quinta-feira, 31 de março de 2011

Estou Offline...

... por tempo indeterminado!

terça-feira, 29 de março de 2011

Morreu o ex-vice-presidente da República José Alencar


Morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, o empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar (PRB), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar lutava contra o câncer desde 1997.



segunda-feira, 28 de março de 2011

Passando a Régua - Ed. n. 879


Coluna publicada na edição nº 879 do Jornal Diário do Norte


"As leis são sempre úteis aos que têm posses e nocivas aos que nada têm".


Jean-Jacques Roussea


Aos políticos

As bem-aventuranças do político - "Bem aventurado o político que tem consciência e é consciente do seu papel na sociedade. Bem aventurado o político que respeita seu cargo e se vê respeitado. Bem aventurado o político que tem em vista o bem de todos e não seu próprio bem. Bem aventurado o político coerente e fiel às promessas eleitorais. Bem aventurado o político que trabalha pela unidade e coloca Jesus como modelo. Bem aventurado o político que escuta o povo antes e depois das eleições. Bem aventurado o político que não tem medo da verdade. Bem aventurado o político que não teme os meios de comunicação, e não esquece que prestará conta a Deus." Por: Cardeal Nguyen Van Thruan.


Ficha Limpa

No dia 23 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF), por seis votos a cinco, anulou os efeitos da ficha limpa sobre a eleição do ano passado e decidiu que a lei só passa a ter vigência um ano após a publicação - a partir de junho deste ano, válida, portanto, na eleição municipal de 2012. A Lei da Ficha Limpa barra a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas da Justiça. No total, quatro senadores e dois deputados federais devem perder os mandatos. Fica a crescente situação de insegurança jurídica no Brasil. Uma vergonha!


Faroeste Caboclo

Uma das canções mais conhecidas e inusitadas do rock nacional, 'Faroeste Caboclo', do Legião Urbana, vai ser transformada em filme este ano. O longa-metragem terá como cenário a Brasília do final dos anos 70 e o roteiro promete ser fiel à letra de Renato Russo, que conta a história de João de Santo Cristo, o retirante nordestino que se torna o "bandido destemido e temido no Distrito Federal". A direção é do brasiliense René Sampaio, em produção da Gávea Filmes. O elenco principal da trama já está definido: João de Santo Cristo, Maria Lúcia e Jeremias serão encarnados por Fabrício Boliveira, Ísis Valverde e Felipe Abib, respectivamente. Veja: www.faroestecaboclo.com.br.


Febraban

Murilo Portugal deixou o Fundo Monetário Internacional (FMI), onde era vice-diretor-gerente (o terceiro na hierarquia do Fundo) e assumiu, no dia 17 de março, a presidência da poderosa Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Ele é economista e advogado, tem 62 anos e estava no FMI e no Banco Mundial desde 1996. Sua nova função inclui falar sobre alguns assuntos espinhosos, como os lucros dos bancos e os juros.


Percussão

O Bloco Espírita de Percussão "a COR do BATUQUE" (Goiânia) pretende levar ao conhecimento das pessoas os diferentes ritmos percussivos, feitos com materiais reciclados. E como os arranjos musicais podem tornar-se perceptíveis utilizando-se de simplicidade, sentimento e clareza na execução dos ritmos.


_______________________________________________


Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

Hoje, 26 de março de 2011, às 20h30, apague as luzes por uma hora em prol do bem estar do planeta: é a Hora do Planeta 2011
.
.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Links da Semana

25 de Março – Dia da Constituição

25 de Março de 1824 - Promulgação da primeira Constituição do Brasil


No dia 25 de março comemora-se o dia da Constituição, em virtude da primeira constituição ter sido outorgada nesta data, no ano de 1824.

Após ser apreciada pelas Câmaras Municipais, foi outorgada (imposta) em 25 de março de 1824, estabelecendo os seguintes pontos:


- um governo monárquico unitário e hereditário.

- voto censitário (baseado na renda) e descoberto (não secreto).

- eleições indiretas, onde os eleitores da paróquia elegiam os eleitores da província e estes elegiam os deputados e senadores.


Para ser eleitor da paróquia, eleitor da província, deputado ou senador, o cidadão teria de ter, uma renda anual correspondente a 100, 200, 400, e 800 mil réis respectivamente.


- catolicismo como religião oficial.

- submissão da Igreja ao Estado.

- quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Adeus, Elizabeth Taylor

Morreu nesta quarta-feira (23 de março), em Los Angeles, aos 79 anos, a atriz Elizabeth Taylor


A atriz norte-americana Elizabeth Taylor estava internada em hospital de Los Angeles por problemas cardíacos e morreu nesta sexta-feira (23) aos 79 anos.


Admitida no início do mês no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, a estrela hollywoodiana se tratava há semanas. O filho da atriz, Michael Wilding, divulgou um comunicado: “Sempre seremos inspirados por sua contribuição ao mundo.”


Em 2009, Taylor havia sido submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas há mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica. A atriz se tornou uma estrela de Hollywood depois de aparecer no filme “A Mocidade é Assim Mesmo”, aos 12 anos, e venceu dois Oscars por seu trabalho em “Quem tem Medo de Virgina Woolf” e “Disque Butterfield 8″.



Imagens: Internet
























terça-feira, 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

domingo, 20 de março de 2011

Parabéns, Correios

Criado em
.
20 de março de 1969,
.
o CORREIOS
.
comemorou 42 anos!
.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Links da Semana

Blog da Leo
http://leonorfco.blogspot.com/

Site Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística
http://www.heraldica.org.br/

Blog Koisas Kieu Gosto
http://mariajosedeazevedo.blogspot.com/

Site da Revista The Lion
http://www.revistathelion.com.br/

Site Brasil Ponto a Ponto
http://www.brasilpontoaponto.org.br/

quarta-feira, 16 de março de 2011

O problema dos outros é dos outros

Todo problema do ser humano é um problema de linguagem. A solução, portanto, está na própria linguagem. Você alguma vez já viu um cachorro triste porque esqueceram do aniversário dele? Claro que não. Porque aniversários, como qualquer outra data, não fazem parte da linguagem dos cachorros. Então não se torna um problema para eles. Um problema só é apresentado a você se você puder resolvê-lo ou, então, se você puder contribuir de alguma forma para uma solução. Um mendigo não está preocupado com o problema ecológico da Amazônia, porque a preocupação dele é arranjar comida para o almoço. Ele não está nem aí com o problema ecológico da Amazônia. Da mesma forma você passa na sala de um executivo de uma grande empresa, e o vê almoçando um sanduíche. Ele está preocupado com as grandes questões da sua empresa, e não está nem ai para o que almoçou ou deixou de almoçar. Moral da história: se o problema não é seu, é dos outros você só tem um caminho: ignorar que ele existe. Se você não puder ajudar também não atrapalhe.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Passando a Régua - Ed. n. 877

Coluna publicada na edição nº 877 do Jornal Diário do Norte

"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas".

Charles Chaplin

“Ressaca”
Findo o carnaval... fico envergonhado de ouvir radialista, secretário municipal e que seja até mesmo o gestor municipal criticar, em nome do 'turismo', a Polícia Militar [Rodoviária] por ter cumprido ou tentado cumprir o seu trabalho durante o carnaval. Ora, "Dura Lex, Sed Lex", do latim, "a lei é dura, mas é a lei" e é para todos, ou pelo menos deveria ser. "Menor de 18 anos não pode consumir bebidas alcoólicas"; "não se pode dirigir alcoolizado"; "drogas: nem pensar"; "não se envolva em brigas"; "não cabule o pagamento de entradas em eventos/estacionamentos..." são alguns exemplos de regrinhas legais/morais de boa convivência. Porque é turista pode. Porque é carnaval pode. Onde está escrito? Ah! Eles [turistas] tem dinheiro! Então está tudo bem?! A festa é para todos. Para o turista que vem, se diverte e deixa o seu dinheiro e também para o munícipe, que paga impostos, que gera emprego... que também merece se divertir, receber dinheiro e, acima de tudo, respeito. O policial que defendeu a ordem e cumpriu a lei também merece respeito. "Fazer vistas grossas", "ter jogo de cintura", "ser maleável" com o turista... E o turista malandro, o que veio aqui para roubar casas, vender drogas, e a autoridade abusada, que alcoolizada, abusava de seus poderes... Enfim, turista, apesar do meu respeito, é turista, não vem com 'estrela na testa' dizendo que é do bem ou do mal... Direitos iguais para todos. A lei é para todos.

Mural do Motta
O mural do Site do Motta Filho (www.mottafilho.com.br), em Uruaçu, 'bombou' durante este carnaval. O site esportivo teve várias visitas e recados sobre o que seria a festa folclórica. Não faltou pimenta nos comentários sobre os organizadores do evento. Confira!

Mulher
Meus cumprimentos à mulher pela passagem de seu dia: 8 de março!

"Maria da Penha"
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/067, de 7 de agosto de 2006) coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher, estabelece várias mudanças, tanto na tipificação dos crimes de violência contra a mulher, quanto nos procedimentos.

Ligue 180
Central de Atendimento à Mulher. Atende denúncia de todo o Brasil, orienta, encaminha casos de violência contra mulheres e indica onde encontrar o serviço mais próximo. Funciona 24 por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados, com ligação gratuita.

Renda per capita
Renda per capita do brasileiro em 2010 ultrapassou US$ 10 mil. Dados do IBGE mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita - resultado da divisão entre as riquezas produzidas por um país e sua população - do Brasil chegou a R$ 19.016 em 2010, o equivalente a US$ 10.237.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

PIADA OU REALIDADE?!

O cara termina o segundo grau e não tem vontade de fazer uma faculdade.
O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:
- Ahh, não quer estudar? Bem, perfeito. Vadio dentro de casa eu não mantenho, então vai trabalhar...
O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro até que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na época de muito tempo atrás:
- Rodriguez!!! ! Meu velho amigo!!! Tu te lembra do meu filho? Pois é, terminou o segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?
Aos 3 dias, Rodriguez liga:
- Zé, já tenho. Assessor na Comissão de Saúde no Congresso, R$ 9.000,00 por mês, prá começar.
- Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar mais, consegue algo mais abaixo...
Dois dias depois:
- Zé, secretário de um deputado, salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?
- Nãooooo, Rodriguez, algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha vontade de estudar depois.... Consegue outra coisa.
- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$ 2.800,00 por mês e nada mais....
- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa de 500,00, 600,00, prá começar.
- Isso é impossível Zé!!!*
- Mas, por que???*

- PORQUE ESSES SÃO POR CONCURSO, PRECISA TÍTULO SUPERIOR, MESTRADO, CURRICULUM, ANTECEDENTES, EXPERIÊNCIA PRÉVIA... É DIFÍCIL...

Ontem [dia 13] minha Internet falhou...


Imagem: Internet

sexta-feira, 11 de março de 2011

Será que você é realmente inteligente?

'O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente'.


Vamos pensar nisso!


As vezes é o boi sonso quem derruba a cerca! Nunca menospreze a inteligência das pessoas! Ninguém é superior, nem melhor do que ninguém! Somos apenas diferentes na forma de pensar ou agir... portanto, mantenha sua dignidade, cuide da sua vida e vá ser feliz com quem realmente te dá valor!


Links da Semana

Site do Bloco Espírita de Percussão "a COR do BATUQUE"
http://www.wix.com/egidiocsl/a-cor-do-batuque

Blog Ponto do Conhecimento
http://pontodoconhecimento.blogspot.com/

Blog Independência Sul Americana
http://independenciasulamericana.com.br/

Blog Voz de Silvio Jr
http://joaosilvio.blogspot.com/

Site Warner Home Entertainment
http://www.melhoresdvds.com.br/

quarta-feira, 9 de março de 2011

Você conhece a origem do Carnaval?

O carnaval surgiu na Grécia, entre 520 e 600 a.C, como um série de cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, gregos e romanos inseriram bebidas alcoolícas e práticas sexuais na festividade.

O Carnaval era uma festa condenada pela Igreja Católica até o ano 590 d.C. - quando foi incluída no calendário da mesma como informa o site Brasil Escola:

"A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular", explica o site.
.
Relação Carnaval X Páscoa X Corpus Christi
.
O Carnaval acontece 47 dias antes. da Páscoa e o Corpus Christi, 60 dias após a Páscoa. A palavra Carnaval, segundo a maioria dos historiadores, significa “afastar a carne”. Ou seja, seria o último grito de alegria antes da Quaresma.
.
Segundo informações presentes no site Zenite:
.
"A ressurreição de Cristo teria acontecido próximo do equinócio da primavera (quando dia e noite têm a mesma duração) e durante uma lua cheia. Por isso a data da Páscoa deveria ser calculada com base nesses dois fenômenos. Em 325 d.C., o Concílio de Nicéia estabeleceu regras bastante rígidas para a determinação da Páscoa: ela é celebrada primeiro domingo após a lua cheia que vier depois de 21 de março, início da primavera no hemisfério norte – e isto substituiria os ritos pagãos de fertilidade."
.
.
.
.
Imagem: Reprodução de Internet
.
Por: Chandra Santos - Estudante de Comunicação Social
.
.

terça-feira, 8 de março de 2011

As bem-aventuranças do político

1 - Bem aventurado o político que tem consciência e é consciente do seu papel na sociedade.

2 - Bem aventurado o político que respeita seu cargo e se vê respeitado.

3 - Bem aventurado o político que tem em vista o bem de todos e não seu próprio bem.

4 - Bem aventurado o político coerente e fiel às promessas eleitorais.

5 - Bem aventurado o político que trabalha pela unidade e coloca Jesus como modelo.

6 - Bem aventurado o político que escuta o povo antes e depois das eleições.

7 - Bem aventurado o político que não tem medo da verdade.

8 - Bem aventurado o político que não teme os meios de comunicação, e não esquece que prestará conta a Deus.
.
Por: Cardeal Nguyen Van Thruan
.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Passando a Régua - Ed. n. 876

Coluna publicada na edição nº 876 do Jornal Diário do Norte

"O que é bom em segredo é melhor em público".

Racine

Festa das Nações
No dia 26 de fevereiro, às 20h, a Igreja do Evangelho Quadrangular (Igreja Cruzada), de Uruaçu, realizou a 'Festa das Nações'. Começou em um ato profético com missionário Diego (da África) e a pastora Léia Cristiane, onde foram levadas ao altar as bandeiras dos países para receber orações para as nações de cada 'terra'. Depois do ato profético foram abertos os estandes de seis países, representando os cinco continentes (Israel; Japão, Continente Asiático; Brasil, Continente Americano; Itália, Continente Europeu; Austrália, Oceania; e, Angola, Continente Africano), com apreciação de comidas típicas. Em cada estande havia uma pessoa caracterizada e exposição de curiosidades de cada país em cartazes e folhetos informativos.

Tarifas
Bancos poderão oferecer conta eletrônica gratuita - A oferta do serviço será facultativa: ou seja, caberá aos bancos decidir se vão oferecer ou não esse tipo de conta, que vale para a movimentação gratuita em canais como internet, caixas eletrônicos e aparelho celular. A medida - aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e que entrou em vigor dia 2 de março - tem a finalidade de promover a inclusão financeira em diferentes níveis sociais. As tarifas bancárias, contudo, poderão ser aplicadas no uso dos meios não eletrônicos, como guichê de caixa ou atendimento telefônico com auxílio de telefonista. A isenção de taxas nesse caso só acontecerá se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis. A medida ainda permite aos bancos a cobrança de tarifa de cadastro para início de relacionamento com novos clientes. (Fonte: O Globo)

Concurso
Concurso Público dos Correios em 2011 - As providências para a divulgação do edital continuam e a empresa reafirma o compromisso de realizar o concurso no primeiro semestre deste ano. Serão oferecidas mais de 8.000 vagas em diversas áreas de atuação.

Li no Orkut
Uma bem humorada e irônica crítica: "Diante desta expectativa toda do carnaval, gostaria de informar que o Hospital Regional de Uruaçu já está funcionando com a maior e melhor Medicina Alternativa. Assim, caros uruaçuenses e turistas, se precisarem podem recorrer, pois lá temos a mais variada flora medicinal. Encontra-se remédios para os rins, "quebra-pedra", para icterícia "picão", para o coração "folhas de congonhas", para o fígado "boldo", para infecções "trançagens" e muito mais. Para qualquer mal, pode confiar, lá tem... Então que venha a Folia do Momo." De Maria Oenes, na Comunidade Uruaçu (Orkut), Tópico Carnaval 2011.

Bom carnaval
A maior festa folclórica do Brasil está em pleno vapor. Não a estrague, melhor dizendo, não estrague sua vida.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Logo do Banco do Brasil

sexta-feira, 4 de março de 2011

Como fazer um currículo?

O que escrever no currículo?
Numa seleção, os gestores querem saber o quanto o candidato se envolveu, as decisões que tomou e os projetos que executou em carreiras anteriores.

Mas como colocar isso num currículo?
Marcos Haniu, consultor da Authent, empresa de recrutamento executivo dá as dicas:
• Escreva sobre os projetos que implementou. Se não começou do zero, detalhe as atualizações e as manutenções que foram feitas, citando a tecnologia utilizada, como banco de dados e linguagem de programação;
• Quando mencionar os projetos, informe quem foram os parceiros envolvidos, qual foi o orçamento e em quanto tempo ocorreu a implementação;
• Cite o quanto a empresa ganhou financeiramente e quantas pessoas estavam sob sua liderança (se houver);


• Informações sobre as dificuldades encontradas e as respectivas soluções também são bem-vindas.


O que não fazer ?
Extermine sete grandes erros do seu currículo

1. Evite e-mails ou telefones que mudam com freqüência
Já pensou você perder uma vaga de emprego no Google porque o seu e-mail e o seu número de celular foram mudados? Saiba que isso já aconteceu, segundo Deli Matsuo, diretor de recursos humanos para a América Latina do Google.

2. Presença do número de documentos
Documentos como RG e CPF não são informações que interessam à empresa antes da sua contratação, poupe o tempo da empresa de recrutamento e delete esses dados.

3. Falta de clareza ao descrever os objetivos
Seja direto ao descrever seus objetivos. Diga, por exemplo, que pretende uma vaga como gerente de projetos de TI ou como consultor de sistemas de gestão e aplicativos SAP

4. Pretensão salarial
Nunca inclua a sua pretensão salarial. Isso pode te atrapalhar numa possível negociação para a vaga

5. Cuidado com o tecniquês
Tenha sempre em mente que antes de chegar a uma pessoa mais técnica, seu currículo pode passar por um profissional de RH que não entende a língua dos bits e bytes. Não deixe de mencionar as linguagens e tecnologias que domina, mas, além disso, procure fazer um breve perfil, dizendo quanto tempo tem de carreira e que tipo de projetos participou.

6. Venda-se bem
Não economize nas informações que contam ponto para você. Se participou de algum projeto importante, além de citá-lo, diga o quanto a empresa ganhou com ele, conte quantas pessoas estavam sob seu comando

7. Informações falsas
Nunca minta. Se não sabe inglês, não adianta dizer que tem nível técnico ou intermediário em conversação. Lembre-se que você terá de provar os conhecimentos que diz ter.






Links da Semana

Blog da Família e das Mães
http://www.bigmae.com/
.
Blog Boutique de Madeira
.
Blog Mira
.
Blog Pé de Meia...
.
Blog Piscou Perdeu
.
Blog Nova Centelha
.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

Sábado, 26 de março, às 20h30, apague as luzes por uma hora em prol do bem estar do planeta
.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Invenções

Assaltos a bancos caíram 82% em dez anos, segundo a Febraban

Imagem: Internet
.
O número de assaltos a agências bancárias de todo o país caiu 82% nos últimos dez anos, por causa da colaboração estreita da comissão de segurança dos bancos com as polícias estaduais e, às vezes, com a Polícia Federal, disse [em 28 de fevereiro] o diretor técnico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Wilson Gutierrez.

Segundo ele, foram registrados 1.903 assaltos a agências em 2000, contra 337 casos no ano passado. Queda que, no seu entender, decorre basicamente da colaboração entre os diferentes agentes de segurança e das medidas de vigilância implantadas, que resultaram em gastos de R$ 9,4 bilhões pela rede bancária em 2010.

Entre as medidas mais efetivas de colaboração policial, ele disse que a Polícia Militar de São Paulo propôs, no ano passado, que policiais visitassem as agências para fazer palestras aos usuários e bancários sobre cuidados necessários para evitar a ação de assaltantes nas agências e para inibir os casos de “saidinha” (assalto nos arredores da agência, com a ajuda de “olheiros” que atuam dentro das agências).

Ele disse que a proposta foi imediatamente encampada pela Febraban. Os policiais paulistas começaram a campanha-piloto em agências na região de Mogi das Cruzes, com palestras e distribuição de folders com recomendações de segurança. A campanha foi levada para a região metropolitana de São Paulo, em dezembro do ano passado, com “excelentes resultados”, segundo Gutierrez. Tanto que a Febraban quer estender a ação a todo o estado.

Segundo ele, esse tipo de colaboração mostra eficiência, ao contrário de propostas de projetos de lei que defendem a criação de biombos nos caixas para impedir a ação de “olheiros” e a proibição de uso de celulares, capacetes ou gorros dentro das agências. Como os vigilantes e os bancários não têm poder de polícia, ele diz que a sugestão é inócua.

O ideal, acrescentou, é a proibição de camelôs ou qualquer serviço que provoque aglomeração nas calçadas dos bancos, que facilitam a presença de “pessoas indesejáveis” nas proximidades. O cuidado maior, disse ele, deve ser tomado pelo usuário, que deve evitar grandes saques e contatos com terceiros, além de não mostrar que sacou dinheiro e, quando possível, se fazer acompanhar em caso de saque de valor alto.

terça-feira, 1 de março de 2011

10 maneiras de ser um bom jornalista (risos)

Mais cedo ou mais tarde o foca percebe que precisa de algo mais para imegir socialmente entre os novos colegas jornalistas. Ser legal não é suficiente. Ser bonita(o) serve, mas apenas para o sexo oposto - e às vezes para o mesmo, também. Ser muito inteligente causa discórdia. Para que o pobre neófito redacional não se sinta perdido ao adentrar no viveiro de cobras malcriadas da redação, eu ofereço aqui carinhosamente algumas dicas preciosas. Mas atenção: não me responsabilizo por eventuais efeitos colaterais.

1 - Seja escroto
Caso você ainda não saiba, ser bonzinho está totalmente fora de moda. Só é respeitável o jornalista que tem pinta de malvado e fala muito palavrão. É claro que poucos são maus de verdade, mas o importante é a aparência. Você nem precisa ser totalmente perverso; basta demonstrar um certo viés negativo, obscuro, como se estivesse perdendo a luta para não se deixar levar pelo lado negro da força.

Quando as pessoas olharem para você, não é necessário que vejam um psicopata completo. Meio psicopata já basta. Sua imagem deve deixar uma leve incerteza no ar sobre se você realmente tropeça velhinhas na rua, cuspiu no tapete do Papa ou peida em elevador cheio.

2 - Fale mal de tudo
É uma clara continuação do primeiro tópico: nunca algo estará satisfatório para alguém realmente malvado. No seu jornal, o pauteiro é burro, o editor é anta, o chefe é jumento, a empresa é uma Arca de Noé e os textos publicados são todos uns excrementos - exceto o seu e de um ou outro amigo próximo. Aliás, quando o seu texto sai ruim, a culpa é do editor. E se você é editor, obviamente, os repórteres é que são os analfabetos.

Se este procedimento for feito da maneira correta, em vez de ser execrado você será respeitado. Eventualmente poderá ser demitido, mas continuará respeitado.

3 - Use drogas
Não só as lícitas, seu bundão. Mas comecemos por elas. Encher a cara é elementar para interagir, de preferência tendo várias histórias hilárias de porres. Quanto maior o ridículo já passado por conta do álcool, maior respeito ser-lhe-á imputado.

Um dia desses conheci um antigo repórter da Província e do Diário perambulando como mendigo na rua, barba de noé, fala atrapalhada, mas frases coesas. Ele contou rápido sua história, citou muitos jornalistas que conhecia e no final, disse "perdi para a cana...". De súbito, me veio um respeito enorme por ele.

O cigarro também dá um certo ar de confiabilidade. Não se preocupe, ninguém olha para seu pulmão preto. E cada vez menos jornalistas se preocupam em negar o uso da maconha, já tão comum. O fininho é útil, pois dá um ar de guerrilheiro zapatista. Já outros entorpecentes não são assim muito necessários, mas se quiser usar, tanto faz. O que é um peido pra quem tá cagado?

4 - Tenha pose
No fundo, jornalistas se acham. No raso, têm certeza. Treine o olhar de Clark Gable, segure o cigarro com pose de atores dos anos cinquenta e mentalize "eu sou safo" como um mantra. Tudo isso ajudará a convencer os outros e você próprio do estupendo glamour da profissão. Você tenta se segurar, mas isso exala inevitavelmente do seu ser.

Sua pose deve mostrar o quanto você é mau. Na hora do trabalho, é interessante alternar momentos de gargalhadas em altos decibéis com olhares de seriedade profunda. Só não alterne demais os dois momentos, porque esquizofrenia e bipolaridade ainda não são desejáveis na redação. A não ser que você seja chefe, claro.

5 - Auto promova-se
De vez em quando comece frases com expressões do tipo "quando eu ganhei o prêmio tal..." e "porque a minha manchete de ontem...". Jornalista não tem o menor pudor em se exibir. Em qualquer trunfo passe verniz, multiplique por três e propague com um certo tédio, como se já fosse corriqueiro na sua vida.

Em momentos que quiser mostrar sua humildade e modéstia, solte frases com a seguinte fórmula: "Fulano nunca ______(algo que você já fez) e já tá se achando". Por mais ridícula que a auto promoção soe, é incrível como funciona. É uma espécie de marketing pessoal extremo.

Óbvio que se você exagerar, vai acabar sendo mal visto. A não ser que seja chefe, claro. Chefe é sempre mal visto.

6 - Seja uma pseudo-enciclopédia
Seja metido a saber de tudo. Soltar jargões profissionais de qualquer área faz você parecer muito safo. Afinal, em poucos meses de labuta, qualquer estagiário já entrevistou macumbeiros, astronautas, artistas querendo aparecer, políticos querendo desaparecer, físicos nucleares, policiais torturadores e até acopladores de carga de caneta Bic. Basta escrever uma matéria especial sobre construção civil para o jornalista ganhar especialização em engenharia.

Assim, você sempre sabe um pouco mais do que todo mundo. Sobre qualquer fato relevante na política e economia, você é capaz de soltar "mas isso não é tudo" ou "tem muita coisa por trás disso que vocês não sabem...". Nunca revele o segredo, claro. Apenas deixe no ar que seu conhecimento sobre o tema tem a espessura e profundidade de um buraco negro alargado pelo Kid Bengala.

7 - Seja competente
De forma alguma chega a ser uma condição impreterível, mas até que ajuda. Mas atenção: só tem o efeito esperado se praticada em conjunto com as últimas duas dicas.

8 - Seja estranho
Jornalista não é muito normal e tem orgulho disso. A esquisitisse é uma forma de se diferenciar dos seres inferiores - tipo publicitários, marqueteiros e afins. Então aflore seu lado underground e regue sua genialidade incompreendida. Use roupas "originais", tenha seu próprio "estilo" e demonstre "personalidade", assim mesmo, entre aspas. Lembre-se: qualquer coisa diferente e de difícil compreensão tende a ser respeitada.

9 - Dê para alguém
Não é só dar uma vezinha. E também não é para qualquer um. Namorar um superior ou veterano de redação pode ajudar na interação com os demais colegas. Vale para relações homo e hetero, já que redações são apinhadas de viados. Se não funcionar para ganhar o respeito de todos, ao menos de seu par você já conseguiu.

Agora, se quiser sair dando para todo mundo, ninguém vai reclamar. Só temo que isso afaste você do objetivo deste post.

10 - Integre-se a uma
Essa aqui vale até para grupos de cefalópodes. Se depois de tudo isso você não ganhar a simpatia dos colegas, faça vestibulinho pra publicidade e seja feliz.
.
Comentário: Não concordo com tudo, mas achei muito engraçado. Como melhor jornalista lá da minha casa e revisor de textos de amigos, já vi essas caracteristicas acima em várias pessoas e em algumas, todas elas.
.
Por: Elton Tavares
.
Fonte: http://filipefaraon.blogspot.com/2010/11/10-maneiras-de-ser-respeitado-no-meio.html
.
.