A palavra-chave para manter a saúde do seu crédito pessoal é cuidado. Um pequeno descuido pode levar o seu nome para os bancos de proteção ao crédito, mesmo que você jamais tenha deixado de pagar uma conta em dia. Veja algumas dicas preciosas para ajudá-lo a manter o seu "nome limpo":
Cheque é uma ordem de pagamento à vista. Tenha sempre certeza de que sua conta corrente tem fundos para cobri-lo. Faça o mesmo com os pré-datados na data marcada para o depósito.
Assuma compromissos financeiros considerando o seu orçamento doméstico, com a certeza de poder honrá-los.
Use seus cartões de crédito de forma responsável, para estabelecer um padrão positivo de pagamento de suas contas em dia, mas não deixe que eles atinjam seus limites, nem gaste além do que pode.
Pague sempre suas contas em dia e faça pelo menos o pagamento mínimo.
Por questões de segurança, não circule com talões de cheques: ande apenas com a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia. Faça o mesmo com os cartões de crédito: leve apenas o que vai utilizar. Isso pode simplificar sua vida, caso seja assaltado e alguém emita cheques por você.
Nunca "empreste" seu nome para terceiros para abertura de uma linha de crédito. Também não permita que outra pessoa use seu cartão de crédito.
Caso tenha alguma dificuldade para honrar o compromisso no vencimento, negocie com o seu credor outra forma de pagamento para a dívida vencida.
Caso você se mude, informe aos credores seu novo endereço o mais breve possível, para evitar a perda de faturas ou recebê-las com atraso.
Quando fizer compras com cartão de crédito, acompanhe a operação do pagamento não perdendo o cartão de vista. Se o boleto de compra com cartão de crédito apresentar carbono, inutilize-o após a assinatura.
Não assine contratos como fiador/ avalista se não tiver conhecimento e confiança absoluta no contratante principal e se não tiver relação nenhuma com o negócio a ser celebrado.
Fonte: br.finanzaspracticas.com
Fonte: Blog do Jaime Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário