segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Passando a Régua - Ed. n. 896


Coluna publicada na edição nº 896 do Jornal Diário do Norte



"E o fim de todas as nossas explorações será chegar ao lugar de onde saímos e conhecê-lo então pela primeira vez".



T. S. Eliot



'Doutor Lula'
O ex-presidente Lula receberá seu sexto título de Doutor Honoris Causa, desta vez pela Universidade Francesa Sciences Po. A cerimônia de outorga será em 27 de setembro, na França. De acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa do ex-presidente, Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, afirma que o título é uma homenagem aos brasileiros. Desde que deixou a Presidência, Lula foi laureado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pela Universidade de Coimbra, e pelas universidades de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele será a 16ª personalidade - e a primeira latino-americana - que receberá o título da Fundação da Sciences Po, fundada em 1871. O último homenageado pela instituição foi o ex-presidente tcheco Václav Havel, em 2009. A Sciences Po é uma instituição de ensino superior e de pesquisa em ciências humanas e sociais. A universidade tem entre seus ex-alunos os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, além do príncipe Rainier III de Mônaco, do ex-secretário-geral das Nações Unidas Boutros Boutros-Ghali e do escritor Marcel Proust. (Fonte: www.parana-online.com.br)

Direito
Após a aprovação da união estável entre homossexuais, em maio, a Justiça brasileira garantiu, no dia 4 de julho, o direito de os presos homossexuais receberem visitas íntimas nas prisões de todo o País. A medida revoga a resolução anterior, de 1999, que não fazia referência direta aos casos de união entre duas pessoas do mesmo sexo. (Fonte: www.cmjornal.xl.pt)

Financiamento
Devido principalmente aos vários escândalos de corrupção que assolam o país, e as constantes ligações dos mesmos com o período eleitoreiro - desvio de verbas públicas para o financiamento de campanha, pagamento do 'investimento' feito por empresários, dinheiro frio, em circulação em desacordo com as normas legais, entre outros, nasce a ideia do financiamento público às campanhas eleitorais. Isto significaria que todo o dinheiro investido em campanha seria, obrigatoriamente, público. Se por um lado a ideia parece ofensiva ao bolso do contribuinte, por outro não parece algo tão ruim a longo prazo, já que menos empresários e lobistas se aproveitariam para fazer carreiras inteiras com base na ilegalidade proveniente de atos no espaço de tempo entre o começo da arrecadação e a gratidão material dada por pessoas corruptas em retorno ao dispêndio financeiro dos que apostaram nas mesmas.
[http://rede-imperial.blogspot.com/] É bom que nos aprofundemos mais no assunto antes de nos posicionarmos a favor ou contra, meramente para satisfazer capricho de partido político de oposição.



_______________________________________________



Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: