sábado, 20 de agosto de 2011

20 de Agosto - Dia do Maçon

Vê-se, ultimamente, a maçonaria na ordem do dia não por seus feitos, que são inúmeros. Surge então a indagação: a maçonaria mudou? A resposta é uma só: a maçonaria não mudou, ela continua perfeita, imperfeitos são alguns dos seus membros.

Mas como hoje é dia de reverenciar esta grande Ordem e seus obreiros, vale relembrar alguns dos seus principais feitos.

Não existe história do Brasil sem a história da Ordem Maçônica neste país.

O Dia do Maçon remonta a 20 de Agosto de 1822, em alusão ao movimento de maçons brasileiros, principalmente de Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva, que objetivava a independência do Brasil em face de Portugal, pois já havia dado o primeiro passo oficial em 9 de Janeiro com o ‘‘FICO’’, num gesto de desobediência as cortes gerais portuguesas que exigiam o imediato retorno do príncipe a Portugal.

Embora a independência do Brasil se materializou em 7 de Setembro, já em 20 de Agosto havia sido proclamada dentro da Maçonaria, com a presença de D. Pedro I, que após a proclamação da Independência, foi empossado como novo grão-mestre.

Portanto o 20 de Agosto simboliza a luta permanente da instituição maçônica em favor de um dos valores fundamentais da sociedade; a liberdade.

Dois outros fatos históricos relevantes que merecem destaque, e que tiveram a participação efetiva e marcante da ordem maçônica, foram a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República.

Sem dúvida, a história brasileira nos deixou não só um legado de fatos, mas sobretudo de grandes homens, verdadeiros maçons como José Bonifácio de Andrade e Silva, Gonçalves Ledo, D. Pedro I, Deodoro da Fonseca, Benjamin Constant, Castro Alves, Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva, dentre tantos outros de igual valor.

A história da maçonaria universal e da maçonaria no Brasil é repleta de feitos, de compromisso com a Pátria, com a liberdade e com a fraternidade.

Ela está hoje presente em praticamente cada cidade brasileira, e de forma silenciosa está comprometida com a vida da comunidade.

A maçonaria de Mato Grosso [ Goiás ], que sempre foi Vanguardeira, é parte integrante da história maçônica brasileira, e continua lutando contra a degeneração de caráter e a corrupção de valores, enaltecendo sempre a probidade e o amor à Pátria.

Por isso, no Dia do Maçon, nossas mais sinceras e justas homenagens a todos os obreiros da Arte Real.

OTACILIO PERON
Advogado em Cuiabá

Um comentário:

Loíse disse...

oii eu visitei seu blog e achei muito legal..eu tenho um tambem sou de uruaçu..parabeinss..