quarta-feira, 9 de março de 2011

Você conhece a origem do Carnaval?

O carnaval surgiu na Grécia, entre 520 e 600 a.C, como um série de cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, gregos e romanos inseriram bebidas alcoolícas e práticas sexuais na festividade.

O Carnaval era uma festa condenada pela Igreja Católica até o ano 590 d.C. - quando foi incluída no calendário da mesma como informa o site Brasil Escola:

"A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular", explica o site.
.
Relação Carnaval X Páscoa X Corpus Christi
.
O Carnaval acontece 47 dias antes. da Páscoa e o Corpus Christi, 60 dias após a Páscoa. A palavra Carnaval, segundo a maioria dos historiadores, significa “afastar a carne”. Ou seja, seria o último grito de alegria antes da Quaresma.
.
Segundo informações presentes no site Zenite:
.
"A ressurreição de Cristo teria acontecido próximo do equinócio da primavera (quando dia e noite têm a mesma duração) e durante uma lua cheia. Por isso a data da Páscoa deveria ser calculada com base nesses dois fenômenos. Em 325 d.C., o Concílio de Nicéia estabeleceu regras bastante rígidas para a determinação da Páscoa: ela é celebrada primeiro domingo após a lua cheia que vier depois de 21 de março, início da primavera no hemisfério norte – e isto substituiria os ritos pagãos de fertilidade."
.
.
.
.
Imagem: Reprodução de Internet
.
Por: Chandra Santos - Estudante de Comunicação Social
.
.

Nenhum comentário: