segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 813

Coluna publicada na edição nº 813 do Jornal Diário do Norte
"A saudade é a maior prova do que o passado valeu a pena".
Pablo Neruda
Educação
Foi inaugurada dia 23 de outubro uma nova sala de aula no Centro de Inserção Social - CIS/Uruaçu, construída para os reeducandos, com recursos doados pela comunidade de Uruaçu. Esse já é o 2º ano de funcionamento da extensão da Escola Estadual Filomeno Luiz de França, que atende os reeducandos do 1º Segmento de EJA. Para a inauguração estavam presentes autoridades civis, eclesiásticas e militares que, em discurso, reconheceram a importância do Projeto Educando para a Liberdade na reintegração dos detentos à sociedade. Há que se reconhecer ainda o papel dos dirigentes do CIS, Renato e Robson, que se esforçam para melhorar as condições de recuperação dos reeducandos, oferecendo-lhes oportunidades de trabalho como confecção de bijuterias e outros artesanatos e de escolaridade, 1º e 2º segmento de EJA, cursos profissionalizantes de cabeleireiros e outros. A Escola Filomeno levou alunos de 5º ano da professora Silvone Rocha Vasconcelos para apresentações artísticas. Estavam presentes a diretora Maria Alves e seu grupo gestor, a subsecretária da Regional, Dania Wobeto, a coordenadora do Projeto Educando para a Liberdade, Maria Aparecida e outros funcionários da subsecretaria. (Fonte: www.sreuruacu.com.br )
Homenagem
Sinvaline Pinheiro, grande lutadora na cultura em Uruaçu e região, receberá justa homenagem pelos seus feitos. Será no dia 17 de novembro, às 20hs, no Palácio das Esmeraldas, quando Sinvaline receberá das mãos do governador Alcides Rodrigues, e da presidente do Conselho Estadual de Cultura, Annunziata Spenzieri, o diploma de Destaque Cultural do Ano. Parabéns!
Futurismo
A Academia Brasileira de Letras realizou a mesa-redonda 'Centenário do Futurismo', no dia 12 de novembro, no Teatro R. Magalhães Jr, sob a coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, com palestras de Adriano Espínola, Gilberto Mendonça Telles e Cleonice Berardinelli. O evento faz parte das comemorações do centenário do Futurismo, lançado em 20 de fevereiro de 1909. (Fonte: www.academia.org.br )
Distrital do Lions
A cidade de Palmas-TO será anfitriã da 2ª Reunião do Conselho e Gabinete do Distrito LB - 2 do Lions Internacional, gestão 2009/2010, a realizar-se nos dias 27 e 28 de novembro.
Bolsa Celular
Depois do Bolsa Família, o governo agora quer criar o 'Bolsa Celular' . Está sendo negociado um acordo com as operadoras de celulares para fornecer aparelhos gratuitos aos beneficiários do Bolsa Família. Cada família também teria direito a um crédito de R$ 7 por mês, bancado pelas empresas. São 11,9 milhões de famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa.
_______________________________________________
Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: