terça-feira, 8 de abril de 2014

8 de Abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer


Por: Carlos Cunha Vasconcelos* 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer.

Infelizmente ainda não temos o que comemorar, visto que o câncer é a segunda doença que mais mata pessoas.
O cenário do diagnóstico e tratamento do câncer também não é dos melhores no Brasil

Os pacientes necessitam de medicamentos de alto custo, que, muitas das vezes, há uma demora na obtenção do mesmo, isso quando não são necessárias medidas judiciais para a obtenção do mesmo.

Os médicos fazem além do possível para fornecer o melhor tratamento para os pacientes, porém, isso nem sempre é possível, devido a falta de recursos, atrasando o diagnóstico, o estadiamento e o tratamento da doença.

As formas de prevenção e rastreamento nem sempre não conhecidas e ofertadas, não existem vagas para atender a todos, existe fila para tudo, e isso não quer dizer que alguém conseguirá algo.

As propagandas são utópicas, os veículos de comunicação não mostram os bastidores, e nós, como lutadores contra o câncer da corrupção, mostramos, informamos e brigamos por nossos direitos, sonhando por uma história melhor para todos, independente de qualquer classificação social.

Estamos juntos nessa! 

* Fundador do Combate ao Câncer