domingo, 23 de fevereiro de 2020

Golpes financeiros mais frequentes no carnaval



Vai curtir o Carnaval? Então é hora de aprender a se proteger dos golpes financeiros mais frequentes que acontecem durante essa festa.

Roubo de celular com apps que dão acesso a dinheiro como bancos - Quando o aparelho é roubado ou perdido, várias informações de alto valor estão em risco. Geralmente, a preocupação inicial é em avisar as operadoras de telefone e cartões de crédito. No entanto, a dica da FEBRABAN é: lembre-se de avisar ao banco. Assim, suas contas serão bloqueadas e seus bens não estarão em risco.

Troca de Cartão - Uma das fraudes mais comuns com cartões é a troca do cartão do cliente, por um outro muito parecido. Para evitar essa situação, confira sempre seu cartão ao recebê-lo de volta.

Roubo de senha - Fique atento aos detalhes! Se achar que não está bem o suficiente para realizar suas transações financeiras, peça a uma pessoa de confiança - que esteja sóbria - para fazer isso por você.

Valor errado - Neste golpe, o suposto vendedor passa um valor acima do devido, por exemplo, o consumidor comprou um refrigerante de R$ 5,00, mas o golpista cobra R$ 50,00. Cuidado!

SMS, e-mails e páginas falsas - Nesse caso, o golpista entra em contato com a vítima através dos meios digitais ou por telefone. Geralmente, a história contada gira em torno da atualização dos dados cadastrais do cliente.

A dica é desconfiar de SMS, e-mails e páginas que peçam informações pessoais. E, NUNCA, disponibilizar senhas e tokens por telefone ou em páginas estranhas.

Gostou das dicas? Compartilha com os seus amigos foliões


Nenhum comentário: