Carta SUS permitirá que população avalie serviços de saúde
Os Correios e o Ministério da Saúde firmaram nesta quinta-feira (1º), durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, parceria para viabilizar uma nova ferramenta para receber sugestões, críticas e até mesmo denúncias de usuários internados nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de janeiro do próximo ano, todos os pacientes que passarem pela rede hospitalar públicas receberão, em casa, uma carta-resposta, batizada de Carta SUS, para que avaliem o atendimento recebido. A Carta SUS terá porte-pago, ou seja, seu envio não terá nenhum custo para o usuário.
Assinaram o contrato múltiplo de prestação de serviços e vendas para este serviço o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o subsecretário de assuntos administrativos do ministério, Marcos José Pereira Damasceno, e o diretor da DR de Brasília, Antonio Tomás.
Questionário - O usuário responderá a cinco perguntas sobre a qualidade das instalações do hospital, o atendimento prestado pela equipe de saúde, a maneira como foi tratado e se recomenda o hospital a algum amigo ou parente. Ao receber a carta, o paciente poderá avaliar a qualidade e a agilidade do atendimento prestado e denunciar se foi vítima de algum abuso ou irregularidade, como a cobrança de procedimentos nos hospitais do SUS.
Além do questionário para a avaliação do paciente, a Carta SUS trará informações como a data da entrada no hospital, o dia da alta e o motivo da internação. O usuário poderá conferir se os dados estão corretos e se correspondem ao serviço prestado de fato, além de conhecer o custo total da internação.
Os Correios vão produzir e enviar, mensalmente, uma média de um milhão de cartas aos usuários do SUS que passaram por internação hospitalar ou outros procedimentos. Com o envio das cartas, que será permanente, serão gerados relatórios de avaliação do atendimento. Em caso de irregularidades, serão desencadeados processos de auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública.
Release 01/12/2011 - 18h06
Assinaram o contrato múltiplo de prestação de serviços e vendas para este serviço o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o subsecretário de assuntos administrativos do ministério, Marcos José Pereira Damasceno, e o diretor da DR de Brasília, Antonio Tomás.
Questionário - O usuário responderá a cinco perguntas sobre a qualidade das instalações do hospital, o atendimento prestado pela equipe de saúde, a maneira como foi tratado e se recomenda o hospital a algum amigo ou parente. Ao receber a carta, o paciente poderá avaliar a qualidade e a agilidade do atendimento prestado e denunciar se foi vítima de algum abuso ou irregularidade, como a cobrança de procedimentos nos hospitais do SUS.
Além do questionário para a avaliação do paciente, a Carta SUS trará informações como a data da entrada no hospital, o dia da alta e o motivo da internação. O usuário poderá conferir se os dados estão corretos e se correspondem ao serviço prestado de fato, além de conhecer o custo total da internação.
Os Correios vão produzir e enviar, mensalmente, uma média de um milhão de cartas aos usuários do SUS que passaram por internação hospitalar ou outros procedimentos. Com o envio das cartas, que será permanente, serão gerados relatórios de avaliação do atendimento. Em caso de irregularidades, serão desencadeados processos de auditoria para averiguar se houve desvio de recursos ou má aplicação de verba pública.
Release 01/12/2011 - 18h06
Fonte: Site dos Correios
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