sexta-feira, 30 de julho de 2010

Tudo Sobre Testosterona

.
Testosterona é um hormônio esteróide predominantemente masculino, porém também importante para a saúde da mulher. No sexo masculino ele é produzido nos testículos, e no sexo feminino ele é produzido nos ovários. O organismo de um adulto do sexo masculino produz muito mais testosterona que o organismo do sexo feminino por isso, a testosterona tem um papel determinante na diferenciação dos sexos. A síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH hormônio luteinizante, que por sua vez é produzida pela hipófise. Na mulher grávida, quando o feto for do sexo masculino, a testosterona auxilia este feto a desenvolver seus órgãos sexuais e características masculinas secundárias no início do desenvolvimento no útero. No homem, a testosterona faz com que os testículos cresçam. Este hormônio deve estar presente também com o folículo estimulante antes que a espermatogênese se complete. Além de ser responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas, a testosterona é importante para a função sexual normal. Esse hormônio, em quantidades mais elevadas, pode causar agressividade e estimular a libido. Ele afeta também as funções neurológicas e comportamentais como o interesse sexual e a intensidade das emoções. Com o passar do tempo, a produção de testosterona diminui. Existem algumas evidências da relação entre a queda dos níveis hormonais e o surgimento de depressão. Essas informações são derivadas de dois tipos de estudos observação do comportamento dos homens com níveis baixos de testosterona; e do tratamento dos sintomas depressivos com reposição hormonal complementar. Talvez alguns homens deprimidos com baixos níveis de testosterona só se recuperem depois de os níveis de hormônios masculinos sejam normalizados. Porém, mais estudos ainda são necessários para se que isso seja confirmado. Enquanto isso, os psiquiatras devem trabalhar conjuntamente com os endocrinologistas quando existirem casos de depressão associados a baixos níveis de testosterona.
.

Convite - Aciau

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sexo pode ajudar no crescimento de células do cérebro segundo estudos

.
Por: Daniel Filho de Jesus
.
Nova Iorque - Um estudo da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, indica que o sexo pode ajudar células do cérebro a crescer e também é capaz de diminuir a ansiedade. Como pesquisas anteriores indicavam que eventos estressantes pode reprimir o crescimento de neurônios em adultos, os cientistas decidiram testar eventos contrários ao estudar o efeito do sexo em ratos. As informações são do Live Science.
.
Os pesquisadores colocaram no mesmo espaço ratos machos adultos e fêmeas sexualmente receptivas uma vez ao dia durante duas semanas e, com outros animais, apenas uma vez em duas semanas. Os cientistas mediram no sangue dos roedores os níveis de um hormônio conhecido como glucocorticoide, ligado ao estresse e que pode estar relacionado a efeitos prejudiciais ao cérebro causados por experiências desagradáveis.Quando comparados com machos virgens, ambos os grupos de ratos sexualmente ativos apresentaram uma proliferação de células no hipocampo, área do cérebro ligada à memória e especialmente sensível a experiências desagradáveis. Os animais que tiveram um maior número de relações sexuais apresentaram também um crescimento no tamanho dos neurônios, assim como no número de conexões entre essas células.
.
Por outro lado, os roedores que viram as fêmeas apenas uma vez em duas semanas tiveram um aumento no hormônio ligado ao estresse, enquanto que o outro grupo não apresentou nenhum aumento. Os cientistas dizem que o grupo que mantinha relações sexuais diárias era mais rápido que os virgens para consumir alimentos em um ambiente desconhecido - o que indica menor ansiedade.
.
Os pesquisadores afirmam ainda que, se por um lado os hormônios do estresse podem fazer mal ao cérebro, esse efeitos podem ser anulados por uma experiência prazerosa. O estudo foi publicado no jornal especializado PLoS ONE.
.

AEROCALDAS

O estímulo ao desenvolvimento da aviação no Brasil é estratégico. Como meio de transporte, historicamente a aviação representou a possibilidade de integração territorial. Hoje, dando acesso a todos os pontos do território nacional, temos a defesa de sua integridade dada pela aviação militar e podemos contar com a sua colaboração para um desenvolvimento mais uniforme e justo, além do transporte de pessoas, cargas e de socorro. Como aviação agrícola, seu incremento permite uma maior produção e conseqüentemente maior geração de riquezas; a prestação de serviços, de transportes e agrícolas, representa empregos e crescimento econômico para o Brasil.

A discussão sobre a evolução da aviação (amadora e profissional) vem reunindo uma legião de fãs, aficionados e, sobretudo, técnicos do assunto e por isso os “encontros de aviação” vêm sendo realizados no mundo inteiro desde os primórdios dessa atividade. São nos encontros de aviação que o potencial do setor para a prestação de serviços (agrícolas, de transporte e mesmo de lazer), são mostrados para o público interessado, possibilitando inclusive a realização de negócios.

Caldas Novas, a maior cidade turística do interior de Goiás, permite a realização de eventos de aviação de qualquer porte, pois conta com um moderno aeroporto, um grande lago (Lago de Corumbá) para hidroaviões e anfíbios e uma excelente infra-estrutura hoteleira. Sua situação geográfica privilegiada (Brasil Central) é garantia de um evento que pode entrar para o calendário nacional da aviação. A data do evento, final de maio, período do ano belíssimo em Goiás (grama verde, noites claras), está fora do calendário dos grandes eventos nacionais.

O aproveitamento de todos esses fatores positivos foi determinante para a escolha do local, de tal forma que nos possibilita alcançar nossos objetivos concentrando na demonstração das potencialidades da aviação no Brasil, realização anual do Encontro de Aviação (AEROCALDAS), apresentação do potencial da aviação experimental inclusive com a demonstração de aviões dessa categoria que são construídos no Brasil, além da possibilidade de realização de negócios, seja de serviços, compra e venda de aeronaves e na área de transporte.

Sexta-Feira (06/08)

14:00 - 16:00 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
16:00 - 17:00 Demonstração de Patrocinadores
17:00 - 18:40 Janela Entrada/Saída de Aeronaves*
20:00 - 21:00 Coquetel de Confraternização
22:00 - 00:00 Noite na Boate Zuum com Fábio Mendonça e Rodrigo Brasileiro

Sábado (07/08)

06:30 - 09:00 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
09:00 - 10:00 Abertura Oficial do Evento com Autoridades e Show-Aéreo
10:00 - 10:30 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
10:30 - 12:00 Demonstrações Aéreas
12:00 - 14:00 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
14:00 - 16:00 Demonstrações Aéreas
16:00 - 16:30 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
16:30 - 18:00 Demonstrações Aéreas
18:00 - 18:40 Janela Entrada/Saída de Aeronaves*
20:00 - 22:00 Show Banda TNY

Domingo (08/08)

06:30 - 09:00 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
09:00 - 10:00 Demonstrações Aéreas
10:00 - 10:30 Janela Entrada/Saída de Aeronaves
10:30 - 12:00 Demonstrações Aéreas
12:00 - 14:00 Janela Entrada/Saída de Aeronaves*

* Operações até o Pôr-do-Sol

Local: Caldas Novas, Goiás
Data: 6 a 8 de agosto
Site:
www.aerocaldas.com.br

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pesquisa revela: mulher não é assunto preferido nas conversas masculinas

Reprodução

A Heineken acaba de divulgar [21 de junho de 2010] uma pesquisa feita com 5,3 mil homens de 15 países, entre eles o Brasil, e aponta que o assunto preferido deles é o futebol.

Em seguida vêm as mulheres e em terceiro, assuntos relacionados ao trabalho. O que comprova que a paixão nacional do brasileiro é a bola na rede e não a mulher na cama.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Passando a Régua - Ed. n. 847

Coluna publicada na edição nº 847 do Jornal Diário do Norte

"Saber votar não é só escolher um bom candidato, é saber escolher um bom candidato em um bom partido".

Antônio José Canhedo

'Bairrismo'
Num mundo globalizado, imaginar um município com ideias bairristas, do tipo: "nós temos que eleger um deputado da nossa cidade", seria, certamente, a contramão da história. Eu também gostaria de ver um uruaçuense na Assembleia Legislativa, como gostaria de ver um governador ou mesmo um presidente da República... Por quê? Pra quê? Vaidade! Dizer que minha cidade tem alguém importante no poder... Coisas assim... Na prática, o cara tem que ser competente, ter boa índole, ser honesto, etc., etc., etc.

Altos papos
Dia desses, ouvi de um empresário: "Uruaçu precisa ter um deputado [estadual]. Os políticos tinham que se unir e lançar apenas um candidato e o povo tinha que unir e votar em alguém de Uruaçu. (...) Pode ser um 'cachorro', mas de Uruaçu..." Chega! Pelo amor de Deus! Que coisa mais piegas, depressiva, doentia... Eu não voto... em 'cachorro', não voto olhando partido político, tão pouco visando, puramente, eleger alguém de Uruaçu! Para merecer meu voto, tem que ser honesto - em primeiro lugar -, e, no mínimo, competente. Votar em fulano porque tem mais chance ou porque tem apoio de beltrano, ou ainda, porque é da minha cidade... Tenha dó!

Coeficiente
Ah! Você sabe o que é coeficiente eleitoral? Se não sabe, é bom se informar. Senão você pode estar elegendo o cara errado sem saber. Resumidamente, trata-se do voto proporcional, em que a eleição de candidatos inexpressivos carregados por colegas campeões de votos no mesmo partido ou coligação, e a derrota de outros que, mesmo com votação expressiva, não se elegem por não alcançarem o coeficiente eleitoral.

Resumindo
Agora você entende como é que corruptos notórios estão sempre sendo reeleitos, se quase ninguém vota neles. É simples, eles têm a sua panelinha de sanguessugas que estão sempre pegando um carguinho aqui e acolá, e que votam sempre neles para poder garantir a mamata, isto garante que eles sejam os mais votados no partido. Então começam a recrutar alguns laranjinhas, dentre os quais nem sempre são gente ruim, mas na maioria desinformados, tais como líderes de comunidades, de favelas, professores, associações e outras pessoas populares, que por serem bem intencionadas, gozam de popularidade e credibilidade das pessoas ao seu redor. A maioria consegue angariar 200, 300, e até 1.000 votos, não mais que isso, mas serve para formar volume. Ensinam a eles a difundir a ideia: "Votem com o coração, em quem você acredita que merece, mesmo que você não acredite que ele possa ser eleito." E quanto a contestação de que aquele corrupto faz parte do mesmo partido, eles têm a resposta na ponta da língua: "Sempre terá uma maçã podre, mas eu estou entrando é para sanear isto." (Fonte: www.artigonal.com)

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Sant'Ana - Padroeira de Uruaçu

.
Sant'Ana, mãe da mãe de Jesus
.No dia 26 de Julho, a Igreja Católica comemora o dia da milagrosa Sant’Ana, com milhares de seus devotos. Ela é a privilegiada criatura que Deus predestinou e escolheu para ser na terra a mãe da Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus.

domingo, 25 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Rádio de qualquer parte do mundo em tempo real

Está sem nada para fazer? Cansou da programação de rádio de sua cidade? Que tal saber o que estão escutando lá no Zimbábue? Ou quem sabe talvez ouvir um pouco do som tocado nas "baladas" lá do Japão? Difícil? Não com Radiotime. Este site concentra as principais rádios do planeta em um único lugar. Você pode ouvir toda a programação em tempo real das cidades e países mais inusitados.

Você seleciona o continente, o país e a cidade. Surge uma lista com todas as principais rádios e é só você clicar no link para abrir uma janela pop-up que reproduzirá tudo o que está tocando. A página não é carregada, você pode trabalhar tranquilamente em seu computador enquanto curte uma música com excelente audio. Quer testar o que digo? Acesse!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concurso internacional

Concurso internacional premiará desenhos contra exploração sexual de mulheres
.
Quem quiser participar do concurso internacional Be a Biographer organizado pela instituição sem fins lucrativos The Blind Project terá de se inspirar na história real de mulheres vítimas de tráfico sexual. São três histórias, disponíveis no site www.biabiographer.com. As peças serão exibidas no próprio site. As melhores, na opinião do juri, será submetida à escolha final do público pela internet. O desenho vencedor será exposto na galeria NYC e ilustrará uma coleção de camisetas e produtos que serão vendidas para arrecadar recursos para ações de apoio a vítimas de exploração sexual no sudeste asiático (o vencedor levará a linha de produtos de graça para casa e será convidado a participar da exposição se for de fora dos EUA).
.
As inscrições encerram no dia 15 de setembro.
.
Fonte:
.

2ª Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita

.
A Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita é uma iniciativa do NAVE – Núcleo de Audiovisual Espírita em conjunto com vários parceiros, como a Federação Espírita do Estado de Goiás, a Associação Brasileira de Artistas Espíritas, o Instituto Arte e Vida (Franca-SP), e outros.

O evento tem como finalidade promover o audiovisual com temática espírita em todo o Brasil. Para tanto, você pode inscrever seu vídeo ou filme em cinco categorias: curta, documentário, animação, curta-mocidade e videoclipe. Veja nosso regulamento e faça sua inscrição.

Podem se inscrever filmes de temática espírita, com no máximo 20 minutos.
A inscrição dos vídeos é gratuita e pode ser feita pelo site da FEEGO (www.feego.org.br) ou pelo site da Mostra (www.2mostra.audiovisualespirita.org).

Com temática inédita em mostras de cinema, e sem caráter competitivo, a Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita é uma iniciativa de um grupo formado recentemente, o Núcleo Audiovisual Espírita (NAVE), constituído ainda no ano passado, mas que já conta com diversas atividades no movimento espírita.

Será entre os dias 23 e 25 de julho de 2010 no Centro Cultural Goiânia Ouro – Goiânia-GO

Valor para entrada no cinema: R$ 5,00
.
.
Mais informações:
.
.
.
.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Na Forma da Lei - episódio 6

No sexto capítulo do seriado Na Forma da Lei (TV Globo), exibido dia 20 de julho, após o Casseta & Planeta, o senador Viegas (Luis Melo) pediu orientação a seu médico de confiança, Dr. Rubinho (Odilon Wagner), sobre uma idéia perigosa que pôs em risco sua vida: um tiro no coração, solução para a crise de imagem pública pela qual estava passando. Com a farsa, passando-se por vítima, o senador se livraria da imprensa que lhe exigia explicações sobre casos de corrupção e desvio de verba. Ali, embora ficção, ficou evidente o extremo em que um político corrupto é capaz de chegar para atingir seus objetivos pessoais. É ilimitada a capacidade de persuasão, demagogia, É... ficção imitando a vida!
.
.

terça-feira, 20 de julho de 2010

20 de julho - Dia do Amigo

Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares. (Anne-Therese Lambert)

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.

Todos sabem que amizade é muito mais intensa e complexa do que isso. Amigos e não colegas... Amigos e não simples conhecidos. Costuma-se banalizar a palavra amizade.

Amizade significa respeito, significa ter afinidade, laços que não são de sangue porém muitas vezes mais verdadeiros.

Uma amizade completa é regada de simplicidade e cumplicidade, o que não significa concordar com as atitudes do outro, mas simplesmente respeitar e não criar pré-conceitos. Uma verdadeira amizade não exige nada em troca. Ela simplesmente acontece... se dura ou não, isso é outra história...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A riqueza dos políticos


Os candidatos que mais enriqueceram em seus atuais mandatos, segundo um levantamento feito por ÉPOCA a partir do patrimônio declarado ao TSE
.
Leandro Loyola e Marcelo Rocha Com Naiara Lemos
.
Votar é um ato simples, mas requer um raciocínio prévio que a cada dia fica menos simples. Os brasileiros nunca tiveram tantas informações para conhecer os candidatos antes de decidir em quem votar. Informações sobre a vida pregressa, a atuação dos políticos quando governaram, como eles votaram no parlamento, como gastaram suas verbas de custeio pessoal, se cometeram crimes, se são investigados por mau uso do dinheiro público e quanto dinheiro possuem. Desde 2002, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obriga os candidatos a apresentar uma lista com seus bens. Apesar de algumas falhas, essa declaração abre aos eleitores a chance de ter uma noção da situação financeira dos candidatos.

ÉPOCA fez um levantamento baseado nas informações enviadas até a semana passada pelos mais de 20 mil candidatos inscritos para a eleição de outubro. Foram usados dados disponíveis no TSE e nos sites Políticos do Brasil e Transparência Brasil. A pesquisa permite medir quem são os políticos mais ricos do país, aqueles que mais enriqueceram durante seus mandatos – e o grau de transparência de cada um com a própria riqueza.

Para medir o enriquecimento, a pesquisa feita por ÉPOCA levou em conta os candidatos que exercem mandato desde 2006, no caso de governadores, senadores e deputados federais, ou desde 2002, para o caso de parte dos senadores. Dos 499 candidatos examinados, 365 têm patrimônio maior neste ano do que tinham antes. O TSE ainda está alimentando a lista com dados de candidatos. Mas os números permitem dizer que a política enriquece. “Há uma correlação positiva entre o número de mandatos e o aumento do patrimônio declarado dos políticos”, diz o cientista político Leôncio Martins Rodrigues. “Ninguém entra para a política para ficar mais pobre.” Em seu livro Mudanças na classe política brasileira, Rodrigues examinou o perfil profissional dos parlamentares em legislaturas anteriores. Entre outras coisas, descobriu que a carreira política é um bom negócio. Pouquíssima gente fica mais pobre depois que entra na política.

Ser rico, sempre é bom lembrar, não é nenhum crime. Ao contrário. Quanto mais gente rica um país tem, melhor. A prosperidade de cada vez mais cidadãos é uma das conquistas mais desejadas, mais necessárias e mais importantes para o futuro do Brasil. É dessa riqueza que vêm o investimento em novos negócios, novos empregos e o crescimento econômico que beneficia todo o país. E, em boa parte, é fato que a riqueza de muitos políticos apenas espelha a evolução do país e o tino empresarial dos homens de negócio bem-sucedidos. É o caso do candidato mais rico de todos: Guilherme Leal, presidente da empresa de cosméticos Natura e postulante ao cargo de vice-presidente na chapa de Marina Silva (PV), declarou ter um patrimônio de R$ 1,2 bilhão (leia a lista dos mais ricos abaixo). Ou de políticos como o ex-governador de Mato Grosso e candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) e de parlamentares que também são empresários do agronegócio, um dos setores que mais têm crescido na economia nacional.

Mas há casos que chamam a atenção por razões menos nobres. A má fama dos políticos brasileiros, corroborada por seguidas denúncias de desvio de recursos públicos e conduta ética condenável, deixa dúvidas sobre o crescimento de muitos patrimônios. Certas dúvidas podem até ser sanadas por explicações técnicas, como erros de digitação ou de omissão (os detectados foram apontados nos quadros). Alguns políticos desprezaram as declarações anteriores e afirmam ter fornecido dados incompletos. Outros eram muito pobres ou de classe média baixa e, com o salário de parlamentar ou governador, melhoraram de vida. E há, evidentemente, aqueles cujas explicações não são convincentes.
.
Fonte:
.

.

Passando a Régua - Ed. n. 846

Coluna publicada na edição nº 846 do Jornal Diário do Norte

"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência".

Ruy Barbosa

Qualificação
Será iniciado no dia 19 de julho, no Colégio Estadual Aeroporto, em Uruaçu, o Curso de Leitura e Interpretação de Projetos Civis, acompanhado de orçamento do básico ao acabamento. Aulas com o instrutor João Roberto, ex-funcionário do Senai e ex-coordenador CTTAT Niuret. Informações: 62-8151-2204 ou 9108-3382.

Dia do Homem
Desde 1999 que no dia 15 de julho é comemorado o Dia Internacional do Homem! Seu idealizador foi o Dr. Jerome Teelucksingh, em Trinidad e Tobago, com o apoio da ONU.

Cultura
X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, de 16 a 31 de julho, na Vila de São Jorge, a 35 km de Alto Paraíso, é considerado o maior encontro de culturas do Brasil. Reúne culturas da Índia, Chile, Grécia e todas as partes do Brasil. A escritora uruaçuense Sinvaline Pinheiro será, pela terceira vez, a cronista oficial do evento. Informações: www.encontrodeculturas.com.br.

Suspensão
“A Cúria Diocesana informa que em referência à Advertência Canônica N. 01/2010 pela qual notificou-se o Reverendíssimo Pe. Flávio José Paiva no dia 02 de maio de 2010 e considerando que no dia 26 de junho de 2010 o referido sacerdote manifestou ao Bispo sua insatisfação vocacional e decisão expressa de deixar o ministério sacerdotal, no dia 28 de junho de 2010 foi decretada a suspensão total de ordem, de ofício e de governo do Reverendíssimo Padre Flávio José Paiva, súdito da Igreja particular de Uruaçu.” (Fonte: www.diocesedeuruacu.com.br)

Orquídeas
A orquidófila Ivani Miranda está organizando a 3ª Exposição de Orquídeas, em Uruaçu. O evento acontecerá nos dias 30 de julho e 1º de agosto no Salão do Restaurante Monjolo’s (entrada franca). Mais de 1.000 plantas floridas estarão em exposição, numa parceria com outros orquidários. A finalidade da exposição é divulgar a arte da orquidofilia, apresentar suporte como cultivar orquídeas para as pessoas que gostam, trocar informações e fazer novos contatos e parceiros.

Pêsames
Faleceu na noite de 15 de julho o Dr. Ubiratan Gonçalves de Araújo. Seu velório aconteceu no Setor Coimbra, em Goiânia, e, segundo informações, seu corpo foi cremado em Brasília.

Agende
Congresso Evangelístico de Missões de Uruaçu – Dias: 23, 24 e 25 de julho, no Cabiúna Eventos. Tema: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, Mc 16-15.

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

domingo, 18 de julho de 2010

Consulta de Pontos na carteira de habilitação pela Internet


Já esta disponível em alguns estados a verificação da consulta de pontos da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, se você não sabe ainda se tem ou não pontos na carteira agora esta fácil para identificar entre no site do DETRAN de seu estado e verifique a disponibilização do site os estado que já tem disponível é o de são Paulo, Rio de janeiro, Goiás, e entre outros.

Baixo alguns sites dos estados que está disponível esta Consulta:

Estado de SP – São Paulo:
http://www.ssp.sp.gov.br/detran/pontos/

Estado de GO – Goiás:
https://www.detran.goias.gov.br/

Estado do RJ – Rio de Janeiro:
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1448

Estado de Mato Grosso do Sul – MS
http://www.detran.ms.gov.br/

Estado do Rio Grande do Sul – RS
http://www.detran.rs.gov.br/

E entre outros estados que já estão disponíveis.

sábado, 17 de julho de 2010

Saúde do homem: 10 regras para viver mais

Embora a expectativa de vida masculina tenha aumentado para 68 anos, eles ainda vivem, em média, 8 anos menos do que as mulheres. Para o médico Cláudio Ortega, o motivo mais provável é também o mais difícil de combater: os homens não se preocupam com a própria saúde. Confira a seguir 10 regras que podem mudar essa história.

1. Ria! Mantenha sempre o bom humor – Você lembra do filme Patch Adams (O amor é contagioso)? É aquele em que o ator Robin Williams vive um estudante de medicina obstinado em provar a importância do humor na recuperação dos pacientes. Pois é, ele tinha razão. A ciência finalmente comprovou que o bom humor previne e ajuda a combater doenças. Segundo estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, as pessoas que cultivam o bom humor têm 30% mais chances de sobreviver em casos de doenças graves.

Dica: para começar a ver a vida de um jeito mais leve (e bem humorado), acompanhe a série O Bom Jeitinho Brasileiro, aqui no Canal Futura. Você vai ver que é possível, sim, dar boas gargalhadas dos próprios problemas.

2. Dia de sol? Já pra rua! – A exposição ao sol ajuda na produção de vitamina A, importantíssima para evitar a osteoporose. Além disso, estudos recentes revelam que a luz do sol combate depressão. Quem é que nunca se sentiu mais melancólico em dia de chuva? É a chamada desordem afetiva sazonal (DAS), um tipo de depressão mais comum no inverno. Sabemos que estamos em julho, mas não fique triste. O Departamento de Psiquiatria da Universidade de Columbia (EUA), responsável pelo estudo, afirma que 30 minutos diários de exposição ao sol por cinco dias seguidos já é o suficiente para melhorar o ânimo. Mas lembre-se: todo cuidado é pouco para evitar o câncer de pele. Respeite os horários recomendados: antes das 10h e depois das 16h e use sempre protetor solar (até nos dias nublados).

3. Tem que malhar! Não fuja dos exercícios físicos – A regra é repetida exaustivamente, mas ainda assim tem muita gente arrumando desculpas pra adiar o exercício físico. O médico Cláudio Ortega dá um puxão de orelha: “os exercícios são indispensáveis para a saúde e não adianta ser lá de vez em quando, eles precisam fazer parte da rotina, virar um estilo de vida”. Calma. Também não precisa começar a correr 10 quilômetros por dia. Mesmo as atividades moderadas ajudam a evitar a obesidade e doenças do coração. Isso significa que fazer uma caminhada todo dia (como ir até o mercado a pé, por exemplo) já vai fazer diferença.

4. Coragem! Não fuja do médico – Essa atitude, comum no universo masculino, é uma das razões apontadas por Ortega para explicar a redução na expectativa de vida do homem. “Eles vivem em média 8 anos a menos do que as mulheres porque – além de adotarem hábitos de vida menos saudáveis – esperam tempo demais para procurar um médico”, alerta. O ideal é visitar um clínico-geral regularmente e fazer os exames de rotina. Só assim é possível diagnosticar um problema quando ele ainda não é tão grande. A hipertensão, por exemplo, pode demorar muito tempo para apresentar algum sintoma – e, em alguns casos, essa primeira manifestação já é um infarto. Procure já o telefone do médico e agende a sua consulta. E os exames de rotina, como o próprio nome sugere, deve fazer parte da sua vida.

5. Pare de fumar – O tabagismo é a maior causa de morte precoce evitável no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quem fuma vive dez anos a menos do que aqueles que nunca fumaram. Convencido?

Confira dicas para parar de fumar definitivamente

6. Beba menos – O abuso de bebida alcoólica pode diminuir sua expectativa de vida em até dez anos. Você pode alegar que não faltam pesquisas revelando o quanto uma taça de vinho pode melhorar a saúde, como um copo de cerveja por dia não faz mal algum... E é isso mesmo. Uma taça ou um copo todo dia podem até fazer bem, mas a garrafa inteira vai comprometer seriamente a sua longevidade. No caso dos homens, consumir 5 doses na mesma ocasião já é considerado abuso de bebida alcoólica. Portanto, siga a recomendação do Ministério da Saúde: beba com moderação.

7. Alimente-se bem – Alguns alimentos podem retardar o envelhecimento. Lembre-se deles na hora de fazer a lista de compras. Frutas e vegetais, em especial os verde-escuros e vermelhos, previnem danos nas células do corpo. Anote aí: espinafre, brócolis, maçã vermelha e morango não podem faltar. Depois dos 35 anos também é importante compensar o desgaste natural do corpo (veja bem: natural, não queremos dizer que você está velho). Vale a pena escolher alimentos ricos em vitaminas e minerais e produtos à base de cereais integrais.

8. Tenha fé – Cada vez surgem mais estudos apontando que a religião faz bem para a saúde. Os argumentos são variados. Há quem diga que a religião treina as pessoas para reagirem melhor aos momentos de tensão. Também existe a teoria de que o religioso dá mais significado à própria vida, o que o afasta da depressão. Existem até mesmo indícios de que a fé atua no sistema imunológico e nervoso. Por isso, não importa qual religião você segue: acredite em alguma coisa e exercite o seu lado espiritual.

9. Exercite o cérebro – Assim como todo o resto do corpo, o cérebro também precisa de exercícios. Você pode melhorar (e manter) a agilidade mental e a memória ao longo dos anos com atividades simples, como caça-palavras ou mais complexas, como instrumentos musicais. A regra é manter o cérebro atarefado.

10. Viva em par – Um estudo israelense sugeriu que homens satisfeitos no relacionamento afetivo correm menos riscos de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Vale lembrar que sexo regular também foi indicado como fator importante para ajudar no rejuvenescimento biológico. A pesquisa mostra que é possível relacionar uma boa vida amorosa à redução de incidências de gripe e menores riscos de doenças cardíacas. Como diria o poeta Vinicius de Morais: “nada melhor para a saúde do que um amor correspondido”.


Fonte: Futura

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Hotel Fazenda IMPÉRIO DAS ÁGUAS - em Uruaçu

Pêsames - Dr. Ubiratan Gonçalves de Araújo

Faleceu na noite de 15 de julho o Dr. Ubiratan Gonçalves de Araújo. Seu velório aconteceu no Setor Coimbra, em Goiânia, e, segundo informações, seu corpo foi cremado em Brasília.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sustentabilidade - Dica da Semana

Consumo consciente de
.
eletroeletrônicos
..
Você sabia que cada um de nós produz quase 1 kg de lixo por dia?... E que a Prefeitura gasta uma montanha de dinheiro para recolher e tratar esse lixo? Dinheiro que poderia ser usado para melhorar a educação e a saúde. Por isso, gere menos lixo, reaproveitando tudo o que for possível.
.
Fonte: Instituto Akatu
.

Engenharia na TV

Por e-mail

Suspensão da Ordem

A Cúria Diocesana informa que em referência a Advertência Canônica N. 01/2010 pela qual notificou-se o Reverendíssimo Pe. Flávio José Paiva no dia 2 de maio de 2010 e considerando que no dia 26 de junho de 2010 o referido sacerdote manifestou ao Bispo sua insatisfação vocacional e decisão expressa de deixar o ministério sacerdotal, no dia 28 de junho de 2010 foi decretada a suspensão total de ordem, de ofício e de governo do Reverendíssimo Padre Flávio José Paiva, súdito da Igreja particular de Uruaçu.
.



.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sua rotina mais verde

Ando recebendo muitas sugestões de amigos e telespectadores via Twitter. Essa ferramenta entrou de vez na minha vida e é super útil para trocar informações (bem mais útil do que somente conversar com amigos).

Entre um papo e outro recebi a sugestão desse link, com várias dicas que prometem deixar a sua vida um pouco mais verde, mais ecológica.

Como está em inglês, traduzi aqui pra vocês. Vamos lá!

Troque as lâmpadas comuns pelas fluorescentes
Se todas as casas nos Estados Unidos tivessem as lâmpadas trocadas, seria o mesmo que tirar 1 milhão de carros das ruas. Choquei com esse dado!

Ande a pé ou de bicicileta
Se for percorrer pequenas distâncias, prefira andar a pé ou de bicicleta. Bom pra sua saúde e bom pro ambiente.

Deixe as roupas para secar ao tempo
Pendurar as roupas no bom e velho varal fará os tecidos durarem mais, vai dar um desconto pra sua secadora e economizar na conta de luz.

Use os dois lados de uma folha de papel
Se puder, imprima o papel frente e verso. Se o papel tiver um lado impresso, aproveite o outro lado para fazer anotações. Junte várias folhas assim e terá um bloco para usar no escritório ou em casa mesmo.

Evite usar a banheira
Ao invés de banhos de banheira, prefira as duchas. Um banho de ducha ou chuveiro economiza metade da água que seria usada para encher uma banheira. E você fica limpo igual ;)

Diminua o tempo de banho
Cada minuto economizado no banho você economiza 5 galões de água. Quanto mais rápido você for no banho, menor o impacto ambiental.

Não compre água de garrafa
Ao invés de sempre comprar água em garrafa, reutilize a mesma garrafinha para carregar água com você. Além disso, compre um filtro para instalar em casa. O custo é bem mais baixo do que comprar garrafões e depois encaminha-los para a reciclagem.

Recicle o vidro
Se você não reciclar, vai demorar anos para ele se decompor na natureza.

Diminua a potência do termostato
Cada grau que você diminuiu no inverno ou aumentou no verão, já reflete numa economia de 10% na sua conta de luz. (Muitas casas com aquecimento central tem o termostato, isso acontece muito em países muito frios, que precisam de calefação para suportar as baixas temperaturas.)

Plante uma árvore
É bom pro ar e ainda aumenta o valor da sua propriedade.

Desligue as luzes
Essa é fácil. Desligue sempre que não estiver usando ou for sair do ambiente. Precisa explicar por quê? Os benefícios são óbvios.

Evite agendas de papel
Prefira as eletrônicas.

Faça doações
Doe roupas, brinquedos e itens que perderam a utilidade pra você. Assim você ajuda outras pessoas que precisam e garantem um destino melhor para os produtos, evitando o descarte desnecessário.

Lave o carro no lava rápido
Lavar em casa gasta muito mais água. O lava rápido usa um sistema eficiente de economia de água.

Compre baterias recicláveis
Vale o investimento e você evita o descarte da bateria na natureza. Isso vocês já sabem, mas vale reforçar, pilhas e baterias merecem atenção especial no descarte. " Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: chumbo, cádmio e mercúrio, além de manganês, cobre, níquel cromo e zinco. Depositadas em lixões e aterros sanitários, elas podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais." - info via Planeta Sustentável.

Pague as contas via Internet
Em vez de receber recibos de papel via correio, prefira as cobranças online. Se cada casa nos EUA fizesse isso, seriam salvas 18 milhões de árvores todos os anos.

Use sacolas ecológicas
Abandone as sacolinhas plásticas e arrume uma sacola de pano, onde possa carregar tudo o que precisar. Tem algumas, inclusive, feitas com um material fino e resistente, que viram um bolinha e podem ser carregadas dentro da bolsa, sem ocupar espaço. Bom ne?

Mantenha os pneus do carro calibrados
Se estiverem cheios o carro gasta menos combustível para rodar a mesma distância.
.
.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O tempo não existe, o que existe é só o agora

No mundo possível a gente tira um tempinho todo dia para cuidar da espiritualidade e paz interior. A blogueira Fabiana Panachão [do Blog Mundo Possível / Vidas Possíveis], leu um livro que, segundo ela, foi bem inspirador, chamado O Poder do Agora, de Eckhart Tolle. O texto chama sempre a nossa atenção para o momento presente. Para Tolle, o passado e o futuro não existem. O que temos é somente o dia de hoje. E é bem legal refletir sobre isso, por isso deixo um trechinho abaixo:

"Vivemos no mundo da forma, dos lucros e perdas. Mas, em um nível mais profundo, já estamos completos, e quando percebemos isso, tudo o que fizermos será impulsionado por uma energia alegre e jovial. Estamos livre do tempo psicológico, não perseguimos mais os objetivos com uma determinação implacável, movida pelo medo, pela raiva, pelo descontentamento ou pela necessidade de nos tornarmos alguém. Nem permanecemos imóveis com medo de falhar. Quando o nosso sentido profundo do eu interior é derivado do Ser, quando nos livramos do 'tornar-se' como uma necessidade psicológica, nem a nossa felicidade nem o nosso sentido do eu interior dependem do resultado e, assim, nos libertamos do medo. Não buscamos permanência onde ela não pode ser encontrada, ou seja, no mundo da forma, dos lucros e perdas, do nascimento e da morte. Nem esperamos que situações, condições, lugares ou pessoas nos tragam felicidade, só para depois nos causarem sofrimento, quando nossas expectativas não forem correspondidas. Tudo inspira respeito mas nada importa. As formas nascem e morrem, ainda que estejamos conscientes de uma eternidade subjacente às formas. Sabemos que 'nada de verdade pode ser ameaçado'. Quando este é o seu estado de Ser, como é possível não alcançar o sucesso? Você já o alcançou".

Imagem: Magnum Photos

Estamos perdendo o controle sobre elas...

...Precisamos fazer alguma coisa!
.
(Urgente!)
.
Fonte: Blog WN - Pura Diversão
.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Artigo do Prof. Cleiber Fernandes dos Santos

Há censura na universidade?


Artigo publicado no Jornal Diário da Manhã
.
O artigo impresso está na página 15, edição de 11 de julho de 2010.
.
Sua leitura e comentário são importantes.

Por: Cleiber Fernandes dos Santos

O velho ditado baseado na mitologia grega de que é impossível agradar a gregos e troianos se faz muito presente nos dias atuais. Tenho sido agraciado nos últimos meses com várias publicações de artigos e comentários pelo jornal Diário da Manhã. Demonstração ímpar de que este veículo de comunicação acertou na iniciativa de promover a reflexão e a oportunidade para um público que talvez não tivesse acesso com tanta facilidade aos meios de comunicação disponíveis para publicação de opiniões alheias, talvez, ao editorial de alguns jornais.
.
Aproveitando a oportunidade, todas as publicações realizadas até agora de meus singelos textos são enviados via e-mail para amigos e outras pessoas para que possam fazer a leitura e emitir sua opinião, afinal de contas, para que servem os textos senão para serem lidos?
.
Além disso, a diversidade de opinião é importante para qualquer escritor, e sempre há alguém que, contrário aos nossos pensamentos, expressa uma reflexão necessária para futuras correções e novo posicionamento a respeito do assunto escrito.
.
Há mais de dez anos sou professor na Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Uruaçu. Nesse período tenho escrito sobre muitas coisas, muitos textos sobre diversos assuntos e, principalmente, sobre o ensino superior e sua importância no processo de emancipação da sociedade.
.
Quando eu digo emancipação, na verdade estou querendo dizer que as pessoas precisam ter opinião própria, mesmo que sua opinião esteja alicerçada na opinião dos outros. Apesar de parecer contraditório, gostaria de explicar que sem a leitura e análise de outros textos de opinião, o escritor também não terá assunto para escrever seu próprio texto. Por isso, considero importante e gosto que outras pessoas leiam meus textos.
.
Nunca me senti incomodado quando ouço ideias desfavoráveis aos meus artigos, pois sei que eles podem incomodar ou não. Se estão incomodando é porque alguém se interessa em lê-los. Sinto-me à vontade para expressar meus pensamentos e utilizar o veículo de comunicação, como o jornal, porque sei que é um formador de opinião e me oportuniza um espaço para publicação e divulgação do meu trabalho como escritor.
.
Voltando à Universidade, tenho recebido a contribuição de alguns professores que volta e meia conversam comigo sobre o que escrevo e sobre o que deixo de escrever. Inclusive, já ouvi de um deles que alguns de meus artigos são panfletários. Também já fui questionado sobre os reais motivos dos assuntos tratados no texto, que vão desde política, cultura, educação até comentários sobre pesquisa de opinião a respeito das eleições. Aliás, este meu último comentário foi um dos mais polêmicos, pois se tratou da sucessão governamental em Goiás e da pretensa eleição de um determinado político na cidade de Uruaçu. Tudo normal até aqui, pois gosto de ler, gosto de escrever e gosto de ver meus textos lidos e publicados.
.
Sobretudo, nunca tive nenhum tipo de censura sobre meus artigos, apesar de ter ouvido várias vezes que ocupo um cargo de confiança como secretário acadêmico na Unidade Universitária de Uruaçu – tomei estes comentários como uma reflexão de professores que prezo muito. Entretanto, sei que em outras instituições de ensino superior é preciso ter mais cautela sobre o que se diz e escreve. Natural para um país no qual até mesmo o presidente da República de vez em quando dá um puxão de orelha nos editores mais exaltados de algum jornal.
.
Por tudo isso, meus leitores são de extrema importância para a motivação do meu processo de criação, e a Universidade, como um espaço de livre manifestação, continua com meu apreço, pois nunca aconteceu e espero que jamais tenha que deixar de divulgar os meus artigos porque estão incomodando por dizer verdades que não são aceitas ou por não ter a mesma opinião de quem está lendo.
.
.
Cleiber Fernandes dos Santos é secretário Acadêmico da UEG/ UnU-Uruaçu
.

Passando a Régua - Ed. n. 845

Coluna publicada na edição nº 845 do Jornal Diário do Norte

"Somos suspeitos de um crime perfeito, mas crimes perfeitos nunca deixam suspeitos".

Trecho da música Pra Ser Sincero - Composição: Humberto Gessinger

Largada
Iniciada no dia 6 de julho a maior e mais imprevisível campanha política da história do Brasil. Somos 134.080.517 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, que tem novas regras eleitorais, novos cálculos do coeficiente eleitoral e muita rivalidade.

Presidenciáveis
São nove as candidaturas à Presidência: Dilma Rousseff (PT), com Michel Temer (PMDB) de vice; Ivan Pinheiro (PCB), com vice Edmilson Costa; José Maria de Almeida (PSTU), com Cláudia Alves Durans de vice; José Maria Eymael (PSDC), com José Paulo da Silva Neto de vice; José Serra (PSDB), com Índio da Costa (DEM) de vice; Levy Fidelix (PRTB), com Luiz Eduardo Ayres Duarte de vice; Marina Silva (PV), com Guilherme Leal de vice; Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), com Hamilton Assis de vice; e, Rui Costa Pimenta (PCO), com Edson Dorta Silva de vice.

Alienação parental
“A alienação parental é uma forma de abuso emocional, que pode causar distúrbios psicológicos capazes de afetar a criança pelo resto da vida, como depressão crônica, transtornos de identidade, sentimento incontrolável de culpa, comportamento hostil e dupla personalidade”, explica o deputado federal Régis de Oliveira (PSC-SP). É dele o projeto de Lei 4053/08, que regulamenta a sín­dro­me de alienação parental e esta­belece punições para essa conduta, que vão de advertência e multa até a perda da guarda da criança. Com a lei, pais e mães que mentem, caluniam e tramam, com o objetivo de afastar o filho do ex-parceiro, serão penalizados. O projeto de lei foi aprovado no dia 7 de julho, no Senado, em caráter terminativo e segue para sanção presidencial.

Pêsames
Martiniano Gomes Ferreira, de 84 anos, partiu para a ‘pátria espiritual’. Uma pessoa honrada que faleceu no dia 8 de julho...

Cassação X ‘Caçassão’
Alguém acredita mesmo que o prefeito de Uruaçu será cassado? Eu não! Fazendo um trocadilho, numa caça o caçador não chega soltando foguetes, anunciando que chegou e que vai caçar a sua presa. Na pretensa cassação, em Uruaçu, o que se fez não foi muito diferente: “ô, eu vou cassar o seu mandato...”, “vou reunir ‘provas’ pra cassar o seu mandato’! Ora, gente, o que é isso? Quando se quer cassar, quando se tem provas para tal, não fica anunciando com um mês ou mais de antecedência... Vai lá, apresenta as ‘provas’ e cassa. No mais, o prefeito tem costas quentes, apoio do governador, deputados e grandes lideranças políticas, além de boa assessoria. “Ah! Mas o senador [...] está por trás da decisão de cassar o prefeito...” Será? Isso me parece mais um capricho ou revanchismo local...

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

domingo, 11 de julho de 2010

Encontro de Culturas

X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
.
De 16 a 31 de julho, na Vila de São Jorge, há 35 km de Alto Paraíso
.
Considerado o maior encontro de culturas do Brasil
.
Reúne culturas da Índia, Chile, Grécia e todas as partes do Brasil
.
. A escritora uruaçuense Sinvaline Pinheiro será, pela terceira vez, a cronista oficial do evento
.
Informações:
.
.

Contra as cotas raciais - Uma política infundada

.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...)

Assim começa o quinto artigo da Constituição Federal Brasileira, a lei máxima do país que nenhuma outra lei pode contradizer ou sobrepor. Infelizmente, ao contrário do que foi disposto, estão institucionalizando a desigualdade no Brasil. Agora, negros e brancos possuem direitos diferentes, como é o caso da cota de negros nas faculdades. Perante a lei, então, não somos todos iguais. A cota para negros pode até resolver efetivamente um problema de exclusão social, mas da maneira errada.

Primeiramente, para o governo brasileiro, pardos e negros são a mesma coisa. Usaremos a mesma definição aqui. Neste caso, segundo o IBGE, em 2009 os negros compõem 50,6% da população, enquanto brancos ficam com 48,4%. Os brancos são a minoria, portanto. E os índices variam muito. Enquanto em São Paulo 64% da população é branca, na Bahia quase 63% dela é negra.

De qualquer forma, num geral, os negros são mais pobres por questões que são de conhecimento comum. Descendentes de escravos que só obtiveram sua liberdade há pouco mais de cem anos, os negros foram relegados a trabalhos de baixa qualificação e remuneração. A ascensão destes para melhores condições de estudo e, assim sendo, de trabalho é dificultada por um governo que negligencia a educação. Ainda assim, muitos negros conquistaram situações econômicas boas o suficiente para serem incluídos naquela pequena elite de ricos deste país. Na contramão, muitos brancos descendentes de europeus se viram abaixo da linha da pobreza, numa condição social onde a escalada para uma melhor condição de vida é muito difícil.

Para termos uma ideia, segundo dados do PNUD, no Norte, os negros são 78,8% dos pobres, e os brancos, 21%. Já na região Sul, 73,6% dos pobres são brancos e 25,9% negros. É com base nisso que podemos dizer que a cota para negros não funciona nem no princípio e nem na prática. Imagine uma pessoa pobre perdendo a vaga para um rico abastado pelo fato deste último ser negro. Este cenário por si só já é improvável, uma vez que o pobre dificilmente chegará em condições de igualdade educacional com um rico. Ainda assim, pode acontecer e, assim sendo, a injustiça estará feita. Afinal, qual a culpa de uma pessoa em ter nascido com uma cor ou com outra?

Alguns justificam as cotas dizendo que temos uma “dívida” com os negros, por tudo o que fizemos com eles no passado. Bom, eis o argumento que nos traz as guerras de Israel x Palestina, Índia x Paquistão e as infinitas guerras civis africanas: lutar em nome de uma antiga dívida não paga, seja ela de ordem moral ou mesmo financeira. Porque, então, não cobramos de Portugal todo o ouro e recursos minerais que eles extraíram daqui? Aliás, porque não culpá-los de vez pela situação dos negros de hoje, já que foram eles os colonizadores escravistas? Não culpamos porque não adianta. Morreu aquela sociedade que via no negro um escravo, embora haja resquícios deste racismo ainda hoje. Os brancos não têm culpa de nascerem brancos e serem forçados a pagar a culpa que seus antepassados têm para com os negros. Os mortos já não podem nem se defender e nem se desculpar. Se um branco de hoje nada tem a ver com as atitudes daquele de outrora, então por que (ou por quem) estamos pagando as dívidas de um passado do qual estamos moralmente desconectados?

3ª Exposição de Orquídeas