sábado, 25 de julho de 2009

Achados e Perdidos

Procure uma Agência dos Correios

O que muita gente boa desconhece é que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, é o único órgão que tem um registro nacional de Achados e Perdidos que armazena documentos por até 60 dias e depois devolve para o órgão emissor. Para você ficar mais esperto com sua documentação, os Correios cobram a taxa de R$ 3,20 por documento recuperado.

Assim sendo, vamos colaborar mutuamente e evitar entregar documentos perdidos para qualquer um.

Se você achou documento em um boteco e não tem muita certeza de qual bebum deixou cair, não arrisque tentar descobrir quem o dono. Guarde e no dia seguinte entregue em uma agência dos Correios.

Se você viu alguém deixar cair um documento na rua, mas a pessoa correu tanto para pegar o ônibus que você não conseguiu alcançar, não se culpe, entregue em uma agência dos Correios.

Se alguém esqueceu um documento em sua empresa, mas já faz uma semana e essa pessoa não veio buscar, não crie falsas esperanças, entregue em uma agência dos Correios.

Se você encontrou uma carteira recheada e ficou com o dinheiro, não jogue os documentos no lixo, entregue em uma agência dos Correios.

Isso não é propaganda, é utilidade pública. Quem já perdeu documento sabe do que estou falando. Perder CTPS então... Você perde o principal comprovante dos seus empregos anteriores.

Um dos serviços que o 0800.725-0100 oferece é a consulta de documentos perdidos por telefone e é indescritível o alívio de quem não vai mais precisar tirar segunda via ou que estava com medo de roubarem sua identidade para estelionato e outros crimes.

Se você perdeu algum documento nos últimos dias, não deixe de conferir nos Correios antes de tirar a segunda via.

Se alguém entrega no interior de Goiás documentos perdidos, estes são passados para Goiânia, para disponibilizar na rede para quem perdeu consultar, o pessoal também vai pessoalmente perguntar nos Correios.

Na hora da entrega o Correios pede para apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) sobre a perda ou roubo, para evitar entregar documentos perdidos para malandros fazerem mal uso.

Recapitulando:

Web:

Novo telefone:
0800.725-0100


Fonte: Adaptado do Blog Helen Fernanda

Um comentário:

Carzem disse...

Meus agradecimentos ao amigo, ex-colega de empresa, ANTÔNIO DE SOUZA FERNANDES, coordenador da REOP/04 Uruaçu/GO, dos Correios, que confirmou as informações de "Achados e Perdidos" e ainda nos passou o novo 0800...