Mudanças
A Câmara dos Deputados aprovou no dia 8 de julho várias modificações à lei eleitoral em vigor. A principal novidade é a regulamentação da propaganda pela web. Pela proposta, os candidatos poderão usar todas as ferramentas disponíveis na Internet como blogs, redes sociais e sites de mensagens instantâneas para fazer campanha, que poderá acontecer com restrições. Os parlamentares também aprovaram as doações por cartão de crédito para pessoas físicas e pretendem exigir a apresentação do título de eleitor e de um documento com foto na hora do voto. A proposta ainda precisa ser aprovada no Senado. (Fonte: g1.globo.com )
Ordenações
A Diocese de Uruaçu acolheu novo padre e novos diáconos, no dia 12 de julho, com a ordenação presbiteral do diácono Cornélio José e ordenação diaconal dos seminaristas Franciel, Geferson, Gilson Luiz, Herminio, Rogério e Uanderson. A solenidade aconteceu na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Itapaci, às 9hs, no Ginásio do Colégio Assunção.
Greve
Os professores da Rede Municipal de Niquelândia estão em greve desde o último dia 8 de junho, para que o prefeito Ronan Rosa Batista (PTB) atenda às reivindicações da categoria, os trabalhadores exigem o cumprimento da Lei nº 11.738/08. De acordo com a presidenta da RS do Sintego, Suely Novaes, a principal reivindicação é que o Piso seja pago retroativo a janeiro. Conforme a Lei do Piso, o vencimento inicial para o professor P III deve ser de R$ 952,93 + 34, 33%, e o piso para o professor PIV deve ser R$ 952,93 + 55%. "Isso são apenas os dois terços. Lembramos que o piso não é teto, portanto esse valor deve ser o do vencimento inicial dos profissionais de educação do nosso município. Queremos que prevaleça a tabela salarial da Lei Municipal do Plano de Carreira." Pauta de reivindicações: elaboração e aprovação de Plano de Carreira para os profissionais administrativos da educação; melhoria na qualidade da merenda escolar; melhores condições de trabalho para os profissionais da educação, principalmente os da zona rural; concurso público para servidores administrativos das escolas; aquisição de materiais de limpeza e higiene para as escolas; reforma e manutenção das escolas da zona rural; e, manutenção e construção de estradas e pontes que dão acesso às escolas. A presidenta regional do SINTEGO diz que o momento é muito delicado, pois o movimento vem sofrendo ameaças da prefeitura, que colocou substitutos nas escolas. "O prefeito chama a polícia, corta pontos e ameaça demitir os trabalhadores. Estamos nos organizando e o movimento está forte. Faremos, nos próximos dias, panfletagem e passeatas para convocar todo o povo do município de Niquelândia para uma grande assembleia, para que todos possam nos apoiar nesse momento.
_______________________________________________
Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário