terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho - Dia do Amigo

Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares. (Anne-Therese Lambert)

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.

Todos sabem que amizade é muito mais intensa e complexa do que isso. Amigos e não colegas... Amigos e não simples conhecidos. Costuma-se banalizar a palavra amizade.

Amizade significa respeito, significa ter afinidade, laços que não são de sangue porém muitas vezes mais verdadeiros.

Uma amizade completa é regada de simplicidade e cumplicidade, o que não significa concordar com as atitudes do outro, mas simplesmente respeitar e não criar pré-conceitos. Uma verdadeira amizade não exige nada em troca. Ela simplesmente acontece... se dura ou não, isso é outra história...

Nenhum comentário: