sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As piores idéias brilhantes para salvar o planeta




Os cientistas já pensaram em produzir energia pela atividade física das pessoas (foto acima), plantar árvores falsas e até domar tornados como forma de tentar barrar a destruição da Terra. Apesar de grandiosas e criativas, na prática, elas podem ser perigosas, inviáveis ou, na melhor das hipóteses, inócuas.

O site WebEcoist listou as piores ideias já desenvolvidas para salvar o planeta. São invenções tecnológicas e soluções criativas que no papel podem até soar como uma boa solução, mas que, na prática, mostram -se ingênuas, impossíveis, perigosas ou simplesmente ridículas.

Diante de tantos avisos de alerta sobre os riscos que corremos com as mudanças climáticas e o fim dos recursos naturais, é compreensível que muitos pesquisadores tenham novas ideias para tentar conter a destruição da Terra. Mas, ao que parece, há uma grande distância entre o papel e a vida real e o que parece uma solução milagrosa pode se tornar um verdadeiro mico.






Ideias mirabolantes para salvar o planeta podem virar mico



Cientistas pensaram em produzir energia pela atividade física das pessoas, plantar árvores falsas e até domar tornados como forma de tentar barrar a destruição da Terra. Apesar de grandiosas e criativas, na prática, elas podem ser perigosas, inviáveis ou, na melhor das hipóteses, inócuas

Thais Ferreira



O site WebEcoist listou as piores ideias já desenvolvidas para salvar o planeta. São invenções tecnológicas e soluções criativas que no papel podem até soar como uma boa solução, mas que, na prática, mostram -se ingênuas, impossíveis, perigosas ou simplesmente ridículas.

Diante de tantos avisos de alerta sobre os riscos que corremos com as mudanças climáticas e o fim dos recursos naturais, é compreensível que muitos pesquisadores tenham novas ideias para tentar conter a destruição da Terra. Mas, ao que parece, há uma grande distância entre o papel e a vida real e o que parece uma solução milagrosa pode se tornar um verdadeiro mico.

1 - Barco movido a energia humana
Uma alternativa aos navios abastecidos com combustíveis fósseis, causadores do aquecimento global, é usar uma espécie de barco em formato de concha que deslizaria sobre as águas do rio movido com a energia do exercício humano. Dentro do "ecobarco" haveria uma academia de ginástica e a energia das pessoas nas esteiras e bicicletas seria usada para impulsionar o meio de transporte. Mas será que essas academias flutuantes seriam uma solução para o trânsito das grandes cidades? A praticidade da ideia é discutível. Será que as pessoas iriam mesmo suar no caminho de encontros e entrevistas de emprego? Os recursos usados para construir a academia valeriam a economia de energia depois? Talvez seja mais fácil ir de bicicleta ou a pé mesmo.



2- Árvores falsas
Wallace Broecker é um cientista apaixonado - e também um pouco maluco. Ele tem um plano desesperado para salvar o planeta: plantar milhões de árvores falsas pela Terra a um custo de 600 bilhões de dólares por ano. As "árvores sintéticas" seriam capazes de absorver o gás carbônico e ajudariam a deter o aquecimento global, assim como as árvores naturais. Apesar de ser respeitado no meio por ser o cientista que cunhou o termo "aquecimento global", seu plano de fixar árvores falsas não está pegando.


3 - A compensação do "pum" das vacas
Quando soltam "puns", as vacas liberam grandes quantidades de gás metano, que é 23 vezes mais poluente do que o gás carbônico. Pesquisadores descobriram, recentemente, que os cangurus, ao contrário, têm "puns" livres de metano devido a uma bactéria ainda não identificada. Eles acreditam que, se os rebanhos recebessem essa bactéria, grande parte da poluição por metano seria evitada. Mas são necessários três anos para isolar a bactéria e ainda não se sabe que impacto que elas causariam na saúde das vacas.


4 - Explodir vulcões
A geo-engenharia já foi considerada coisa de lunático pela ciência, mas não é mais. Agora, os cientistas querem saber o potencial de refrigeração da Terra devido a uma explosão vulcânica proposital. Quando o Monte Pinatabuto, nas Filipinas, explodiu, em 1991, milhões de toneladas de ácido sulfúrico foram liberadas e a atmosfera resfriou. O problema é que os cientistas ainda sabem pouco sobre o mecanismo exato do aquecimento global e criar de propósito catástrofes da natureza pode resultar mais em problemas do que em benefícios. A geo-engenharia não está fora de jogada, mas tem um percurso longo até ser de fato viável.


5 - Usinas de tornados
Desde que ficaram frequentes os tornados com mais de 180 Km/h de velocidade, os cientistas estão trabalhando numa máquina para aproveitar essa energia , que pode chegar a 1 mega-Watt por hora. Um deles já disse saber como criar uma armadilha para captar e manter um tornado ativo, gerando toda a energia de que precisamos. A máquina comercial deve ser viável daqui a cinco anos, mas os riscos de uma invenção como essa são sérios. O tornado "aprisionado" pode sair do controle, destruindo seu "receptáculo" e causando uma grande devastação. O pesquisador considera essa uma preocupação "ridícula" e diz que é preciso apenas dar uma espécie de chicotada com um instrumento próprio para que o tornado volte ao seu espaço definido.




Fim de 'firma reconhecida'


Mais uma bobagem deverá ser extinta da burocracia pública. O Governo Federal pretende acabar com o famoso “reconhecimento de firma”, que atrasa a vida de todo mundo. Em tempos de nova ortografia, o fim da firma reconhecida vem em ótima hora. Afinal, quem, até hoje, não conseguiu ter sua firma reconhecida? Acredito que ninguém, pois era só dar uns trocados a mais e lá vinha uma ficha de um cartório qualquer. Assinava e já tinha a ficha devidamente reconhecida. O Detran é, hoje, um dos órgãos que mais exige tal burocracia. É como as dezenas de carimbos espalhadas nas repartições públicas: carimbo para receber, despachar, tramitar e assim por diante.




*************

Projeto quer acabar com exigência de firma reconhecida

O Ministério do Planejamento preparou um pacote jurídico para reduzir a burocracia nos órgãos públicos. Reconhecimento de firma em cartórios e a exigência de apresentação pela administração de documentos emitidos por órgãos públicos serão abolidos. De acordo com o projeto, ficará dispensado o reconhecimento de firma em qualquer documento produzido no Brasil, apresentado para fazer prova perante órgãos e entidades da administração pública, quando assinado na presença do servidor público a quem deva ser apresentado.

O ministério pretende, ainda, instituir no âmbito do Poder Executivo Federal o princípio da inversão do ônus da prova em favor do cidadão que deva prestar informação que já conste de banco de dados da administração pública. Se determinada repartição exigir do cidadão um comprovante do INSS, o próprio órgão terá que obter o documento.

Fonte: Yahoo Notícias

Reflexão


domingo, 25 de janeiro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 772

Coluna publicada na edição nº 772 do Jornal Diário do Norte

"Mudar o jeito de ensinar não é fácil nem rápido, mas é absolutamente urgente e necessário".

Autor desconhecido

Educação
O Colégio Estadual Coronel Gaspar, o primeiro estadual em Uruaçu, passará por grande transformação, já a partir deste ano. Obedecendo uma diretriz da Secretária Estadual de Educação, que visa otimizar/reordenar espaços físicos em todo o Estado, o colégio deixará de ser de educação formal para ser um espaço artístico, cultural e, porque não dizer, de aprendizagem profissional, com previsão de funcionamento nos três turnos. Seu nome será Centro de Educação e Convivência Artístico, Cultural e Educacional Coronel Gaspar. O colégio que fica na Rua Coronel Aristides, Centro, há alguns metros da Catedral de Santana, dois quarteirões da Avenida Tocantins. Especulações variadas a respeito do destino do educandário foram ventiladas: "vai fechar", "vai municipalizar", "vai virar local para professores fazer projetos"... Mas nada disso é verdade. Segundo a professora Dânia Wobeto, subsecretária regional de educação de Uruaçu, "o projeto, para funcionar, precisa de apoio logístico e funcionará em parceria com o município através de convênio estabelecendo obrigações para o Estado e para a prefeitura de Uruaçu". Ainda segundo Dânia Wobeto, não haverá perdas para os professores e demais profissionais que hoje atuam na escola. "Se temos preocupação com o prédio, por ser pioneiro, ou com o equipamento que tem lá, muito mais com a pessoa do servidor", diz a subsecretária, que conclui: "Ninguém ficará sem emprego, as cargas horárias serão respeitadas, enfim, ninguém será prejudicado de nenhuma forma". Esse reordenamento de vagas já existe em Goiás desde 1999 e, em Uruaçu, foi escolhido o Colégio Estadual Cel. Gaspar por se tratar de uma escola que vem tendo problemas com números de alunos há anos. Segundo a professora Solange Pucci, supervisora técnica pedagógica da Subsecretaria Regional de Educação de Uruaçu, "o Cel. Gaspar tem cinco salas de aula, com capacidade média de 30 alunos em cada, o que daria 450 vagas nos três turnos. Em 2008, o colégio terminou o ano com 188 alunos. Não dá para ficar com todo este espaço físico ocioso. Além disso, esse número de alunos que, supostamente, seria prejudicado pode ser perfeitamente absolvido pelos demais colégios (Polivalente, Vila Dourada ou Aeroporto)". Ambas as educadoras se mostraram otimistas com a transformação da velha escola em um novo espaço artístico e cultural, onde oficinas e cursos diversos deverão ser ministrados, a exemplo: balé, capoeira, dança violão, pintura em tela, manicuro e pedicuro, cabeleireiro, cursinho pré-vestibular, idiomas (inglês, espanhol, francês), artesanato e tantos outros. Segundo Dânia, "a escolha dos cursos e oficinas será feita de forma democrática, através de enquete, onde a própria comunidade dirá quais são seus anseios com relação ao que querem". Que seja bem-vindo! E que efetivamente atenda de maneira satisfatória a comunidade de Uruaçu.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Dia Mundial de Combate a Hanseniase

No dia 25 de Janeiro comemoramos o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, e é a data alusiva, onde, reforçamos o Combate á Hanseníase em todo mundo.
A situação mundial da Hanseníase está ligada à pobreza, má distribuição de renda e a urbanização acelerada, a debilidade dos serviços de saúde e a ausência de política eficiente na área. Apesar de ser uma doença bastante antiga, ainda assola muitos brasileiros.
A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução lenta causada por um micróbio, o bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), capaz de causar deformações no corpo e inutilizar membros, que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Também conhecida como lepra, morféia, mal-de-Lázaro, mal-da-pele ou mal -do-sangue. É uma doença que tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos são eliminados e não há mais chances de contaminação. Os sinais e sintomas da hanseníase são manchas na pele com alteração de sensibilidade, aparecimento de tubérculos e nódulos; dor e espessamento dos troncos nervosos periféricos; e diminuição da sensibilidade e da força muscular. A doença ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos.
A pessoa com sinais e sintomas suspeitos de Hanseníase deve procurar um Serviço de Saúde mais próximo da sua residência ou o seu médico para esclarecimento do diagnóstico. O tratamento dura de seis meses a um ano, dependendo do tipo da doença. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio. Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. E, assim que começa a ser medicado, o paciente deixa de eliminar o bacilo. O tratamento da Hanseníase é feito gratuitamente, sem necessidade de internação. O paciente em tratamento pode conviver com a família, no trabalho e na sociedade sem qualquer restrição.

Dia do Carteiro



Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.


As outras pessoas que quisessem enviar correspondências, tinham de utilizar os serviços de mensageiros, viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos. Só a partir do ano de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. E em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.

Em quase 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas. Os "sedex" - serviços de encomenda expressa - podem entregar uma mercadoria em outro Estado até no mesmo dia. Por outro lado, ainda há distritos onde não há atendimento domiciliar, cujos moradores resgatam suas cartas na paróquia local.

Mesmo em tempos de internet e correio eletrônico, as caixinhas de correspondência não perderam sua função. Estão sempre abarrotadas de publicidades, periódicos e faturas, mas as vezes também nos trazem cartas de longe, de parentes ou conhecidos que ainda não usam correio eletrônico. Precisamos dos carteiros até mesmo para recebermos encomendas de lojas virtuais.

Atualmente, 50 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição de aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente, mantendo o referencial humano desta atividade que se tornou uma das de maior credibilidade junto à sociedade brasileira.

Fonte: Site Ilhado - Imagem meramente ilustrativa

Hail, Hail

Direto do 'túnel do tempo'...
Hail, Hail

Eu implico com estatísticas. Eu sei que elas devem servir para alguma coisa. Mas em quase tudo que elas se metem, ninguém mais consegue conversar. Elas falam alto demais e são grosseiras.

Veja-se o futebol, por exemplo. Não há mais possibilidade de se acompanhar comentários nos intervalos e as análises do final do jogo. Fica aquela chatice de que o time A deu 598 chutes a gol, teve 79% da posse de bola, desarmou o adversário 3.839 vezes e teve 1.345 escanteios a seu favor. Mas perdeu de 1 x 0 pro time B que só deu 3 chutes a gol e mais nada. O velho quem não faz, leva, dito em míseros três segundos já dizia muito mais e melhor do que todas as planilhas desses supostos "experts" em futebol. Não à toa, no chatíssimo campeonato por pontos corridos essas bestas humanas fiquem achando lindo a porcentagem de pontos do campeão, etc. e tal. O futebol não deveria ser chato assim.

E isto é só um exemplo. Em quase tudo as estatísticas se metem para fazer confusão. Na Veja da semana passada, a revista apresenta um economista que "comprovou" por uma batelada de dados, que nos estados americanos em que legalizou-se o aborto, o índice de criminalidade é menor do que nos estados em que o proibem. Brilhante comprovação. Eu não preciso ter uma batelada de dados para afirmar com toda segurança que se legalizarmos os homicídios e os roubos, os índices de criminalidade serão ínfimos. Uma maravilha, não? Há quem adore viver neste mundo de faz-de-conta.

Mas ele vai mais longe. Munido de todos os dados estatísticos possíveis, ele comprova que uma criança indesejada que viva numa família desestruturada, a probabilidade dela vir a ser uma criminosa é muito maior do que numa família estruturada e em que ela foi desejada. Ou seja, melhor se ela tivesse sido abortada. Hitler pensava que se matássemos todos os judeus, também teríamos um mundo melhor.

Só mais um exemplo e eu juro que paro. Nesta sanha imbecil pelo controle de armamentos neste país, houve uma profusão de dados estatísticos que "comprovam" por A mais B a necessidade de proibi-las. Até agora ninguém me respondeu de que forma esses dados são confiáveis se aquele que, portando uma arma de modo legal, ao evitar um crime contra si ou terceiros não registra queixa ou avisa o IBGE?

Eu sou exemplo vivo disto. Saindo de um festa na casa de um colega, acompanhado de mais uns cinco amigos, parou um fuscão azul com quatro sujeitos mais do que mal encarados e vieram caminhando em nossa direção. Um dos meus amigos que possuía arma, na mesma hora a sacou e apontou para os sujeitos, que sem dizerem absolutamente nada deram meia volta e foram embora. Quantas vezes isto já aconteceu? Não se sabe porque não há estatística alguma. Portanto, a estatística apresentada não pode ser levada a sério, mas somente como mais um dado a ser analisado num país em que a polícia não consegue dar segurança à população e o crime organizado comanda mais da metade das grandes cidades do país.

Naquela reportagem da Veja, eles informam que o tal cientista recebeu um importante prêmio por seus "estudos". E a revista dá mais um: o do bom senso. É uma pena realmente que me tenham tirado o direito de portar armas. Ainda bem que logo vão me liberar para matar criancinhas nas barrigas das mães. Tudo de muito bom senso.

Publicado em 25 de janeiro de 2004, às 17h40, por Chico, no Blog Something Stupid

sábado, 24 de janeiro de 2009

Diário de um estômago

"10h - Oh! Outro dia de calor! Será que terei de suportar hoje os mesmos abusos que suportei ontem?

Se for assim, serei obrigado a revoltar-me! Ainda não refeitos de uma refeição engolida às pressas, corremos para o ponto de ônibus, o que requereu tanto esforço de minha parte que estou levando o dobro do tempo para realizar meu trabalho.

Tomara que minha proprietária me conceda uma hora de completo descanso antes de ingerir qualquer coisa!


10h30 - O desejum engolido às pressa não foi o suficiente, e agora ela está comendo amendoim.


10:55hs.= Acabam de cegar dois copos de água gelada. Levarei cerca de uma hora antes de retornar à temperatura normal.


12:00hs= O amendoim foi ingerido aos poucos, mas agora creio que acabou.


12:30hs= Em vez de um almoço constituído de alimentos sólidos e nutritivos, minha proprietária tomou uma gemada fria com grande quantidade de chocolate.


13:10hs= Mais água gelada!


13:40hs= Enganei-me com referência ao amendoim. havia ainda um punha no fundo da bolsa preciso digerí-los aos poucos.


14:05hs= Mais água gelada e ainda chicletes!


15:10hs= Ela está lendo uma novela de horror durante o período de estudos, e isto perturba as minha atividades.


15:20hs= Alguém abriu uma caixa de caramelos e ela começou a comê-los.


16:30hs= Recebi cerca de 250 gr, de caramelo, durante os últimos 60 minutos.


17:00 hs= Ela caba de dizer: " não me sinto muito bem, por certo foi o leite da gemada que estava azedo".


17:30hs= Minha proprietária foi convidada para tomar um refresco, antes de ir para casa. Ela tomou uma soda limonada e saiu correndo para pegar o ônibus.


19:00hs= Batatas fritas, pepinos, pizza, pêssegos enlatados. Que vou fazer agora?


19:40hs= Estamos de sáida para tomar um sorvete de chocolate!


20:30hs= Ao voltar para casa, ela notou que alguém fizera limonada, e bebeu dois copos e isso depois de haver tomado sorvete!


20:40hs= Eu protestei, enviando de volta o sorvete e a limonada.


20:50hs= Devolvi os pêssegos e a pizza também.


21:10hs= Ela foi se deitar. Disse que o sorvete não lhe fez bem.Sua mãe declarou que provavelmente ela sofre do estômago, como seu pai. Já sabia, sobrou para mim.


21:50hs= Ela tomou um anti-ácido, e disse que vai dormir, com certeza não, pois seria ridículo depois de um dia como este dizer-lhe: BOA NOITE!.





Fonte: Blog da Elisabeth Terapeuta

Brasil: 220 mil milhonários

Charge do P. Barbosa - Blog Panorama



Estimativas do Boston Consulting (BCG) indicam que o Brasil está entre os países em que mais cresce o número de milionários. São 220 mil pessoas com, pelo menos, US$ 1 milhão investido. Juntos, estes brasileiros têm US$ 1,2 trilhão aplicado no mercado financeiro.


Há dois anos, os brasileiros que faziam parte deste grupo eram apenas 130 mil, o que representa um crescimento quase 70% na base de milionários.


Segundo o BCG, as fortunas mundiais, incluindo as dos brasileiros, cresceram 3% menos que o esperado devido à crise financeira nos EUA. No entanto, os ricos tornaram-se ainda mais ricos.




sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Homens e tarefas do lar


Por: Marília Juste


Atenção, mulherada! Essa é para quem já cansou de tentar convencer o maridão a ajudar nas tarefas do lar. Quem sabe agora ele mude de idéia.

Um estudo divulgado nos Estados Unidos revela que os homens que colaboram mais com a limpeza da casa fazem mais sexo. É isso mesmo. A informação é da agência de notícias Associated Press.

O relatório feito pelo Conselho sobre Famílias Modernas reuniu dados de diversas pesquisas e descobriu que os homens americanos aprenderam a lição e estão ajudando mais as esposas. Um dos estudos mostra que a contribuição masculina para as tarefas do lar dobrou nos últimos 40 anos. Outro diz que, no mesmo período, os maridos triplicaram o tempo que passam com os filhos.

A mudança é mais significativa entre as famílias onde tanto pai quanto mãe trabalham o dia inteiro. Algumas mulheres dizem até que seus relacionamentos são completamente igualitários quando o assunto é cuidar do lar.

“Nós dois sempre falamos sobre como temos sorte de ter encontrado alguém disposto a fazer mais do que é preciso”, contou à AP Mary Melchior, que trabalha na Organização Nacional para Mulheres dos EUA e que divide com o marido advogado a árdua tarefa de cuidar de seus filhos trigêmeos de três anos.

“Ele faz o café e cuida da roupa suja. Eu conserto as coisas na casa”, diz ela.

Além da percepção de que o mundo mudou, no entanto, outro fator pode estar sendo levado em conta pelo maridão. Para o psicológo Joshua Coleman, a divisão justa das tarefas do lar tem como resultado direto um casamento mais feliz e mais sexo.

“Se o homem ajuda em casa, a mulher entende que ele realmente se preocupa com ela. Ele não a trata como empregada”, diz Coleman. “Quando uma mulher está estressada porque a casa está uma bagunça e o homem fica sentado no sofá enquanto ela passa o aspirador de pó, ela não vai entrar no ‘clima’”.

Agora, mulheres, vocês já sabem o que fazer. É só imprimir essa página e deixar “sem querer” na mesa da sala e esperar. Tudo indica que ele vai ter um súbito interesse em lavar a louça do jantar esta noite.


Fonte: Site Mulher Criativa

Aciau - Diretoria 2009-2010

Diretoria Aciau


Na noite de 21 de janeiro, a nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau) Biênio 2009/2010, tomou posse.


A solenidade foi no salão de festas 4 de Julho e os novos dirigentes são:


presidente: Claudinea Braz Theodoro - empresária da educação;

vice-presidente: Wander Gonçalves Silva Santos - Lojas Maranata;

1º secretário: Vânia Almeida - Art's Coração de Maria;

2º secretário: Joveny Magalhães de Sá - Centrius Hotel;

1º tesoureiro: Alécia Nogueira - Casa de Carne Tocantins;

2º tesoureiro: Lucio Baltazar Lopes Junior - Nacional Pneus;

diretor para assuntos de comércio: Ronan Carlos da Costa - Pneus Forte;

diretor para assuntos de indústria: Luciano Giacomelli - GPI Embalagens;

diretor para relações públicas: Rosália José da S. Moreira - Morenta Supermercado;

diretor para assuntos fiscais: Laides dos Santos - RB Materiais Para Construção;

diretor para assuntos jurídicos: Roberto Rezende Jordão - advogado; e,

diretor do SCPC: Ronnie Frank Santos - Motonasa.


No Conselho Fiscal:

Élio Cunha - Acepeças,

Antônio Rubens da Silva - Araguaia Moto Honda,

Ozires Ribeiro da Silva - Agrimax Transportes,

Ozanan Divino Ferreira- Frigorífico Dom Garrote e

Theodoro Genésio Antônio - UVG/EADCON.

Passando a Régua - Ed. n. 771

Coluna publicada na edição nº 771 do Jornal Diário do Norte

"Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso".

Shakespearey

Religião
21 de Janeiro - Dia Mundial da Religião - Diante da diversidade de dogmas e culturas, torna-se muito difícil conceituar um assunto como religião. A palavra se originaria do latim Religare, significando o laço que liga o homem à divindade. Pode-se afirmar que o princípio das religiões se baseia na crença de uma força inteligente sobrenatural, considerada como criadora do Universo, e na continuidade da vida após a morte através da existência de outros planos que não o físico. É um conceito amplo, com o qual os pesquisadores trabalham. Sem dúvida, os crentes de cada religião teriam definições bem mais adequadas para suas crenças. Pode-se dizer também que a religião é um conjunto de regras e doutrinas, pelas quais o crente se guia e molda suas atitudes. Ou ainda, que é um sistema específico de pensamento ou crença a envolver princípios filosóficos, éticos e metafísicos. (Fonte: http://www.brasilescola.com/)

Sem Deus
Americano quer tirar Deus de juramento de posse de Obana - Diversamente do que aconteceu com os outros líderes do Executivo do país, quando Barack Obama assumir o cargo, no próximo dia 20, talvez ele não possa repetir a expressão "So help me God" (algo como "E que Deus me ajude!") que sempre conclui o juramento formal da posse dos presidentes dos EUA. Caberá essa decisão a uma corte distrital da capital, Washington, quando julgar o pedido do advogado Michael Newdow, ativista ateu que busca tirar referências religiosas de práticas do governo do país. Segundo ele, com a menção a Deus, incluída pela Suprema Corte, os cidadãos de outras crenças são excluídos do discurso que deveria ser representativo de toda a população do país. Se depender de Newdow, também as cédulas de dólar - a moeda dos EUA - deverão perder a frase que as encima "In God we trust" (Nós confiamos em Deus). (Fonte:
http://www.diocesedeuruacu.com.br/)

Espiritismo
"Assim como os universos foram criados pela palavra de Deus, assim também nossos pequenos mundos individuais são criados pelas nossas palavras. E as palavras são a manifestação dos pensamentos, a fim de criar um mundo de paz e beleza, de saúde e felicidade, através de palavras amáveis e delicadas, corteses e animadoras. Lembre-se de que, uma vez proferida uma palavra, nada mais a destrói.", texto de Carlos Torres Pastorino, publicado no livro Minutos de Sabedoria, da Editora Vozes. Em Niquelândia, respeitando-se a este preceito, o Grupo Espírita A Caminho da Luz convida aos interessados a participarem dos estudos desta doutrina, para suas reuniões.

Abaixo-assinado
"Queremos Engenharia Civil no Cefet de Uruaçu-GO" é o título do abaixo-assinado que está na internet:
www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3528.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reflexão - A vida em quatro desenhos...

A Pancada Anual no BBB

Big Brother Brasil
.

É hoje!

Quase não conseguia mais esperar. Quase morri de tanta ansiedade.

Ele está de volta! Que alegria invade meu coração ao saber que no dia de hoje, 13 de Janeiro do ano de 2009 após o nascimento do célebre JC, começa a nona edição do Big Brother Brasil. Nossa. Mal posso esperar. Pensei em pedir dispensa do trabalho para os preparativos.

Pra que preparativos? Ora! Pro momento que emociona a todos, quando Pedro Bial, que um dia já prestou pra alguma coisa, entra na tela e dá início aos trabalhos.

Então, vou logo começar a meter o pau nessa porcaria, pois se não podem pensar que enlouqueci e passei a gostar mesmo desse enorme monte de porcaria (pra não dizer outra coisa). Tudo bem. Toda a futilidade que a maioria das emissoras transmite pode ser um dos poucos meios de entretenimento que o povo tem, e tendo em vista isso, quem sou eu pra dizer a uma pessoa que trabalhou o dia todo que ela não deve ver fofocas ao vivo, intrigas, jogos sujos de um contra o outro? Quem sou eu pra fazer isso, né? Quem sou eu pra dizer que funk carioca é uma das piores coisas que já fizeram musicalmente? Quem sou eu pra dizer que os programas dominicais apresentados pelos senhores Faustão, Gugu, Silvio Santos, Raul Gil e afins, são fator decisivo na alienação da massa tupiniquim? Não sou ninguém. Opá! Peraí caceta!!! Eu sou alguém sim. E desculpem, mas aqui eu digo o que quero.

Assim como esses programas dominicais que citei, o BBB diariamente emburrece grandiosamente as pessoas à frente da tela do televisor, ansiosas por tomar conta da vida dos outros, nada mais. Gente boa… Vocês já fazem isso diariamente, tomam conta da vida de todo mundo, falam mal toda vida, é a vizinha, a colega de trabalho, da escola, faculdade, até da própria família também falam, enfim, não é nada que seja novidade. Então me expliquem: Por quê??? Por que diabos esse monte de lixo tem prestígio? Homens que assistem (ou nem tão homens assim), dizem que é pelas “gostosas”. Rapazes, garanto que existem fontes muito melhores para que vejam as “gostosas” que nunca chegarão nem perto. E quanto às mulheres? Bom, essas (e alguns homens não tão homens assim), querem saber da vida das pessoas. É cômico e nauseante ao mesmo tempo como as pessoas comentam tudo no dia seguinte. “Fulana é uma vagabunda!”. “Sicrano é um safado fdp!”. “Você viu o que ela fez, menina? Que absurdo!”. Ahhhhh… Façam o seguinte: Arrumem algo construtivo pra pensar pelo amor de Santa Dona Maroca, protetora de todas as fofoqueiras (e fofoqueiros nem tão homens assim).

Abra um livro. Vá ao teatro. Caminhem. Joguem buraco. Tomem cerveja. Ouçam música (funk e axé não vale). Façam um campeonato de quem tira a maior bolinha de nariz… Sei lá. Todo mundo tem o mínimo de criatividade original de fábrica pra arrumar alguma coisa no mínimo cinquenta vezes melhor do que essa porcaria de BBB que enche ainda mais o bolso de um monte de gente que nem tem mais espaço nos bolsos de tanta bufunfa.

O lance é que eu não podia deixar de dar minha porrada anual no BBB. Odeio tanto a porcaria que passa na tevê (todas as porcarias) que quando aparece outra causando alvoroço na população, não posso deixar de dizer: Você que assiste ao BBB e qualquer outra porcaria da tevê, lamento informá-los, mas estão aumentando sensivelmente seu grau de ignorância e estupidez. Mas olha a notícia boa: Existe salvação! (e não tem nada a ver com aceitar JC no coração ;-)).

Enfurecido, me despeço.




Alguns Comentários

"Mano tu ta bem revoltado quanto a isso, porem, concordo com você mas não sou tão critico só a TV, mas com musicas do nipe “cabecinha tudo”, ou revistas que falam da vida dos atores, a TV ta indo no embalo da imbecilidade que nos atinge." Robertinho

"Os números sempre ajudam, se no Brasil temos 128 milhões de eleitores e quase 100% desses possuem ou tem acesso a TV e partindo do principio que somente 4,5 milhões possuem terceiro grau completo. Podemos concluir que vivemos num pais de ignorantes.Num país de maioria esmagadora de ignorantes os programas de TV são feitos para? Acertou, ignorantes…" Leo

"A verdade é que realmente é bem mais lucrativo manter a maioria com a mente cheia de nada, pq assim qualquer imbecíl com um mínimo que seja de esclarecimento pode iludir essa maioria com suas cabecinhas cheias de material fétido!!!" Anthony

"O triste é pensar que, geralmente, resenhas criticando o BBB e afins quase nunca são lidas (ou compreendidas) pelas pessoas que curtem BBB e afins." Cipriano Amauri

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dez alimentos que seguram a fome

Aqueles com bastante água na composição ajudam na sensação de saciedade


Fazer dieta não é tarefa fácil para ninguém. A sensação de fome é a pior e pode acabar com o humor da pessoa mais doce. Para fazer um regime e sentir menos vontade de comer, o ideal é fazer uma combinação com os alimentos que incentivam a sensação de saciedade.


Confira abaixo uma lista de dez alimentos que ajudam, e muito, na dieta. E confira outras 15 opções no site da revista BOA FORMA.



Ovo
Ele é fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.


Arroz integral
Esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.


Farelo de trigo
Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranqüilo.


Cenoura
A textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue muito. Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.


Tofu
Esse queijo feito à base de soja carrega apenas 40 calorias em 100 g, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pequena, também ajuda a domar a fome.


Folhas verdes
Campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.


Damasco
Desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fi ca por conta das fibras.


Soja tostada
Além das fibras, tem isoflavonas (hormônios naturais), zinco, vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que equilibram os hormônios femininos. E os hormônios influem muito na gula.


Melancia
Essa fruta tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.


Limonada
O azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.



terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Escola Estadual Coronel Gaspar


Foto: Carzem



Comissão de elaboração do Projeto da Escola de Arte em Uruaçu visita o Naly Deusdará

Foto: Site SREU


A Comissão de elaboração do Projeto de Implantação da Escola de Arte Cel. Gaspar, Uruaçu, realizou no dia 12 de janeiro, visita no Espaço de Educação e Convivência Juvenil Naly Deusdará, no Parque das Laranjeiras, em Goiânia, para conhecimento dos processos de organização, planejamento e da metodologia aplicada nas oficinas e projetos desenvolvidos naquele local.


Participaram desta visita, a subsecretária, Dania Wobeto; a Supervisora Técnica Pedagógica, Solange Pucci; a Supervisora Técnica Operacional, Divina Maria; a assessora, Maisa Maria; a dupla pedagógica, Claudia Regina; a coordenadora da matrícula, Heliane Braga; o Secretário Municipal da Educação, André Luiz da Silva; e os professores Michel Ávila, Maria Oenes e Joscilda, da Escola Cel. Gaspar.


A Escola de Arte será um espaço criado para o aprendizado de variadas linguagens das artes e da cultura, informática, dentre outras oficinas a serem previstas no projeto.


8 jeitos de mudar o mundo

A Declaração do Milênio foi aprovada pelas Nações Unidas em setembro de2000. O Brasil, em conjunto com os países-membros da ONU, assinou o pactoe estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade doPlaneta.

Os Objetivos do Milênio são um conjunto de 8 macro-objetivos, a serematingidos pelos países até o ano de 2015, através de ações concretas dosgovernos e da sociedade.

São a agenda do Planeta, a agenda da Humanidade.

São a agenda do Brasil. A agenda de cada um de nós.

Se sua Empresa [você] ainda desconhece este assunto, saiba mais em:

Nós Podemos


Fonte: DRSERGIO.COM.BR

8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

As "8 Metas" serão os parâmetros para que cada brasileiro faça algo na sua comunidade, no seu espaço de atuação e de vivência, doando-se um pouco mais num projeto nacional de solidariedade e ajudando a transformar a sociedade em que vive e melhorar a qualidade de vida de sua região.
QUAL É O SEU JEITO?
É só procurar uma escola, um posto de saúde, uma ONG, que você vai saber qual é o seu jeito, em que área você pode ajudar.

Acredite, o melhor é que você pode participar aí, no seu bairro, onde você vive.

Juntos - governos, empresas, organizações sociais e cidadãos como você - nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, o nosso país. Eu posso, você pode, nós podemos mudar o mundo.

Participe, discuta, faça!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 770

Coluna publicada na edição nº 770 do Jornal Diário do Norte

"O fracasso fortifica os fortes".

Saint-Exupéry

Literatura
Reflexões de Fé e Cultura intitula o primeiro livro do Pe. Crésio Rodrigues da Silva, lançado no dia 6 de janeiro, no auditório do SIM, em Uruaçu. 160 páginas contendo 80 diferentes reflexões sobre fé e religião; comunidade, vocação e missão; celebrando; santos, anjos e mártires; religião, seitas e mercado; política, economia e povo; relações humanas, educação e cultura; família e trabalho e modernidade. Diversas autoridades presenciaram o evento. Parabéns, Pe. Crésio!

Deferência
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Uruaçu Francisco Carlos de Carvalho, o Chiquinho do Ouro, como é mais conhecido, foi muito feliz em seu pronunciamento na noite de lançamento do livro do Pe. Crésio, quando, em meio a mais alta representatividade de intelectuais de Uruaçu e região, além da imprensa, pediu ao prefeito de Uruaçu, também presente, que crie a Secretaria Municipal de Turismo! Chiquinho foi fortemente aplaudido por aqueles que verdadeiramente entendem o sentido do seu pedido e a importância da futura secretaria.

Enquete
Perguntados sobre "Quem foi o melhor prefeito de Uruaçu nos últimos 30 anos?", na Comunidade Uruaçu - Orkut, eis as respostas: Sr. Carlin - Adm. 1977/1983 e Sr. Mozart - Adm. 1983/1989, com 3%; Luiz Pauferro - Adm. 1989/1993, com 23%; Zé Alvorada - Adm. 1993/1996, com 5%; Dr. Edmundo Filho - Adm. 1997/2000, com 13%; Marisa - Adm. 2001/2004, com 3%; e, Marisa - Adm. 2005/2008, com 48%. O resultado foi fruto da participação de 61 internautas e a pesquisa foi encerrada dia 31 de dezembro último. (Fonte: http://www.orkut.com.br/)

Endereçamento
Quer agilidade na entrega de suas correspondências? Ajude os Carteiros na nobre missão de fazer sua correspondência chegar ao destino. Como? Comece endereçando corretamente. O endereçamento adequado começa pela forma de tratamento de cortesia, seguindo-se pelos elementos na seguinte ordem: nome do destinatário; tipo do logradouro + nome do logradouro + número do lote + complemento (se houver); nome do bairro; nome da cidade + sigla do Estado; e, CEP. Lembre-se sempre de colocar um abaixo do outro.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

sábado, 10 de janeiro de 2009

20 Dicas para o Sucesso

I - Elogie 3 pessoas por dia.

II - Tenha um aperto de mão firme.

III - Olhe as pessoas nos olhos.

IV - Gaste menos do que ganha.

V - Saíba perdoar a si e aos outros.

VI - Trate os outros como gostaria de ser tratado.

VII - Faça novos amigos.

VIII - Saíba guardar segredos.

IX - Não adie uma alegria.

X - Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.

XI - Sorria.

XII - Aceite uma mão estendida.

XIII - Pague suas contas em dia.

XIV - Não reze para pedir coisas. Reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem.

XV - Dê às pessoas uma segunda chance.

XVI - Não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso.

XVII - Respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas.

XVIII - Dê o melhor de si no seu trabalho. Tenha prazer em fazer bem feito.

XIX - Seja humilde, principalmente nas vitórias.

XX - Jamais prive uma pessoa de esperança. Pode ser que ela só tenha isso.

Lápis ecologicamente correto



Esse conceito não é recente, mas achei super bacana mostrar. É uma criação gringa assinada por Zeev Zohar, e apresenta uma idéia bem simples: um lápis que gera uma árvore. Isso mesmo! O lápis vem com uma semente alojada em sua extremidade superior e quando ele estiver no “cotoco”, é só plantá-lo.



Fonte: Site Ah! Tri Né!

Reflexão: Impunidade


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Livro Reflexões de Fé e Cultura

Livro do Pe. Crésio

O Pe. Crésio Rodrigues fez o lançamento do seu livro Reflexões de Fé e Cultura.

O livro é composto de vários artigos distribuídos nas seguintes seções; Fé e Religião; Comunidade, Vocação e Missão; Celebrando; Santos, Anjos e Mártires; Religião, Seitas e Mercado; Política, Economia e Povo; Relações Humanas, Educação e Cultura; Família e Trabalho e Modernidade.

É um livro que ajuda muito na reflexão e pode ser usado para reflexões em grupos e consultas para preparar palestras.

Os interessados em adiquirir o livro poderão fazer contato com a secretaria paroquial da Paróquia São Sebastião, Uruaçu - Tel. 62-3357 1168.


Fonte: Portal Diocesano


***** ***** ***** ***** *****

Fotos: Marcello Jr.







segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 769


* Coluna publicada na edição nº 769 do Jornal Diário do Norte

"A hora mais escura da noite é justamente aquela que nos permite ver melhor as estrelas".

Charles A. Beard

2009
Um novo ano vem aí! O que nos espera? Para começar, novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores tomarão posse: mudança político-administrativa! Também teremos mudanças em várias paróquias da Diocese de Uruaçu com padres sendo alternados: mudança religiosa! Início de novos acordos coletivos, novas metas... Neste momento de festas e espera pelo ano novo, devemos refletir sobre o bem que queremos, o bem que fizemos, o bem que omitimos... O novo ano será melhor à medida que eu ou cada um de nós formos melhores. O 2009 que nos espera não será maior ou menor do que aquele que idealizarmos! Pensemos bem! Sejamos bons! Façamos o melhor! Construamos a paz!

Agende
Dia 3 de janeiro de 2009 no Parque de Exposição Agropecuária de Uruaçu o Grupo Teatral Limpando o Olho estará apresentando, a partir das 16 horas, o 'Show da Alegria'!

Agende II
O XXV Congresso Espírita do Estado de Goiás acontecerá no período do Carnaval (21 a 24 de fevereiro de 2009), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Tradicional no movimento espírita brasileiro, o congresso espírita de Goiás completará em sua próxima edição 25 anos - Jubileu de Prata! Será uma grande festa. Oportunidade para aprendizado, reencontrar os amigos e confraternizarmos uns com os outros. Como nos anos anteriores, o congresso será transmitido aos internautas de todo o mundo pelo site da TVCEI (
www.tvcei.com). Para este Congresso as inscrições serão feitas pela internet, no site da FEEGO (www.feego.org.br), desde o último dia 15 de dezembro. As Casas Espíritas e Postos poderão fazer as inscrições dos participantes que não tiverem acesso à mídia eletrônica. Quaisquer dúvidas a respeito das inscrições solicitamos entrar em contato com a Federação Espírita do Estado de Goiás pelo telefone 0xx62-3281-0200 ou e-mail congresso@feego.org.br .

Parabéns!Negrito
Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu, aniversariante do dia 25 de dezembro!

Cultive amizade
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eles saibam e sintam que os adoro, embora não declare e não os procure sempre." Vinícius de Morais


_______________________________________________


Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

sábado, 3 de janeiro de 2009

Feriados 2009


1/1/09 (quinta-feira) - Confraternização Universal
24/2/09 (terça-feira) - Carnaval
10/4/09 (sexta-feira) - Paixão de Cristo
21/4/09 (terça-feira) - Tiradentes
1/5/09 (sexta-feira) - Dia do Trabalho
11/6/09 (quinta-feira) - Corpus Christi
7/9/09 (segunda-feira) - Independência do Brasil
12/10/09 (segunda-feira) - Nossa Sra Aparecida - Padroeira do Brasil
2/11/09 (segunda-feira) - Finados
15/11/09 (domingo) - Proclamação da República
25/12/09 (sexta-feira) - Natal

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Ministério Público

Soneto da Separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Vinicius de Moraes

Quem foi o melhor prefeito de Uruaçu nos últimos 30 anos?

Enquete

Perguntados sobre “Quem foi o melhor prefeito de Uruaçu nos últimos 30 anos?”, na Comunidade Uruaçu – Orkut, eis as respostas:

1º lugar: Marisa - Adm. 2005/2008, com 47%

2º lugar: Luiz Pauferro - Adm. 1989/1993, com 22%

3º lugar: Dr. Edmundo Filho - Adm. 1997/2000, com 14%

4º lugar: Zé Alvorada - Adm. 1993/1996, com 4%

5º lugar: Sr. Carlin - Adm. 1977/1983, Sr. Mozart - Adm. 1983/1989 e Marisa - Adm. 2001/2004, com 3% cada

Sr. Carlin - Adm. 1977/1983 ..... 3%

Sr. Mozart - Adm. 1983/1989 ..... 3%

Luiz Pauferro - Adm. 1989/1993 ..... 22%

Zé Alvorada - Adm. 1993/1996 ..... 4%

Dr. Edmundo Filho - Adm. 1997/2000 ..... 14%

Marisa - Adm. 2001/2004 ..... 3%


Marisa - Adm. 2005/2008 ..... 47%
O resultado foi fruto da participação de 61 internautas e a pesquisa foi encerrada dia 31 de dezembro último.