quarta-feira, 15 de junho de 2011

15 de Junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa



O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Todos os anos a data é marcada por eventos no mundo todo, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal.

De acordo com o Estatuto do Idoso, “quem sabe da agressão ao idoso e omite o fato às autoridades competentes também comete um crime”.

A violência se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa.

Estima-se que em 2020, 14,2% da população brasileira será idosa. O artigo 46 no Estatuto do Idoso dispõe que “a política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto de ações governamentais e não governamentais da União, Estados e municípios”. Mesmo com a conquista do Estatuto do Idoso, ainda são poucas as instituições que o defendem e o colocam em prática.

Neste Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/06) os Correios farão um lançamento nacional de um selo comemorativo para simbolizar a proteção, a solidariedade e o respeito às pessoas idosas. O selo retrata um casal de idosos protegidos por um guarda-chuva estampado com palavras de amor, respeito, dignidade e carinho (imagem abaixo). O selo custa R$ 1,10. Foram impressos 300 mil selos.


Nenhum comentário: