domingo, 30 de agosto de 2009

Você sabe que dia é hoje?

Calendário mundial traz datas curiosas como 'Dia dos Mutilados pelas Bombas Atômicas' ou até o 'Dia do Carneiro no Buraco'


Por Cíntia Nunes


Para os desavisados hoje [6 de agosto - data da publicação original] é o dia do ar, dos mutilados pelas bombas atômicas (lançadas sobre Hiroshima e Nagazaki), comemorado no Japão e pelas colônias japonesas também no dia 9. Feriado estadual no Acre, em comemoração a Revolução Acreana, Dia do Legislativo, em Rondônia, Dia da Transfiguração do Senhor, da Bolívia, do cônsul, do tintureiro e do corretor de telefones.


Você já parou para analisar quantas datas curiosas e muitas outras desconhecidas possui o nosso calendário?


Tem dia pra tudo. Dia dos Carecas, comemorado 14 de março; Dia do Orgasmo, 31 de julho, na Inglaterra, e 20 de outubro em todo o mundo; do Cadáver Desconhecido, 25 de setembro; do Homem, 15 de julho; da Tia Solteirona, 25 de setembro; da Autoflagelação, data móvel no início de fevereiro; da Abelha Rainha, 21 de setembro; e, até do Nascituro, o filho que não nasceu, celebrado em 25 de março.


Há ainda o Dia da Vergonha, 7 de fevereiro; da Desfiadeira de Siri, 1º de agosto; da Feiticeira, 12 de agosto; do Quilo, 25 de junho; e, até o Dia da Honestidade, 10 de outubro; e, da Macumba 13 de agosto.


Pesquisador das festas e datas comemoradas em todo o mundo, Franklin Lopes de Freitas já reuniu exatamente 31.654 datas municipais, estaduais, nacionais, internacionais e até universais.
Segundo ele, as datas normalmente são criadas por grupos ou entidades e passam a valer após aprovação governamental. "Quanto a determinação se serão municipais, estaduais, nacionais, internacionais ou universais depende da importância da data para os órgãos governamentais", disse Freitas.


Mineiro, de Belo Horizonte, o microempresário é também colaborador do guia dos curiosos e o maior colecionador de datas que se tem conhecimento. Em busca de um lugar no livro dos recordes, o Guinness Book, Freitas pretende também incluir o Brasil como o país mais festeiro.


"Ao contrário do que se diz, o Brasil comemora muito mais festas que a Espanha, que foi incluída no livro dos recordes com 25 mil festas", disse o pesquisador.


Freitas explica que a Espanha possui 67 províncias contra 5.561 municípios brasileiros. "Lá um feriado nacional é multiplicado por 67, como sendo várias comemorações e aqui contamos como uma única comemoração. Sendo assim, se multiplicarmos cada data pelo número de municípios em que é comemorada, o Brasil teria mais de 500 mil comemorações", afirma o pesquisador.


Autor de 'Os Padroeiros', livro que cita todos os santos do mundo, suas festas e histórias, Freitas está em busca de patrocínio para lançar a mais recente obra: 'Feriados no Brasil, guia comemorativo dos municípios brasileiros'.


"Meu objetivo é publicar também uma enciclopédia de datas comemorativas, que contém 13 volumes. Nela, as histórias, criadores e origem de cada data estarão especificadas", conta Freitas, que começou a pesquisar as datas em 1986.


Na época seu objetivo era uma simples pesquisa sobre o Dia da Mentira, comemorado 1º de abril. "Só fui encontrar a origem da data em uma biblioteca no Rio de Janeiro. Junto encontrei documentos de vários outros dias interessantes", relembra.


Contatos com o pesquisador podem ser feitos pelo telefone (0xx31) 3458-1956 ou pelo e-mail constroymetalplac@bol.com.br



Nenhum comentário: