Autoria: Janete Clair
Direção: Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes
Direção geral: Roberto Talma
Período de exibição: 29/03/1982 – 09/10/1982
Horário: 20h
Nº de capítulos: 166
Trama / Personagens:
- A trama principal de Sétimo Sentido gira em torno da paranormal Luana Camará (Regina Duarte). Luana é uma jovem professora, tímida e discreta. Nasceu em Casablanca, no Marrocos, mas é filha de brasileiros. Durante o período Vargas, seus pais se viram obrigados a sair do país por problemas políticos. Muito ricos, deixaram a fortuna nas mãos de Antônio Rivoredo (Carlos Kroeber), melhor amigo do pai de Luana. Alguns anos depois, Luana perde os pais e está certa de que reaverá seu patrimônio, mas Antônio Rivoredo não devolve os bens da jovem, como havia prometido. No início da história, Luana está de malas prontas para vir ao Brasil com o objetivo de recuperar a fortuna de sua família, roubada pelos Rivoredo.
- O braço direito de Antônio Rivoredo é Tião Bento (Francisco Cuoco), principal mentor das trapaças contra os Camará. Ainda nos capítulos iniciais, Antônio morre, e o ambicioso Tião fica de olho na direção das empresas e no dinheiro de Rivoredo, tornando-se o principal antagonista de Luana. Mau-caráter e muito sedutor, Tião Bento trabalha como empresário, mas sonha em ser ator. Fã de Errol Flynn, vive interpretando cenas de filmes famosos e anseia por uma oportunidade de entrar no meio artístico. Metido a Don Juan, tem uma curiosa mania: guarda sempre um pé de sapato das mulheres que seduz.
- Tião Bento enfrenta a oposição de uma outra mulher: Sandra Rivoredo (Natália do Vale), a filha mais velha de Antônio, criada para substituir o pai nos negócios. É a presidente das Indústrias de Gêneros Alimentícios Catarina e faz tudo para afastar Tião da direção da empresa. Bom-caráter e responsável ao extremo, chega a abdicar de sua vida pessoal em prol dos negócios.
- Outro personagem que cruza o caminho de Luana Camará é Rudy (Carlos Alberto Ricelli), filho de Antônio e Santinha Rivoredo (Eva Todor). Rudy desperta a paixão de Luana, mas o caminho não está livre para ela, pois ele é casado com a possessiva Helenice (Beth Goulart). Apesar disso, Rudy também fica balançado com Luana, o que acaba piorando sua relação com a mulher, que já não estava boa. Esportista reconhecido, Rudy gosta de liberdade. É muito aventureiro e sempre se destacou pela ousadia. Helenice, no entanto, critica a postura do marido, pois sente muito medo de sua profissão que, muitas vezes, coloca a própria vida em risco. Os dois brigam muito por conta disso, desgastando o relacionamento dia após dia.
- As relações familiares dos Rivoredo são algumas das tramas paralelas de Sétimo Sentido. Completam o núcleo ligado à família o caçula Tony (Paulo Guarnieri), Valério (Armando Bógus), novo marido de Santinha, e Harold Bergman (Fernando Torres), irmão da matriarca. Tony é um típico jovem da zona sul carioca: alegre, extrovertido e cheio de vida. Valério é um ator medíocre, sempre escalado para desempenhar papéis secundários. Após casar-se com Santinha, no entanto, sua carreira ganha um impulso, graças aos financiamentos de filmes feitos pela própria mulher. Harold, por sua vez, é um arqueólogo milionário, diretor de uma companhia de pesquisas submarinas. Tem adoração pelos sobrinhos e exerce muita influência sobre eles.
- Para reaver seus bens, Luana conta com a ajuda de Danilo Mendes (Cláudio Cavalcanti), jornalista que sonha ser cineasta. Em meio a tantos obstáculos, Luana fica desmotivada e decide voltar para sua cidade natal, Casablanca. A novela dá uma reviravolta quando a protagonista retorna ao Brasil encarnando a personalidade da falecida atriz italiana Priscila Capricce. Luana, que já manifestava sinais de paranormalidade, acaba sofrendo uma transformação radical e seu corpo é tomado pelo espírito da atriz. Extrovertida, sensual e esfuziante, Priscila não lembra Luana em nada, a não ser fisicamente.
- A trama se complica ainda mais quando Priscila consegue seduzir o principal rival de Luana, Tião Bento, e os dois acabam se casando, numa das cenas de maior destaque da novela. A cerimônia é realizada numa comunidade cigana à qual Luana havia se integrado antes de transformar-se em Priscila. Os dois chegam ao local da festa montados em cavalos brancos. Ao som de violinos, entre ciganos, os dois dançam durante horas.
- Em determinados momentos da história, o espírito de Priscila deixava o corpo de Luana. Em uma dessas vezes, Luana procura por Célia (Jacqueline Laurence), uma parapsicóloga sensitiva com quem ela decide fazer uma série de terapias de regressão. Célia diz a Luana ser preciso saber o que Priscila deseja para depois enfrentá-la. Duas importantes revelações são feitas. Primeiro: descobre-se que Luana e Priscila foram irmãs gêmeas em outras vidas, Luciana (Luana) e Maria Pia (Priscila). Maria salvara a vida de Luciana, criando assim, uma dívida de gratidão com a irmã, que seria resgatada no presente. A segunda revelação feita ao telespectador é que Priscila luta para descobrir o paradeiro de sua filha, por isso seu espírito não deixa o corpo de Luana. Célia consegue descobrir que Priscila deixará Luana em paz se ela conseguir localizar a menina.
- Tião Bento, por sua vez, começa a ficar irritado com as repentinas mudanças no comportamento de sua mulher, que ele acredita ser Priscila. Ao descobrir que a verdadeira Priscila Capricce falecera há um ano e que sua mulher, na realidade, é Luana Camará, Tião mostra-se disposto a ajudá-la. Ele entra em contato com a parapsicóloga Célia e revela que, na realidade, sempre amou Luana, e não Priscila. A partir daí, Tião transforma-se no maior aliado e protetor da protagonista. Luana, no entanto, lembra a Tião que continua apaixonada por Rudy. Mesmo assim, ele não desiste de lutar pelo seu amor.
- Através de um sonho, Luana descobre o nome do orfanato onde a filha de Priscila está. Tião vai em busca da menina, junto com sua avó materna, Augusta (Heloísa Helena), e consegue encontrar Cila (Gabriela Bicalho), a filha de Priscila. Ao ficar cara a cara com Cila, Luana imediatamente volta a ser Priscila. Emocionada, ela diz à filha que Tião é seu novo pai. Célia convence Priscila a abandonar o corpo de Luana, lembrando que seu tempo de vida terminou, e ela promete deixá-la definitivamente livre.
- Enquanto isso, com a ajuda do advogado Pratini (Reinaldo Gonzaga), Danilo luta para levar o caso de Luana adiante. Ele consegue ter acesso a documentos que provam que a família Camará é proprietária legítima do patrimônio dos Rivoredo e entra com uma ação reivindicando os bens de Luana. No dia do julgamento, penúltimo capítulo de Sétimo Sentido, Janete Clair mobilizou o público, centrando o debate sobre o fenômeno da dupla personalidade. Em vários momentos Luana volta a ser Priscila, para desespero de Célia, que luta para libertar Luana do espírito da atriz em pleno tribunal.
- A surpresa fica por conta de Tião Bento. Ao ser chamado para depor, Tião diz ao juiz que, de fato, Antônio Rivoredo assinou um contrato se comprometendo a devolver as Indústrias Catarina a Agenor Camará e exibe o verdadeiro documento. Luana ganha a causa na Justiça e recupera todo seu patrimônio.
- No último capítulo da novela, para tristeza de Rudy, Luana decide ficar com Tião, e os dois se casam. Passam-se dois anos e a última seqüência da história mostra Tião e Luana brincando no jardim com o filho, Sebastião, formando uma família feliz.
- Entre outros personagens marcantes de Sétimo Sentido estava Gisa (Tamara Taxman), a caminhoneira filha de Tomaz (Ênio Santos), jardineiro da família Rivoredo. Bonita e extremamente franca, ela entrou para a lista de “mulheres do povo” criadas por Janete Clair, como Chica Martins, de Fogo sobre Terra (1974), Ana Preta, de Pai Herói (1979) e Maria-Faz-Favor, de Coração Alado (1980). Na época, Janete Clair divulgou que sentia necessidade de ter em seus enredos uma espécie de porta-voz do povo, aquele personagem que diz o que todos gostariam de dizer.
Produção:
- Sétimo Sentido teve cenas gravadas em Casablanca, no Marrocos. A equipe de produção, no entanto, encontrou algumas dificuldades durante as gravações devido a uma lei que proibia a filmagem de lugares públicos. A solução foi viajar a lugarejos próximos da cidade para fazer algumas externas.
- A equipe de figurino, liderada por Marco Aurélio, caprichou no visual de Regina Duarte para mostrar a diferença radical entre as duas personagens que a atriz interpretava. A discreta Luana usava roupas simples e poucos acessórios, ao contrário da exuberante Priscila, que parecia estar sempre pronta para uma festa.
- A maquiagem também ajudou a marcar a diferença entre as duas personalidades. Quando Luana se transformava em Priscila, entravam em cena cílios postiços, batons de cores forte e muito blush.
Curiosidades:
- Em Sétimo Sentido, Janete Clair volta ao tema da dupla – ou mesmo múltipla – personalidade, já explorado pela autora em outras novelas como Irmãos Coragem (1970), em que Glória Menezes vivia Lara, uma mulher que assumia duas outras personalidades, e Selva de Pedra (1972), na qual Simone, também papel de Regina Duarte, assumia a identidade de Rosana Reis.
- Regina Duarte e Francisco Cuoco voltaram a fazer par romântico em uma novela de Janete Clair. A primeira vez foi em Selva de Pedra, no ano de 1972.
- Desde o primeiro capítulo, Sétimo Sentido sofreu diversos cortes impostos pela Censura Federal. Até cenas de beijos entre Luana e Rudy, ou entre ela e Tião Bento, foram proibidas. Na época, Janete Clair reclamou pela imprensa que a arbitrariedade dos cortes deixava a trama “sem pé nem cabeça”. Apesar dos problemas, Sétimo Sentido fez sucesso entre os telespectadores, garantido também pela empatia da dupla Regina Duarte e Francisco Cuoco.
- Para escrever as cenas de Luana, Janete Clair contava com a assessoria da parapsicóloga nicaragüense Telma Tablada. Diversos estudiosos do espiritismo, no entanto, criticaram a trama criada por Janete Clair. Alegavam ser impossível a possessão de um espírito sobre uma pessoa durante tanto tempo. A autora afirmou ter estudado durante um ano temas relativos à paranormalidade, parapsicologia, espiritismo e inconsciente e divulgou em diversas entrevistas à imprensa que, apesar de tentar manter o compromisso com a realidade, estava escrevendo uma ficção.
- Através da novela, a autora fez uma homenagem ao marido, o dramaturgo Dias Gomes. Em determinado momento da história, a atriz Priscila Capricce está em cartaz com a peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes. Priscila interpretava Branca Dias, personagem vivida por Regina Duarte no teatro, em 1978. A cena de Priscila como Branca foi marcante.
Trilha sonora:
- A trilha sonora de Sétimo Sentido traz pérolas da música brasileira, a começar pelo tema de abertura, Vitrines, de Chico Buarque. Disse Alguém, versão de Haroldo Barbosa da canção All of Me, de Seymour Simons e Gerald Marks, na voz de João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil, e Atiraste uma Pedra, de Herivelto Martins e David Nasser, na voz de Maria Bethânia, também faziam parte da seleção. A trilha nacional contava ainda com Atlântida, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Esotérico, de Gilberto Gil, e Charme do Mundo, de Marina Lima e Antônio Cícero, na voz de Marina.
- A trilha sonora internacional também trazia sucessos da época, como Chariots of Fire, tema do filme de mesmo nome, How Long, de Rod Stewart, e Empty Garden, de Elton John.
Direção: Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes
Direção geral: Roberto Talma
Período de exibição: 29/03/1982 – 09/10/1982
Horário: 20h
Nº de capítulos: 166
Trama / Personagens:
- A trama principal de Sétimo Sentido gira em torno da paranormal Luana Camará (Regina Duarte). Luana é uma jovem professora, tímida e discreta. Nasceu em Casablanca, no Marrocos, mas é filha de brasileiros. Durante o período Vargas, seus pais se viram obrigados a sair do país por problemas políticos. Muito ricos, deixaram a fortuna nas mãos de Antônio Rivoredo (Carlos Kroeber), melhor amigo do pai de Luana. Alguns anos depois, Luana perde os pais e está certa de que reaverá seu patrimônio, mas Antônio Rivoredo não devolve os bens da jovem, como havia prometido. No início da história, Luana está de malas prontas para vir ao Brasil com o objetivo de recuperar a fortuna de sua família, roubada pelos Rivoredo.
- O braço direito de Antônio Rivoredo é Tião Bento (Francisco Cuoco), principal mentor das trapaças contra os Camará. Ainda nos capítulos iniciais, Antônio morre, e o ambicioso Tião fica de olho na direção das empresas e no dinheiro de Rivoredo, tornando-se o principal antagonista de Luana. Mau-caráter e muito sedutor, Tião Bento trabalha como empresário, mas sonha em ser ator. Fã de Errol Flynn, vive interpretando cenas de filmes famosos e anseia por uma oportunidade de entrar no meio artístico. Metido a Don Juan, tem uma curiosa mania: guarda sempre um pé de sapato das mulheres que seduz.
- Tião Bento enfrenta a oposição de uma outra mulher: Sandra Rivoredo (Natália do Vale), a filha mais velha de Antônio, criada para substituir o pai nos negócios. É a presidente das Indústrias de Gêneros Alimentícios Catarina e faz tudo para afastar Tião da direção da empresa. Bom-caráter e responsável ao extremo, chega a abdicar de sua vida pessoal em prol dos negócios.
- Outro personagem que cruza o caminho de Luana Camará é Rudy (Carlos Alberto Ricelli), filho de Antônio e Santinha Rivoredo (Eva Todor). Rudy desperta a paixão de Luana, mas o caminho não está livre para ela, pois ele é casado com a possessiva Helenice (Beth Goulart). Apesar disso, Rudy também fica balançado com Luana, o que acaba piorando sua relação com a mulher, que já não estava boa. Esportista reconhecido, Rudy gosta de liberdade. É muito aventureiro e sempre se destacou pela ousadia. Helenice, no entanto, critica a postura do marido, pois sente muito medo de sua profissão que, muitas vezes, coloca a própria vida em risco. Os dois brigam muito por conta disso, desgastando o relacionamento dia após dia.
- As relações familiares dos Rivoredo são algumas das tramas paralelas de Sétimo Sentido. Completam o núcleo ligado à família o caçula Tony (Paulo Guarnieri), Valério (Armando Bógus), novo marido de Santinha, e Harold Bergman (Fernando Torres), irmão da matriarca. Tony é um típico jovem da zona sul carioca: alegre, extrovertido e cheio de vida. Valério é um ator medíocre, sempre escalado para desempenhar papéis secundários. Após casar-se com Santinha, no entanto, sua carreira ganha um impulso, graças aos financiamentos de filmes feitos pela própria mulher. Harold, por sua vez, é um arqueólogo milionário, diretor de uma companhia de pesquisas submarinas. Tem adoração pelos sobrinhos e exerce muita influência sobre eles.
- Para reaver seus bens, Luana conta com a ajuda de Danilo Mendes (Cláudio Cavalcanti), jornalista que sonha ser cineasta. Em meio a tantos obstáculos, Luana fica desmotivada e decide voltar para sua cidade natal, Casablanca. A novela dá uma reviravolta quando a protagonista retorna ao Brasil encarnando a personalidade da falecida atriz italiana Priscila Capricce. Luana, que já manifestava sinais de paranormalidade, acaba sofrendo uma transformação radical e seu corpo é tomado pelo espírito da atriz. Extrovertida, sensual e esfuziante, Priscila não lembra Luana em nada, a não ser fisicamente.
- A trama se complica ainda mais quando Priscila consegue seduzir o principal rival de Luana, Tião Bento, e os dois acabam se casando, numa das cenas de maior destaque da novela. A cerimônia é realizada numa comunidade cigana à qual Luana havia se integrado antes de transformar-se em Priscila. Os dois chegam ao local da festa montados em cavalos brancos. Ao som de violinos, entre ciganos, os dois dançam durante horas.
- Em determinados momentos da história, o espírito de Priscila deixava o corpo de Luana. Em uma dessas vezes, Luana procura por Célia (Jacqueline Laurence), uma parapsicóloga sensitiva com quem ela decide fazer uma série de terapias de regressão. Célia diz a Luana ser preciso saber o que Priscila deseja para depois enfrentá-la. Duas importantes revelações são feitas. Primeiro: descobre-se que Luana e Priscila foram irmãs gêmeas em outras vidas, Luciana (Luana) e Maria Pia (Priscila). Maria salvara a vida de Luciana, criando assim, uma dívida de gratidão com a irmã, que seria resgatada no presente. A segunda revelação feita ao telespectador é que Priscila luta para descobrir o paradeiro de sua filha, por isso seu espírito não deixa o corpo de Luana. Célia consegue descobrir que Priscila deixará Luana em paz se ela conseguir localizar a menina.
- Tião Bento, por sua vez, começa a ficar irritado com as repentinas mudanças no comportamento de sua mulher, que ele acredita ser Priscila. Ao descobrir que a verdadeira Priscila Capricce falecera há um ano e que sua mulher, na realidade, é Luana Camará, Tião mostra-se disposto a ajudá-la. Ele entra em contato com a parapsicóloga Célia e revela que, na realidade, sempre amou Luana, e não Priscila. A partir daí, Tião transforma-se no maior aliado e protetor da protagonista. Luana, no entanto, lembra a Tião que continua apaixonada por Rudy. Mesmo assim, ele não desiste de lutar pelo seu amor.
- Através de um sonho, Luana descobre o nome do orfanato onde a filha de Priscila está. Tião vai em busca da menina, junto com sua avó materna, Augusta (Heloísa Helena), e consegue encontrar Cila (Gabriela Bicalho), a filha de Priscila. Ao ficar cara a cara com Cila, Luana imediatamente volta a ser Priscila. Emocionada, ela diz à filha que Tião é seu novo pai. Célia convence Priscila a abandonar o corpo de Luana, lembrando que seu tempo de vida terminou, e ela promete deixá-la definitivamente livre.
- Enquanto isso, com a ajuda do advogado Pratini (Reinaldo Gonzaga), Danilo luta para levar o caso de Luana adiante. Ele consegue ter acesso a documentos que provam que a família Camará é proprietária legítima do patrimônio dos Rivoredo e entra com uma ação reivindicando os bens de Luana. No dia do julgamento, penúltimo capítulo de Sétimo Sentido, Janete Clair mobilizou o público, centrando o debate sobre o fenômeno da dupla personalidade. Em vários momentos Luana volta a ser Priscila, para desespero de Célia, que luta para libertar Luana do espírito da atriz em pleno tribunal.
- A surpresa fica por conta de Tião Bento. Ao ser chamado para depor, Tião diz ao juiz que, de fato, Antônio Rivoredo assinou um contrato se comprometendo a devolver as Indústrias Catarina a Agenor Camará e exibe o verdadeiro documento. Luana ganha a causa na Justiça e recupera todo seu patrimônio.
- No último capítulo da novela, para tristeza de Rudy, Luana decide ficar com Tião, e os dois se casam. Passam-se dois anos e a última seqüência da história mostra Tião e Luana brincando no jardim com o filho, Sebastião, formando uma família feliz.
- Entre outros personagens marcantes de Sétimo Sentido estava Gisa (Tamara Taxman), a caminhoneira filha de Tomaz (Ênio Santos), jardineiro da família Rivoredo. Bonita e extremamente franca, ela entrou para a lista de “mulheres do povo” criadas por Janete Clair, como Chica Martins, de Fogo sobre Terra (1974), Ana Preta, de Pai Herói (1979) e Maria-Faz-Favor, de Coração Alado (1980). Na época, Janete Clair divulgou que sentia necessidade de ter em seus enredos uma espécie de porta-voz do povo, aquele personagem que diz o que todos gostariam de dizer.
Produção:
- Sétimo Sentido teve cenas gravadas em Casablanca, no Marrocos. A equipe de produção, no entanto, encontrou algumas dificuldades durante as gravações devido a uma lei que proibia a filmagem de lugares públicos. A solução foi viajar a lugarejos próximos da cidade para fazer algumas externas.
- A equipe de figurino, liderada por Marco Aurélio, caprichou no visual de Regina Duarte para mostrar a diferença radical entre as duas personagens que a atriz interpretava. A discreta Luana usava roupas simples e poucos acessórios, ao contrário da exuberante Priscila, que parecia estar sempre pronta para uma festa.
- A maquiagem também ajudou a marcar a diferença entre as duas personalidades. Quando Luana se transformava em Priscila, entravam em cena cílios postiços, batons de cores forte e muito blush.
Curiosidades:
- Em Sétimo Sentido, Janete Clair volta ao tema da dupla – ou mesmo múltipla – personalidade, já explorado pela autora em outras novelas como Irmãos Coragem (1970), em que Glória Menezes vivia Lara, uma mulher que assumia duas outras personalidades, e Selva de Pedra (1972), na qual Simone, também papel de Regina Duarte, assumia a identidade de Rosana Reis.
- Regina Duarte e Francisco Cuoco voltaram a fazer par romântico em uma novela de Janete Clair. A primeira vez foi em Selva de Pedra, no ano de 1972.
- Desde o primeiro capítulo, Sétimo Sentido sofreu diversos cortes impostos pela Censura Federal. Até cenas de beijos entre Luana e Rudy, ou entre ela e Tião Bento, foram proibidas. Na época, Janete Clair reclamou pela imprensa que a arbitrariedade dos cortes deixava a trama “sem pé nem cabeça”. Apesar dos problemas, Sétimo Sentido fez sucesso entre os telespectadores, garantido também pela empatia da dupla Regina Duarte e Francisco Cuoco.
- Para escrever as cenas de Luana, Janete Clair contava com a assessoria da parapsicóloga nicaragüense Telma Tablada. Diversos estudiosos do espiritismo, no entanto, criticaram a trama criada por Janete Clair. Alegavam ser impossível a possessão de um espírito sobre uma pessoa durante tanto tempo. A autora afirmou ter estudado durante um ano temas relativos à paranormalidade, parapsicologia, espiritismo e inconsciente e divulgou em diversas entrevistas à imprensa que, apesar de tentar manter o compromisso com a realidade, estava escrevendo uma ficção.
- Através da novela, a autora fez uma homenagem ao marido, o dramaturgo Dias Gomes. Em determinado momento da história, a atriz Priscila Capricce está em cartaz com a peça O Santo Inquérito, de Dias Gomes. Priscila interpretava Branca Dias, personagem vivida por Regina Duarte no teatro, em 1978. A cena de Priscila como Branca foi marcante.
Trilha sonora:
- A trilha sonora de Sétimo Sentido traz pérolas da música brasileira, a começar pelo tema de abertura, Vitrines, de Chico Buarque. Disse Alguém, versão de Haroldo Barbosa da canção All of Me, de Seymour Simons e Gerald Marks, na voz de João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil, e Atiraste uma Pedra, de Herivelto Martins e David Nasser, na voz de Maria Bethânia, também faziam parte da seleção. A trilha nacional contava ainda com Atlântida, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, Esotérico, de Gilberto Gil, e Charme do Mundo, de Marina Lima e Antônio Cícero, na voz de Marina.
- A trilha sonora internacional também trazia sucessos da época, como Chariots of Fire, tema do filme de mesmo nome, How Long, de Rod Stewart, e Empty Garden, de Elton John.
Fonte: Site Memória Globo
4 comentários:
Ainda sobre a novela de Janete Clair, Sétimo Sentido, que contava a história de Luana Camará que era uma paranormal que incorporava o espírito da falecida atriz Priscila Capricce. Ela tinha dois amores: Luana amava Rudy (Carlos Alberto Ricelli) e Priscila amava Tião Bento (Francisco Cuoco). A novela sobrenatural teve muito sucesso na época. A abertura é muito bonita, pois a linda música de Chico Buarque, 'As Vitrines', casa-se muito bem o rosto expressivo de Regina Duarte cujos movimentos vão em câmera lenta. É uma abertura bastante cósmica. Vale a pena rever esta abertura!
Fonte: http://eternamenteregina.zip.net/arch2008-08-17_2008-08-23.html
Outro excelente texto sobre Sétimo Sentido encontra-se no Site Teledramaturgia [ http://www.teledramaturgia.com.br/ssb.htm ]
Em 9 de outubro de 1982 era apresentado o último capítulo de Sétimo Sentido! Há 27 anos...
Apenas reforçando: a novela Sétimo Sentido foi, conforme a autora "divulgou em diversas entrevistas à imprensa", uma obra de ficção! Em nenhum momento houve a pretensão de ofender qualquer que fosse a religião ou comparar a trama com a realidade do Espiritismo, por exemplo.
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