* Coluna publicada na edição nº 797 do Jornal Diário do Norte
"Interrogado sobre o que seria um amigo, disse: uma alma solitária que vive em dois corpos".
Aristóteles
Pontos de cultura
A Agepel divulgou no dia 7 de julho, no Diário Oficial do Estado, a lista de projetos selecionados para os 40 Pontos de Cultura, na etapa final do Programa Mais Cultura - Cultura Viva. O mecanismo, em âmbito estadual, é uma parceria do Governo de Goiás, por meio da Agepel, com o Ministério da Cultura, que tem como objetivo apoiar, a partir de repasse de recursos financeiros, projetos de instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais. Dois projetos de Uruaçu estão entre os 40 selecionados: Projeto Circulando (Grupo Teatral Limpando o Olho) e Projeto Memórias de Serra da Mesa (Memorial de Serra da Mesa).
.
Pandemia
Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína? No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro; morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos; 10 milhões de pessoas morrem com sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas... Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves os noticiários mundiais inundaram-se de notícias... Uma epidemia, a mais perigosa de todas... Uma Pandemia! Só se falava da terrível enfermidade das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos... 25 mortos por ano. A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25. Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande. A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos. (...) Antes com os frangos e agora com os porcos. Sim, agora começou a psicose da gripe suína. E todos os noticiários do mundo só falam da gripe porcina, a gripe dos porcos... A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush. Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú. A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde. Se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?
.
_______________________________________________
.
Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário