segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 823

Coluna publicada na edição nº 823 do Jornal Diário do Norte

"Quem não tem caráter não é homem, é coisa".

Nicolas Chamfort

Jornalista
"Dizem que jornalista não fala, informa; não passeia, viaja a trabalho; não conversa, entrevista; não faz lanche, almoça em horário incomum; não é chato, é crítico; não tem olheiras, tem marcas de guerra; não se confunde, perde a pauta; não esquece de assinar, é anônimo; não se acha, ele já é reconhecido; não influencia, forma opinião; não conta história, reconstrói; não omite fatos, edita-os; não pensa em trabalho, vive o trabalho; não vai a festas, faz cobertura; não acha, tem opinião; não fofoca, transmite informações inúteis; não para, pausa; não mente, equivoca-se; não chora, se emociona; não some, trabalha em off; não lê, busca informação; não traz novidade, dá furo de reportagem; não tem problema, tem situação; não tem amigos, tem contatos; não briga, debate; não usa carro, mas sim veículo; não é esquecido, é eternizado pela crítica; não morre, coloca um ponto final." Texto atribuído à jornalista Emanuelle Querino.

Escória maldita
Todo mundo precisa sobreviver... 'Vender a alma ao diabo' já é outra coisa! Muito me envergonham os representantes da imprensa uruaçuense! Verdadeiros abutres, impiedosos, ambiciosos, sanguessugas do poder público. Gente sem ideário, ideologia, princípio, ética, moral, caráter... A verdade é o que menos importa para eles, desde que os três mil e poucos reais - do dinheiro público - esteja caindo, mensalmente! De um ano para cá, como num passe de mágica, Uruaçu virou o 'País das Maravilhas'! Será mesmo?! Ah! Tem também os 'laranjas' - gente que nunca escreveu uma frase - dono de veículo de comunicação... Porque quanto mais CNPJ melhor para faturar. O que me dói mais é que 'a gente ainda tem que bater continência pra essa gente'! Estão no poder!

Câmara
Fui cutucado... "Você não vai denunciar o desperdício de dinheiro público da Câmara [de Uruaçu], não?". Tentei me inteirar do que se trata: quando da transferência da Câmara do prédio doado ao Instituto Federal para o prédio do SIM (Av. Araguaia), foi feita uma reforma no imóvel de destino. Houve a inauguração, a sessão solene de posse do novo presidente e logo em seguida, a nova mesa diretora decidiu fazer uma nova reforma no prédio. Duas em menos de um mês! Dinheiro público!

Outra versão
A nova sede da Câmara foi reformada [primeira reforma] à revelia: o presidente no final de sua gestão não consultou o presidente eleito. Foi uma reforma mal feita, a base do improviso e que não atendeu às necessidades dos vereadores.

Estudos espíritas
O Centro Espírita Paz, Amor e Caridade (CEPAC) e o Centro Espírita Olívio de Castro (CEOC) comunicam a todos os interessados do retorno dos estudos espíritas semanais de 2010.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: