quinta-feira, 1 de abril de 2010

Em resposta ao Jornal Cidade - Ed. n° 97 - Fev/2010


“Reputação é o que as pessoas pensam a meu respeito. Caráter é o que sou quando ninguém está olhando.”

D. L. Moody


Em resposta ao Jornal Cidade (edição 97, de Fevereiro de 2010), que publicou a matéria “Sindicato, Prefeitura e terceirizados negam acusações”, onde nega que o Sindicato tenha feito acordo de R$ 120.000,00, em 12 parcelas de R$ 10.000,00 para ceder o espaço onde foi realizado o Carnaval deste ano. Minha informação veio de um membro do sindicado, que já foi presidente do mesmo e que afirmou que estava presente quanto tal acordo verbal fora firmado.

Em momento algum eu disse que a Prefeitura Municipal de Uruaçu ou o Sindicato Rural de Uruaçu tivessem praticando atos ilícitos. Naquele momento, mais que questionar a lisura da negociação, questionei o pagamento de ‘aluguel’ – vamos assim chamar –, do parque de exposições para o Carnaval [Rural], uma vez que o Executivo tinha a prerrogativa de realizar o carnaval na rua, sem pagar por isso...

Quanto aos ‘laranjas’ que administrariam o estacionamento em nome de ‘altas personas’, só tenho uma afirmação a fazer, e vem da letra dos Engenheiros do Hawaii: “... crimes perfeitos não deixam suspeitos”! Não teria a ilusão de que assumissem tal feito – se ele existiu –, ou que deixassem provas.

Ah! Não poderia me furtar em comentar o tom de deboche do editor do jornal na matéria "'Carnaval' de Uruaçu... Outra vez turistas 'invadem' Uruaçu", quanto relata que “as campanhas praticadas pelo colunista Carzem e blogueiro Harley Prado também em nada influenciaram de forma negativa. Na verdade, ambos ajudaram divulgar o acontecimento de cunho social e cultural. O que tem de gente da terrinha e de outros centros que se esbaldou (e nem sabe das existências de suas campanhas) é uma grandeza!”, e mais adiante afirmou: “... provocações dos dois representam zero à esquerda. Já o resultado do Carnaval representa porcentagem satisfatória.” - Será mesmo?!

E ele satiriza e/ou menospreza minha inteligência: "o zero à esquerda, repetindo, é para as provocações. Como pessoas, os meus dois velhos colegas camaradas oitentistas (de muitas poesias e sonoridades do pop-rock nacional) têm valores que respeito. Fiquem à vontade para, de novo, discordarem do autor destas linhas, porém é o ponto de vista da Editoria-chefe do JC." Ora, como ele é bonzinho! Por dinheiro - e para puxar o saco do Lourencinho - não me admiraria se 'vendesse a própria mãe'!...

Uma vez mais insito: não tinha a ilusão de 'parar/deter/barrar' o Carnaval de Uruaçu em 2010! Apenas não poderia me calar diante de uma decisão arbitrária, numa cidade que, hoje, não tem uma imprensa livre ou desprovida de interesses financeiros fáceis junto ao Executivo.

O triste nisso tudo é ver o meu nome tão enxovalhado… O que é pior: por alguém que se diz ‘amigo’! Fazer o que? Dinheiro e poder falam mais alto...

Desafio
Na honestidade, desafio o jornal [JC] – boletim informativo do prefeito Lourencinho – que faça uma enquete – séria/verdadeira – se os foliões de Uruaçu, os munícipes aprovaram a mudança de local do Carnaval de Rua para o Parque de Exposições Agropecuária Durval Ponce Leones.

Minha opinião
Pelo que ouvi (antes, durante e depois) do carnaval, nem entre pessoas diretamente ligadas a Prefeitura ou ao prefeito houve consenso com relação à decisão do Carnaval na Pecuária. Até o próprio Valdir Justino, a maior voz dos rádios em Uruaçu – e aliado do prefeito –, em determinado momento se posicionou contra o Carnaval na Pecuária!

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio/secretário do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; colunista do Jornal Diário do Norte; diretor de comunicação da Academia Uruaçuense de Letras; vice-presidente do Fórum Permanente Regional de Cultura de Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: