segunda-feira, 8 de junho de 2009

Passando a Régua - Ed. n. 789

* Coluna publicada na edição nº 790 do Jornal Diário do Norte


"Cuidado para que as vitórias não carreguem a semente de futuras derrotas".
Ralph W. Sockman

Copa 2014
Goiânia, nossa capital, está fora... O comitê executivo da Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou no dia 31 de maio o nome das 12 cidades que vão sediar partidas da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Nossa Goiânia, infelizmente, ficou de fora! Foram incluídas Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco ficaram fora e podem lutar para servir de base para algumas das 32 seleções que disputarão o torneio. (Fonte: Revista Época on line)

Moto táxi
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, dia 3 de junho, o Projeto de Lei (PLS 203/01) que regulamenta o exercício da profissão de mototaxista, motoboy e moto-frete. A atividade, responsável pelo emprego de mais de 2,5 milhões de brasileiros em todo País, é uma realidade e necessita ser regulamentada. O projeto ainda precisa ser aprovado em mais uma comissão do Senado para ser convertido em lei. De qualquer maneira, uma vitória. Parabéns aos profissionais da área!

Moralidade
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado também aprovou, projeto de lei que proíbe políticos condenados em qualquer instância da Justiça de disputarem eleições. De autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o projeto, que ficou conhecido como o "projeto da ficha suja", foi aprovado em caráter terminativo, ou seja, não precisará passar pelo plenário do Senado, e segue, agora, para tramitação na Câmara. De acordo com o projeto, políticos que tenham condenações envolvendo práticas de crimes doloso, hediondo, improbidade administrativa, contra o sistema financeiro e outros delitos ficarão impedidos de receber o registro de candidatura. Demóstenes Torres foi relator do projeto. (Fonte: www.diocesedeuruacu.com.br)

Reflexão
"Monarquia Parlamentar ou República Presidencial? Embora ridicularizado no Brasil, os países de regime mornárquico no mundo lideram o hanking dos países mais honestos e civilizados, sem contar que na sua maioria são países desenvolvidos, como a Suécia, Dinamarca, Inglaterra, Espanha etc. Dizem ser a causa disso haver um poder moderador e vigilante do Estado, poder esse não elegível (monarca), e por esse fato, não precisa se submeter a negociatas políticas! Em contrapartida a República praticamente só funcionou nos EUA. No resto, a maioria sofreu com ditaduras, e altos níveis de corrupção! E o Brasil? Fatos econômicos justificariam o sucesso do antigo regime monárquico democrático ser uma posibilidade no futuro? Sairia mais caro ter uma família imperial do que sustentar esse Estado superfaturado, onde os salários são mais altos do que a maioria dos países europeus?" Texto de Leo Borges, na Comunidade Arnaldo Jabor no Orkut.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Nenhum comentário: