Calendário mundial traz datas curiosas como 'Dia dos Mutilados pelas Bombas Atômicas' ou até o 'Dia do Carneiro no Buraco'
Por Cíntia Nunes
Para os desavisados hoje [6 de agosto - data da publicação original] é o dia do ar, dos mutilados pelas bombas atômicas (lançadas sobre Hiroshima e Nagazaki), comemorado no Japão e pelas colônias japonesas também no dia 9. Feriado estadual no Acre, em comemoração a Revolução Acreana, Dia do Legislativo, em Rondônia, Dia da Transfiguração do Senhor, da Bolívia, do cônsul, do tintureiro e do corretor de telefones.
Você já parou para analisar quantas datas curiosas e muitas outras desconhecidas possui o nosso calendário?
Tem dia pra tudo. Dia dos Carecas, comemorado 14 de março; Dia do Orgasmo, 31 de julho, na Inglaterra, e 20 de outubro em todo o mundo; do Cadáver Desconhecido, 25 de setembro; do Homem, 15 de julho; da Tia Solteirona, 25 de setembro; da Autoflagelação, data móvel no início de fevereiro; da Abelha Rainha, 21 de setembro; e, até do Nascituro, o filho que não nasceu, celebrado em 25 de março.
Há ainda o Dia da Vergonha, 7 de fevereiro; da Desfiadeira de Siri, 1º de agosto; da Feiticeira, 12 de agosto; do Quilo, 25 de junho; e, até o Dia da Honestidade, 10 de outubro; e, da Macumba 13 de agosto.
Pesquisador das festas e datas comemoradas em todo o mundo, Franklin Lopes de Freitas já reuniu exatamente 31.654 datas municipais, estaduais, nacionais, internacionais e até universais.
Segundo ele, as datas normalmente são criadas por grupos ou entidades e passam a valer após aprovação governamental. "Quanto a determinação se serão municipais, estaduais, nacionais, internacionais ou universais depende da importância da data para os órgãos governamentais", disse Freitas.
Segundo ele, as datas normalmente são criadas por grupos ou entidades e passam a valer após aprovação governamental. "Quanto a determinação se serão municipais, estaduais, nacionais, internacionais ou universais depende da importância da data para os órgãos governamentais", disse Freitas.
Mineiro, de Belo Horizonte, o microempresário é também colaborador do guia dos curiosos e o maior colecionador de datas que se tem conhecimento. Em busca de um lugar no livro dos recordes, o Guinness Book, Freitas pretende também incluir o Brasil como o país mais festeiro.
"Ao contrário do que se diz, o Brasil comemora muito mais festas que a Espanha, que foi incluída no livro dos recordes com 25 mil festas", disse o pesquisador.
Freitas explica que a Espanha possui 67 províncias contra 5.561 municípios brasileiros. "Lá um feriado nacional é multiplicado por 67, como sendo várias comemorações e aqui contamos como uma única comemoração. Sendo assim, se multiplicarmos cada data pelo número de municípios em que é comemorada, o Brasil teria mais de 500 mil comemorações", afirma o pesquisador.
Autor de 'Os Padroeiros', livro que cita todos os santos do mundo, suas festas e histórias, Freitas está em busca de patrocínio para lançar a mais recente obra: 'Feriados no Brasil, guia comemorativo dos municípios brasileiros'.
"Meu objetivo é publicar também uma enciclopédia de datas comemorativas, que contém 13 volumes. Nela, as histórias, criadores e origem de cada data estarão especificadas", conta Freitas, que começou a pesquisar as datas em 1986.
Na época seu objetivo era uma simples pesquisa sobre o Dia da Mentira, comemorado 1º de abril. "Só fui encontrar a origem da data em uma biblioteca no Rio de Janeiro. Junto encontrei documentos de vários outros dias interessantes", relembra.
Contatos com o pesquisador podem ser feitos pelo telefone (0xx31) 3458-1956 ou pelo e-mail constroymetalplac@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário