23 de março de 2010

Nerso da Capitinga ainda quer governar Goiás

• Marconi com ganha com folga o governo do Estado
• Marconi lidera pesquisa ao governo do Estado
• Tucano sobe 2,9 pontos percentuais em dezembro e cresce dianteira
• Senador venceria eleições
• Marconi com 50,8% de votos contra 37,1% de Íris Rezende.
• Senador tucano tem preferência dos eleitores contra prefeito de Goiânia, Iris Rezende

O senador Marconi Perillo, do PSDB, segundo a 'grande' (e eterna) imprensa de Goiás, lidera todas as pesquisas feitas por todos os (eternos) insititutos, que alguns jornais chegam ao extremo do desespero a esclarecer ao leitor que: “somos confiáveis”.

O fato seria hilário, se não fosse sério. Ou talvez não seja sério, afinal, nós já vimos este filme várias vezes. Já aprendemos a lição do tucanato: conte uma mentira mil vezes e o povo pensará que ela é verdade.

Estranho é que, pesquisa publicada, “realizada entre os dias 8 e 23 do mês de Dezembro em 50 municípios do interior e em Goiânia, com 6.760 eleitores entrevistados, com mostra estratificando quanto ao sexo, faixa de renda salarial, instrução, grupo de idade, ramo de atividade, localização geográfica e margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos… “, adivinhe! Sim, mostra a grande vitória de Marconi Perillo com uma diferença de 21% da preferência do eleitorado sobre o candidato do PMDB, Íris Rezende! Faltou “estratificarem” a tipagem sanguínea do eleitor para justificarem a 'seriedade' da pesquisa.

Mas cometem dois erros graves ao tentar manipular o eleitor goiano. Primeiro, ao omitir o que todo mundo sabe: que Marconi Perillo está em campanha initerrupta há mais de 6 meses, visitanto todas as cidades do Estado e bairros de Goiânia a partir de sua base eleitoral em Anápolis, já que ficou sem lugar na capital; e que o PMDB ainda nem lançou seu candidato, que tanto pode ser Íris Rezende (que hora nenhuma afirmou que é candidato) ou outro membro do partido ou de partido coligado.

Segundo, erra ao não levar em consideração (não pesquisou!) a maioria de eleitores que têm acesso a jornais e blogs mais credibilizados que os que divulgam tanta asneira, como, por exemplo, a Folha de São Paulo, que no dia 28 de dezembro (portanto, 5 dias após o término da “perquisa séria estrafificada do jornal goiano” , divulgou a corrida pelos governos estaduais em 2010, cujo resultado em Goiás foi “Marconi Perillo (PSDB) 42,2% x Íris Rezende (PMDB) – 41,1%” .

Fica a recomendação ao nosso leitor que quer ter notícias de Goiás: leia jornais de qualquer outro Estado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março - Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Rifa Beneficente Educart


Passando a Régua - Ed. n. 830

Coluna publicada na edição nº 830 do Jornal Diário do Norte

"O cúmulo do orgulho é desprezar-se a si próprio".

Flaubert, Gustave

Cultura
Os uruaçuenses Mariano Correia Peres e Itaney Francisco Campos participaram da 3ª Coleção Goiânia em Prosa e Verso, no último dia 18, às 19h30, no Deck do Flamboyant Shopping Center. Mariano autografou o livro 'O Revolucionário' e Itaney o livro 'Inventário do Abstrato'. Outros 134 escritores também tiveram a chance de realizar um grande sonho: o lançamento de um livro de sua autoria. Quantos bons livros continuariam no anonimato, não fosse a iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura e seus parceiros, Editora Kelps, e PUC-GO? Parabéns ao prefeito goianiense Iris Rezende e demais envolvidos nesta realização!

Eleição
Conselho Tutelar de Uruaçu fará eleição para a escolha da nova equipe de cinco conselheiros para novo mandato de três anos (Gestão 2010/2013). As inscrições dos candidatos iniciaram em 15 de março e vão até 9 de abril, na Câmara Municipal de Uruaçu. A eleição acontecerá no dia 23 de maio. O Edital 001/2010 CMDCA de Uruaçu-GO, está disponível no site www.uruacu.go.gov.br.

Sensatez
A Câmara Municipal de Uruaçu reuniu no dia 12 de março com representantes do Executivo para por um basta no quiproquó do IPTU 2010. O bom senso prevaleceu e agora vale o desconto de 30% para quem quitar seu imposto até 31 de março, ao invés de 10% inicialmente proposto.

Nova paróquia
Criada a Paróquia São Francisco de Assis, em Niquelândia, Diocese de Uruaçu. Dom Messias dos Reis Silveira presidiu missa de criação da paróquia, no dia 12 de março. A nova paróquia tem como primeiro pároco Pe. Wemerson de Araujo Fonseca e ficou com seu limite territorial do Córrego Águas Claras até o Povoado do Muquém (14 capelas rurais). Situada no Bairro Jardim Atlântico, onde tem uma população de cerca de 12.000 pessoas. A criação da nova paróquia reforça um melhor atendimento do povo católico no município. Niquelândia é a primeira cidade da Diocese de Uruaçu que tem três paróquias. (Fonte: www.diocesedeuruacu.com.br)

Arte espírita
Vem aí o 19º FAE - Festival de Arte Espírita, com o tema 'Semeadores de Luz - A Arte de trabalhar na seara Espírita'. Um evento voltado para o estudo da arte espírita, que acontecerá de 1° a 4 de abril (durante a Semana Santa) no Instituto Educacional Emmanuel, em Goiânia.

Feriados
17 de março - Dia de São Patrício, padroeiro de Ceres. 19 de março - Dia de São José. Feriado prolongado em Niquelândia, que o tem como padroeiro!

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

domingo, 21 de março de 2010

Censo 2010

.
Em 2010, o IBGE realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e seus trabalhos foram intensificados a partir de 2008. A coleta está fixada para começar em 1º de agosto de 2010 e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

No site www.censo2010.ibge.gov.br, um dos canais de divulgação do Censo 2010, você encontrará as principais informações sobre o andamento da pesquisa.


sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

CURIOSIDADE - Teste do telefone

.
Faça este teste e tente entender a misteriosa operação matemática. Quem souber explicar o que acontece por favor entre em contato, pois até agora foi impossível desvendar o segredo. Tire suas conclusões:

01 - Digite os 4 primeiros algarismos de seu telefone
02 - multiplique por 80
03 - some 1
04 - multiplique por 250
05 - some com os 4 últimos algarismos do mesmo telefone
06 - some com os 4 últimos algarismos do mesmo telefone de novo
07 - diminua 250
08 - divida por 2

Quanto deu? Surpreendente não é mesmo?
.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Gêmeos em novelas

Veja os atores que viveram gêmeos nas novelas
.
O ator Mateus Solano está fazendo um grande sucesso na novela Viver a Vida ao interpretar os gêmeos Jorge e Miguel. Ele não é o primeiro a interpretar dois personagens ao mesmo tempo, confira nesta galeria.
.
.
.

Eva Wilma como as gêmeas Ruth e Rachel, na primeira versão de Mulheres de Areia, em 1973. Acima, a atriz (à dir.) com sua dublê e o ator Carlos Zara. (Paulo Salomão)

.Em 1981, foi a vez de Tony Ramos interpretar os irmãos João Victor e Quinzinho, na novela Baila Comigo, de Manoel Carlos. (Joel Maia)

.
Na remontagem de Mulheres de Areia, em 1993, as gêmas rivais Ruth e Rachel foram interpretadas por Glória Pires. Assim como Eva Wilma, Glória também precisou atuar com uma dublê, como na imagem acima. (Reprodução)

. Em Cara e Coroa (1995), de Antônio Calmon, Christiane Torloni interpretou as sósias Fernanda e Vivi. (Reprodução)

. Os gêmeos Bartolomeu e Félix, interpretados por Antonio Fagundes, em Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva, em 2001. (Roberto Valverde/Divulgação)

. Murilo Benício viveu três personagens em O Clone, de Glória Perez, em 2001: os gêmeos Lucas e Diogo e Léo, que é clone de Diogo. (Divulgação/Rafael Campos)

. Os irmãos Apolo e Paco, interpretados por Reynaldo Gianecchini na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, em 2004. (Gianne Carvalho/Rafael Campos)

.Em 2007, Alessandra Negrini viveu Paula e Taís, em Paraíso Tropical, de Gilberto Braga. (João Miguel Junior/Marcio de Souza)

.Em 1990, Miguel Falabella já alimentava sua fama de trabalhar em mil coisas ao mesmo tempo. Além de comandar o programa Video Show, na Globo, interpretou dois personagens na novela Mico Preto. Ele viveu os gêmeos José Luiz e Arnaldo - o primeiro, tinha um caso secreto com o deputado José Maria (Marcelo Picchi), e o segundo era um trambiqueiro de marca maior, e chegou até mesmo a adotar uma terceira identidade, Guimarães, para se disfarçar. (sem referencia)

.Bianca Rinaldi interpretou Maria e Samira na novela Os Mutantes - Caminhos do Coração, em 2008. (Munir Chatack/Michel Ângelo)

.Os irmãos Jorge e Miguel, vividos por Mateus Solano, em Viver a Vida, de Manoel Carlos. (Reprodução)

.Fonte: Site dos Famosos

terça-feira, 16 de março de 2010

Convite - 3ª Coleção Goiânia em Prosa e Verso

.
A Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Editora Kelps e Editora PUC-GO, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e família para o lançamento oficial da "3ª Coleção Goiânia em Prosa e Verso".
.
Data:
18 de março de 2010
.
Horário:
19h30
.
Local:
Deck do Flamboyant Shopping Center
.
Dentre os 136 autores, dois uruaçuenses: Mariano Correia Peres e Itaney Francisco Campos estão autografando os livros ‘O Revolucionário’ e ‘Inventário do Abstrato’, respectivamente.
.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Filme - Preciosa – Uma História de Esperança

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.
.
.
Elenco:
Gabourey Sidibe (Claireece "Preciosa" Jonas)
Mo'Nique (Mary)
Rodney Jackson (Carl)
Paula Patton (Sra. Rain)
Mariah Carey (Sra. Weiss)
Sherri Shepherd (Cornrows)
Lenny Kravitz (Enfermeiro John)
Stephanie Andujar (Rita)
Chyna Layne (Rhonda)
Amina Robinson (Jermaine)
Xosha Roquemore (Joann)
Angelic Zambrana (Consuelo)
Aunt Dot (Tootsie)
Nealla Gordon (Sra. Lichtenstein)
Barret Helms (Tom Cruise)
Kimberly Russell (Katherine)
Bill Sage (Sr. Wicher)
Sapphire
Patty Duke
.
.
Ficha técnica:
Preciosa - Uma História de Esperança
título original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
gênero: Drama
duração: 01 hs 50 min
lançamento: 2009 (EUA)
site oficial: www.weareallprecious.com
direção: Lee Daniels
.
.

Passando a Régua - Ed. n. 829

Coluna publicada na edição nº 829 do Jornal Diário do Norte

"A ironia é uma forma elegante de ser mau".

Berilo Neves

Muito interessante
Você sabia que com apenas R$ 418,42 é possível abrir uma igreja? Pois é, com pouco mais de 418 reais, você já fica livre de impostos e pode fundar a sua própria religião e o melhor, sem a necessidade de nenhum tipo de comprovação e muito pouca burocracia, é o que descobriu e divulgou Hélio Schwartsman da Folha. Para a criação da igreja, não é necessário possuir nenhum fundamento histórico ou teológico, nem ter seguidores, é só registrar a assembléia de fundação e o estatuto social em um cartório, pagar as taxas que somam R$418,42 e esperar cerca de 5 dias úteis. A grande vantagem na criação de uma igreja é a total dispensa do pagamento de impostos, como IOF, IPTU, ITR, IPVA, ISS, o demoníaco Imposto de Renda, além de ICMS em alguns estados. Claro que também tem alguns outros benefícios interessantes, como a garantia de cela especial para líderes religiosos em caso de prisão, além de dispensa militar e claro a polêmica cobrança de dízimo. (Fonte: www.qgnet.com.br)

Desafio
Escolas públicas e particulares de todo o País podem inscrever, até 1° de junho, seus alunos no Desafio National Geographic 2010, competição organizada pela Editora Abril e pela revista National Geographic Brasil. Podem participar alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Para participar, um responsável da instituição (diretor, coordenador ou professor de Geografia) terá que inscrever sua escola no site oficial (www.viagemdoconhecimento.com.br).

Apagão
Hora do Planeta 2010 - No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participará oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global. A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu, o Cristo Redentor e o Congresso Nacional ficaram no escuro. Informações: www.horadoplaneta.org.br.

Feijoada
O Lions Clube de Uruaçu convida a todos para a tradicional Feijoada Beneficente do Lions. Dia 21, às 12 horas. Ingresso: R$ 10.

Parabéns
Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu, pelo aniversário de sua ordenação episcopal em 11 de março!

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

domingo, 14 de março de 2010

14 de março - Dia Nacional da Poesia

A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.

Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.

As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.

A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.

No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.

Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.

O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.

Irmão, mano, brother...

.
Manos na TV e nas telonas dão exemplos de como essa caradagem rende histórias pra contar
.

Esqueda para a direita, de cima pra baixo: Miguel e Jorge, de Viver a Vida, Jonas Brothers e Sam e Dean Winchester, de Supernatural - Foto: Montagem / Kzuka

.

São anos de convivência familiar que provocam brigas, discussões mas, acima de tudo histórias engraçadas. O irmão é aquele alguém que ajuda você a enfrentar todas as dificuldades, dá aquele apoio quando acaba com um casinho e está de coração partido ou até empresta roupas e ajuda você a ficar muito muso(a) na balada, não é verdade?

Gêmeos
Atualmente na TV temos o sucesso dos gêmeos Jorge e Miguel, na novela Viver a Vida. Enquanto o primeiro, arquiteto, é super sério, certinho e, muitas vezes, chega a irritar os telespectadores, o outro é um médico de bem com a vida e que está dando uma super força para Luciana, a 'ex-cunhadinha' acidentada que já virou namorada. Apesar de muitas cenas de discussão entre os dois – e até uma ameaça de processo junto ao Conselho de Medicina por causa do atendimento 'especial' que Miguel dá à Luciana – a gente torce para que tudo fique bem no final.

Brigas e conflitos
Ainda pra ficar em Viver a Vida (sim, confesse, você também curte ficar em casa vendo novela de vez em quando), ainda temos as três irmãs Luciana, Isabel e Mia. O trio tem vários problemas de relacionamento e se destaca na trama. Não só por causa da personagem principal, a jovem modelo Luciana, sempre mimadíssima e vítima de um acidente que interrompe sua carreira, mas – e principalmente – pela maninha do meio, Isabel.

Com um toque de vilã, a garota tem inveja suas irmãs e é especialista em irritar toda a família com uma ironia e agressividade desmedidas. Será que ela terá alguma redenção na trama?

Outra história que corre em paralelo é a de Mia. Adotada, a menina é o oposto de Isabel e não pode ser mais doce e, dizem as fofocas, vai descobrir que é, na verdade, filha natural do pai adotivo. Ou seja: vem bafão por aí.

Sucesso
Mas nem só de brigas e grandes dramas vivem as histórias de irmãos. Eles também podem ser uma história de muito talento e sucesso. De quem estamos falando? Do Jonas Brothers!

Nick, Joe e Kevin são bonitos, afinados, bons músicos e cada vez mais criativos no que fazem. E o melhor: fazem questão de, em cada entrevista, destacar o valor que dão para sua família. As cenas do filme Jonas Brothers 3D, exibido no ano passado no Brasil, mostram isso em detalhes, mesmo com toda a correria de acordar ainda de madrugada, dar entrevistas e autógrafos, passar som e fazer shows enquanto as meninas enloquecem ao seu redor. Imagina as histórias da vida na estrada desses três!

Magos e numerosos
Tem também aquelas famílias que, quando viajam juntas, precisam de um super carro – quase uma van – para levar todo mundo nas férias. A não ser que eles possam usar o poder da magia aprendido em Hogwarts. É o caso dos irmãos Waesley, da série Harry Potter.

Rony Waesley é o melhor amigo do bruxinho personagem principal da trama, mas, a família toda compreende nove pessoas: pai, mãe e sete irmãos sardentos e considerados traidores dos sangue-puros já que, mesmo com toda a sua ancestralidade bruxa, são amigos de “trouxas” (os não-bruxos).

Os irmãos de Rony são Gui, Carlinhos, Percy, Fred e Jorge (gêmeos) e Gina.

Sobrenatural e na estrada
Agora, se você prefere uma aventura mais rebelde e na estrada – ainda com toques sobrenaturais, o pedido é acompanhar a história dos manos Sam e Dean Winchester. Depois da perda de seu pai e sua mãe, os dois saem pelas rodovias americanas em busca de criaturas malignas e se metem em uma guerra de anjos e demônios.

Além das histórias, sempre bizarras e divertidas, vale acompanhar o jeito que o mais velho, Dean, cuida do mais novo. Ele protege Sam e geralmente assume a postura de mais experiente pois participa de caçadas a fantasmas há mais tempo que o outro.

Fonte: Site Kzuka
.

sábado, 13 de março de 2010

Filme - Chico Xavier

.
.
O espiritismo está forte no cinema em 2010. A temporada de filmes no chamado ‘meio transcendental’ terá grandes produções e elenco de renome. ‘Chico Xavier’, dirigido por Daniel Filho e com Nelson Xavier como Chico, é o mais aguardado.
.
Adaptação da Coluna Passando a Régua
publicada na edição nº 822 do Jornal Diário do Norte
.
.
.
'Chico Xavier' entra em cartaz em 2 de abril, data em que o médium faria 100 anos. Produzido pela Globo Filmes, o longa descreve a trajetória do mineiro da cidade de Pedro Leopoldo que, em seus 92 anos, psicografou 419 livros. O elenco terá ainda Paulo Goulart, Christiane Torloni e Tony Ramos. "Faço parte da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas há 40 anos. Para mim, é um prazer estar neste filme", diz Goulart.
.
.
.
Acesse o site oficial do filme:
.
.
.
Cartões Virtuais
.
.

.

.
.
.

.