domingo, 30 de novembro de 2008

Passando a Régua* - Ed. 764

* Coluna publicada na edição nº 764 do Jornal Diário do Norte

"O que mexe com a libido das mulheres não é a beleza física é a inteligência. Tanto que revista de homem nu só vende para gays".

Pedro Bial

Parabéns!
Há 40 anos atrás, precisamente no dia 22 de novembro de 1968, era fundada em Uruaçu uma extensão de Lions Clube Internacional, o maior clube de serviços do mundo. O presidente fundador do Lions Clube de Uruaçu foi também o primeiro gerente do Banco do Brasil - Agência de Uruaçu e o fundador do Clube Recreativo Uruaçuense, o visionário Walter Vitório Costa. Hoje, o Lions Clube de Uruaçu está sob a presidência da Drª Cirinéa Tamietti Durães, o clube conta com 18 "leões" (sendo 14 homens - um deles este escriba - e quatro mulheres) e dez "domadoras" (denominação usada às esposas dos "leões"). Parabéns ao Lions Clube de Uruaçu, pelos 40 anos de relevantes serviços prestados à comunidade uruaçuense.

Cotas
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reserva 50% das vagas nas universidades e escolas técnicas federais para alunos egressos de escolas públicas e para negros. O presidente da Comissão de Educação do Senado, Cristovam Buarque, criticou o projeto que tem como artigo mais polêmico o fim do vestibular para alunos que se candidatarem às vagas para cotistas. A seleção seria feita pelas universidades, com base na média das notas dos estudantes no Ensino Médio em escolas públicas.

Sou contra
Sempre fui... A idéia inicial pode até ter sido boa, mas na prática ela é preconceituosa: ora, se eu preciso reservar uma cota para alunos de escolas públicas, subentende que esses alunos não têm condições de competir de igual para igual com os de escolas particulares, ou ainda, que as escolas públicas não têm o mesmo nível das escolas particulares. Se é preciso reservar uma cota para negros, subentende-se da mesma forma, que estes não têm a competência que os de outras etnias para pleitear às vagas almejadas. Para mim, toda vez que se privilegia uma classe em detrimento de outra está se criando um grave problema social: a desigualdade. O que o Governo precisa é passar a tratar a educação com a seriedade que a mesma exige, remunerar melhor os docentes, equipar as escolas, dar a infra-estrutura mínima necessária para que todos tenham condições de, na escola, aprender e se preparar para a vida universitária de igual para igual.

Ordenações
A Diocese de Uruaçu e os seminaristas: Antonio Gilson, Cornélio José, Edvaldo Celestino, Marcelo Francisco, Valdeci José e Valdevi Augusto, juntamente com seus familiares, têm a grata satisfação em convidar-vos para a solene celebração eucarística onde, por imposição das mãos e oração consacratória de sua Excelência Reverendíssima Dom Messias dos Reis Silveira, bispo de da Diocese de Uruaçu, receberão o sacramento da Ordem no grau do Diaconato. A celebração se realizará no dia 12 de dezembro, em Rialma, 19h.


_______________________________________________


Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Homossexualidade

Homossexualidade é a atração por pessoas do mesmo sexo. Acontece tanto entre homens quanto em mulheres.
Por que alguns indivíduos se tornam gays?
Alguns pesquisadores dizem que não é por opção ou escolha, a pessoa já nasce 'designada' a ser gay. Outros dizem que é uma questão de escolha mesmo. Mas o que será mesmo?
No mundo dos jovens, isso acontece em grande quantidade. Alguns mostram que são, outros nem tanto, outros preferem guardar em segredo. E tem, também, os que tem vergonha de falar que são.
Eu acho que não precisa ter vergonha, não. É sua escolha e os outros têm que respeitar.
Alguns gays acabam tendo problemas em casa. Às vezes porque o pai é muito machista ou porque a mãe é feminista demais. Têm pais que acabam tendo vergonha disso. O melhor a se fazer é sentar e conversar com calma. Claro que pode não ter 100% de efetividade, mas é bom tentar e pode amenizar. Seus pais têm que entender. Você escolheu assim, assim será. É uma opção de vida para o seu futuro.
Outros pais levam normal. Continua sendo seu filho.
Na escola, vários homossexuais encontram problemas como o preconceito. Eu já vi casos do próprio professor insultar um gay durante uma aula. Isso é ridículo e pode dar prisão. E claro, tem os 'machões' que, literalmente, te dão uma porrada, te xingam e fazem coisas absurdas. Que tal você falar com seu diretor? E se até seu diretor tem preconceito, muda de escola! Fale com seus pais!
Eu acho ridículo ter preconceito com sua escolha sexual. É a SUA. Não a deles. E também acho muito bonito quem assume e quem não tem preconceito.
Isso acontece mais entre os meninos.
Entre as meninas, o negócio é diferente. Algumas garotas, excluem a lésbica do grupo, andam menos com ela, outras agem normalmente. Oras, é sua amiga ainda!
Sejam gays com orgulho!
E tem uma coisa que me incomoda muito. Muitos gays levam a coisa para a vulgaridade. Se é gay, tem que trepar. Não, claro que não. E vocês ainda correm o risco de pegar alguma doença! E também não partam para as drogas.
O sufixo 'ismo' denota doença ou reunião de características, porém quando essa palavra surgiu 'ismo' ainda não era usado pra reunião de características, e sim, apenas, para doenças. Por isso, usamos o 'dade'.
Se você achou a minha reportagem ruim, diga-me. Mas eu não sou a pessoa certa para falar disso. Sim, eu sou hetéro. Mas que tal você conversar com outro homossexual a respeito?
.
Por: Priscila Abranches
.
.

sábado, 29 de novembro de 2008

LIONS CLUBE DE URUAÇU: 2º Reunião do Conselho Distrital AL 2008/2009

Composição da mesa diretora dos trabalhos da 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2




Abertura dos trabalhos da 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2


A presidente do Lions Clube de Uruaçu, CªL Cirinéa Tamietti, recebendo certificado de reconhecimento de Lions Internacional, pelas mãos do PID Zander Campos


PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTE DO LIONS CLUBE DE URUAÇU
Com imensa satisfação os companheiros e domadoras do Lions Clube de Uruaçu agradecem a vocês que nos dão o prazer da presença.
Obrigada, companheiros leões e domadoras de clubes irmãos e autoridades leonísticas. Obrigada, autoridades locais do Executivo, Legislativo, Judiciário, Civil, Militar e Eclesiástico. Obrigada, amigos!
Hoje Uruaçu está em festa, o nosso valoroso clube está aniversariando. São 40 anos de existência...
Eu, como mulher, estou muito feliz por ter presidido este clube em três gestões.
Parabenizo todos aqueles que fundaram este clube, em especial o Sr. Cazuza, que durante estes longos anos nunca se afastou do nosso Lions, bem como, ao Sr. Walter Vitório Costa, que foi o primeiro presidente. - Por problemas de saúde o Sr. Walter não pode comparecer, mas aos seus familiares aqui presentes, peço-lhes para levar a ele a nossa eterna gratidão.
Agradeço a todos os que nos ajudaram para abrilhantar esta festa, dando-nos seu patrocínio.
Bem! É com enorme satisfação que estamos sediando este evento, pois para nós tem um sabor especial, haja vista que este nosso clube sempre foi o local onde se desenrolaram decisões e ações importantes na evolução do bem estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
Agradeço ao Governador Etebaldo e Terezinha pelo carinho e atenção que nos dispensaram.
Hoje temos a representatividade de 22 clubes neste evento, o que muito nos enobrece.
Temos passado por uma fase muito difícil, mas graças ao amor e dedicação dos antigos membros deste clube e, principalmente, com a excepcional atenção e garra dos novatos, estamos nos fortalecendo dia após dia. Digo até que está sendo uma benção de Deus!
Sejam bem-vindos!
A cidade de Uruaçu se sente orgulhosa com a presença de todos vocês! Muito obrigada!


Cirinéa Tamietti Durães
Presidente do Lions Clube de Uruaçu - Gestão 2008/2009






Momento cultural: apresentação do Grupo de Folclore Serra da Mesa(Uruaçu), durante a festa de 40 anos de fundação do Lions Clube de Uruaçu


Bolo de aniversário do Lions Clube de Uruaçu, comemorando 40 anos de fundação


Família do CL José Alves: DM Nerita e Gatinhas Herika Karla, Lêda e Vanessa


CªL Terezinha, eu, CªL Cirinéa, CL Rogério Pacheco, Dona Arminda (mãe de Pacheco) e Govenador Distrital, CL Etebaldo


Membros do Lions Clube de Uruaçu, com uniforme de social, na noite da Instalação da 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2 AL 2008/2009


Membros do Lions Clube de Uruaçu, com uniforme de social, e casalGovernador do Distrito, CL Etebaldo e CªL Terezinha,
na noite da Instalação da 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2 AL 2008/2009


INFORMAÇÕES SOBRE O LIONS CLUBE DE URUAÇU

Data de fundação: 22 de novembro de 1968
Reuniões: quintas-feiras, às 20 horas
Endereço do clube: Alameda dos Buritis Chácara 8 – Jardim União – Uruaçu-GO
e-mail:
lionsclubeuruacu@gmail.com

DIRETORIA AL 2008/2009
Presidente: CªL Cirinéa Tamietti Durães
Presidente imediato: CL Carlos de Oliveira
1º Vice-presidente: CªL Neusa Benedita do Amaral
2º Vice-presidente: CL Pedro Gonçalves Moreira
Secretário: CL José Alves Ferreira
Tesoureiro: CL Abrão Gundim de Araújo
Diretor Social: CL Roberto Resende Jordão/CL Rogério Augusto Pacheco
Diretor de Campanha: CL João Batista de Oliveira
Diretor de Patrimônio: CL José Pereira Lopes
Diretor Animador: CL Firmino Ribeiro dos Santos Neto
Diretor de Boletins: CL Carlos Henrique Alves do Rêgo
Comissão de Sócios: CL Carlos de Oliveira/CL João Batista de Oliveira/CL Pedro Gonçalves Moreira

TODOS OS CCLL, CCªLL e DDMM
CL Abrão Gundim de Araújo
DM Ana Maria Oliveira Araújo
CL Andino Álvaro Wobeto
DM Geni Mercedes Wobeto
CL Antônio Fernando Barbo de Siqueira
CL Carlos Alberto Vidal de Oliveira
DM Neide Hermógenes Vidal
CL Carlos de Oliveira
DM Cleuza de Fátima Telles
CL Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem
CL Firmino Ribeiro dos Santos Neto
DM Sandra Cristina Eiterer de Souza
CL Gilberto da Silva Pinto – Gilbertão
CªL Cirinéa Tamietti Durães
CL João Batista de Oliveira
DM Ligia Maria Rachid Oliveira
CL José Alves Ferreira
DM Nerita Glória Alves Silva
CL José Pereira Lopes – Cazuza
DM Olívia Fernandes Lopes
CªL Maura Pereira Lemes
CªL Neusa Benedita do Amaral
CL Pedro Gonçalves Moreira – Dr. Pedrinho
DM Maria Aparecida Lemos Moreira – Cida
CL Roberto Rezende Jordão
DM Tatiana Valença Teixeira
CL Rogério Augusto Pacheco
CªL Wilma Sônia Resende

18 "leões" (sendo 14 homens e quatro mulheres), 10 "domadoras" (denominação usada às esposas dos "leões")

HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS
Hasteamento das bandeiras na Porta do Pallace Hotel
Pavilhão Nacional: Cirinéa Tamietti Durães - Lions Clube de Uruaçu
Pavilhão Municipal: Oduvaldo Santana - Lions Clube de Porangatu
Pavilhão do Lions: Tauny Mendes - Lions Clube de Anápolis Centro

Saudação à Bandeira: Marcos Antônio Silva - Vice Governador do Distrito LB-2


Entrada do auditório São Domingos (CNSA), onde foram realizadas as reuniões

CAMPANHAS DA SAÚDE
Campanha da Saúde: 127 exames de glicemia capilar, colesterol e medidas de pressão arterial e 34 eletrocardiogramas durante a manhã do dia 29 de novembro


Campanha de Combate a Diabetes e Retinopatia Diabética: Dr. Firmino Ribeiro (LC Uruaçu) e Dr. João Batista [de preto] (LC Goiânia Sul), coordenando os trabalhos

Consultório Oftalmológico, da Fundação Banco de Olhos de Goiás, atuando conjuntamente com a Casa da Gestante, da Diocese de Uruaçu, na realização das campanhas

Consultório Oftalmológico, da Fundação Banco de Olhos de Goiás


Campanha da Visão: Dr. Guilherme Miranda Reis, da equipe da Fundação Bancos de Olhos do Estado de Goiás realizando exame oftalmológico para diagnóstico da catarata. 52 consultas, com 44 indicações cirúrgica


O Lions Clube de Uruaçu e a Governadoria do Distrito LB-2 promoveram concomitantemente com a 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2 AL 2008/2009, duas campanhas em promoção a saúde: Campanha da Visão e Campanha de Combate a Diabetes e Retinopatia Diabética. As mesmas foram coordenadas pelos médicos João Batista de Sousa Júnior, do Lions Clube Goiânia Sul, e Firmino Ribeiro dos Santos Neto, do Lions Clube de Uruaçu, e aconteceram no dia 29 de novembro de 2008, na Casa da Gestante (Rua Cel. Aristides Ribeiro de Freitas esquina com Rua Benedito Almeida Campos), nas mediações das reuniões plenárias do evento. Participaram das campanhas profissionais de saúde e pessoas ligadas a saúde do município de Uruaçu. Durante o dia, foram realizados 127 exames de glicemia capilar, colesterol e medidas de pressão arterial e 34 eletrocardiogramas, pela Campanha de Combate a Diabetes. As pessoas submetidas aos exames receberam orientações medicas pelo Dr. João Batista de Sousa Junior e Dr. Firmino Ribeiro. Pela Campanha da Visão, foram realizadas 52 consultas oftalmológicas, com 44 indicações para cirurgia de catarata. As consultas oftalmológicas foram realizadas pelo Dr. Guilherme Miranda Reis e sua equipe da Fundação de Bancos de Olhos de do Estado de Goiás. As pessoas selecionadas para cirurgia de catarata serão submetidas ao procedimento no primeiro trimestre de 2009, sem ônus para os mesmos. Os custo serão provenientes a parceria do Lions Clube com a Fundação Bando de Olhos de Goiás e a Prefeitura Municipal de Uruaçu.

***** ***** ***** ***** *****
Jornalista Lázaro Gomes, diretor geral do Jornal e Revista O Estadão, entrevistando o Governador do Distrito LB-2, CL Etebaldo Soares

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR DO DISTRITO LB-2

Caríssimos Companheiros Leões, Companheiros LEO, Companheiras Leão, Domadoras do Distrito LB-2, Homenageados e Convidados.
Nossos cumprimentos, inicialmente a CªL Cirinéa Tamietti Durães – Presidente do LC de Uruaçu, por sediar a 2ª Reunião do Conselho Distrital, do Distrito LB-2, e aos Associados do seu Lions Clube, que não mediram esforços para o sucesso dessa reunião, e parabenizá-los pela comemoração dos 40 anos do Lions Clube de Uruaçu, fundado pelo Lions Clube de Goianésia, em 22 de novembro de 1968.
URUAÇU, que na língua tupi guarani significa "PÁSSARO GRANDE", um dos mais importantes municípios da região Norte do Estado de Goiás; região rica em minérios e uma agropecuária ativa, como atuante parque industrial, alem da rica expansão do Eco-turismo, e, recentemente, inaugurado o MEMORIAL SERRA DA MESA onde são preservadas as origens da região e a proteção da fauna e flora regional.
Esta é a cidade de Uruaçu e fincado em seu solo está o Lions Clube de Uruaçu com sua trajetória rica de Serviços prestados ao Distrito LB-2, ao Lions Internacional e à comunidade, como por exemplo: assistência às crianças especiais - Projeto PETI na sede do clube, almoços beneficentes, bazar beneficentes e o famoso Baile do Havaí, dentre outras várias campanhas; têm dois lindos obeliscos, um no trevo Sul, da chegada de Goiânia, e outro no trevo da saída para Niquelândia; tem uma ampla sede social na Chácara 8, do Jardim Bela Vista, onde abrigam as reuniões e as campanhas do Lions Clube, com companheiros valorosos, de expressão na sociedade, trabalhadores e empreendedores.
Parabéns, Lions Clube de Uruaçu, pelo seu aniversário de 40 anos e pela disponibilidade em nos receber de coração aberto para esta 2ª Reunião do Conselho Distrital de Lions Internacional.
De coração, agradeço a cordialidade com que todos nós, do Distrito LB-2, das mais diversas regiões dos Estados de Goiás e do Tocantins somos recebidos por vocês.
Nossos cumprimentos aos homenageados que, justamente, foram agraciados e lembrados pelo tanto que já fizeram por este Lions Clube e pela cidade de Uruaçu.
Vocês são merecedores dos nossos aplausos e do nosso reconhecimento. Aos nossos companheiros leões, companheiras, domadoras e companheiros LEO do Distrito LB-2, hoje estamos instalando a 2ª Reunião do Conselho Distrital - Ano Leonístico 2008/2009, desejamos a vocês, que na noite de hoje, e todo o dia de amanhã, sejam de profícuos resultados para o engrandecimento do nosso Distrito e o crescimento de Lions Internacional, Instituição Mor do Serviço Voluntário na promoção da vida das pessoas carentes, e o meio de transformação social no mundo, que a partir deste ano de 2008, está em 205 países do Planeta Terra.
Agradeço a todos vocês, companheiros, companheiras, domadoras do Distrito LB-2, pela presença e participação.
Sei que vieram de longe, deixando o conforto dos seus lares, os seus familiares e os seus compromissos para estarem aqui, dizendo 'sim' ao nosso chamamento, para mais esta reunião, importante, é verdade, mas só é importante porque vocês estão aqui e unidos pelo mesmo ideal de SERVIR. Conclamo, como Governador do Distrito LB-2, a todos vocês, para que façamos dessa 2ª Reunião do Conselho Distrital uma grande realização de estudos e de conhecimentos Leonísticos, além da sadia e alegre convivência como companheiros e amigos.
Que sintamos saudades dos momentos felizes aqui vividos nestes dois dias. Obrigado pela atenção.
SERVIR É PROMOVER A VIDA.

CL Etebaldo Soares Barbosa
Governador do Distrito LB-2 AL 2008/2009

Carta do senador Marconi Perillo, ao governador distrital de Lions Clube em Goiás-Tocantins, CL Etebaldo Soares Barbosa, entregue e lida durante a 2ª Reunião do Conselho Distrital

PREMIAÇÃO DA 2ª REUNIÃO DO CONSELHO DISTRITAL

Troféus para homenageados e participação especial (esq.) e para aPremiação da 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 2008/2009

PREMIAÇÃO

Maior delegação: Lions Clube de Porangatu
Maior delegação proporcional: Lions Clube de Goiânia Serra Dourada
Melhor uniforme social com emblema: Lions Clube de Porangatu
Melhor uniforme de trabalho com emblema: Lions Clube de Rubiataba
Melhor boletim: Lions Clube de Catalão
Melhor mensagem: Lions Clube de Aparecida de Goiânia
Melhor faixa: Lions Clube de Goiânia Buritis
Melhor banner: Lions Clube de Goiânia Buritis
Leão madrugador: Luiz Antônio de Oliveira, do Lions Clube “Adão Cordeiro” de Palmas
Caravana mais animada e criativa: Lions Clube de Catalão
Homenagem especial: Mário Ribeiro, um dos fundadores do Lions Clube de Uruaçu
Leão mais jovem: Joselaine Ferreira Guimarães Oliveira (nascida em 1978), do Lions Clube de Goiânia Buritis
Clube mais distante: Lions Clube de Araguaina Tocantins
Homenagem especial: Dom José da Silva Chaves, bispo emérito de Uruaçu, um dos fundadores do Lions Clube de Uruaçu

HOMENAGEM AOS FUNDADORES DO LIONS CLUBE DE URUAÇU
Dom José da Silva Chaves, bispo emérito de Uruaçu, homenageado por ter sido um dos fundadores do Lions Clube de Uruaçu; Carzem, diretor de Boletins do clube; e Cirinéa Tamietti Durães, atual presidente


Fundadores do Lions Clube de Uruaçu ainda vivos, homenageados na 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 2008/2009

- Walter Vitório Costa e sua esposa Auri – primeiro presidente
- Maria Sônia Soares
- Dr. Cristovam Francisco de Ávila
- Julieta Camapum
- Maria Aparecida Campos e Silva
- Dom José da Silva Chaves – bispo emérito de Uruaçu
- Paulo Ribeiro Sobrinho
- Odélia Resende Lopes
- Baltazar de Melo
- Alfonso Alves
- Mário Ribeiro de Freitas
- Neilton Toledo Hermogenes e sua esposa Deolvira
- José Ribeiro Sobrinho
- Enivaldo Carvalho e sua esposa Irene Albuquerque
- Dr. Mariano Correia Peres e sua esposa Neide Gomes Carvalho Peres
- Prisulina Freitas
- Vildeã Freitas
- Nancy Mendes Vidal
- Rosalba Paes Sandre
- Dirceu Mota- CL Jose Pereira Lopes e DM Olívia – até hoje, no clube.

DELEGAÇÕES PRESENTES

22 Lions Clubes prestigiaram a 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 2008/2009, em Uruaçu, num total de 122 pessoas.
Lions Clube de Uruaçu - 26 participantes
Lions Clube de Porangatu - 14 participantes
Lions Clube de Goiânia Sul - 11 participantes
Lions Clube de Catalão - 10 participantes
Lions Clube de Goiânia Branca-Fajardo - 7 participantes
Lions Clube de Goiânia Buritis - 6 participantes
Lions Clube de Goiânia Serra Dourada - 6 participantes
Lions Clube de Rubiataba - 6 participantes
Lions Clube de Araguaina Tocantins - 5 participantes
Comitiva do Governador - 4 participantes
Lions Clube de Aparecida de Goiânia - 4 participantes
Lions Clube Pousada do Rio Quente - 3 participantes
Lions Clube de Mineiros - 3 participantes
Lions Clube de Jaraguá - 3 participantes
Lions Clube de Anápolis Centro - 2 participantes
Lions Clube de Goiânia Norte - 2 participantes
Lions Clube de Goianésia - 2 participantes
Lions Clube de Porto Nacional - 2 participantes
Lions Clube de Rialma - 2 participantes
Lions Clube de Palmas - 1 participante
Lions Clube de Pedro Afonso - 1 participante
Lions Clube de Jataí - 1 participante
Lions Clube de Itapaci - 1 participante
TOTAL - 122 PARTICIPANTES

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

13 Curiosidades sobre o lixo


1. Os mais velhos resíduos do mundo foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos de idade. Esse lixo milenar - que contém ossos, carvão, fezes e restos de cerâmica - oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo;

2. No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão municipal, exigindo que os detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetro das muralhas da cidade;

3. O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810;

4. Aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera;

5. Os americanos produzem 212 milhões de toneladas de lixo por ano, das quais 43 milhões de toneladas são restos de comida;

6. Isso significa 711 quilos produzidos por habitante a cada ano;

7. No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante;

8. Das 13.800 toneladas de lixo produzidas por dia na cidade de São Paulo, apenas 1% é reciclado;

9. Curitiba é o município brasileiro que mais recicla: 20% de todos os resíduos;

10. No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é reaproveitado;

11. Os americanos jogam fora 50 bilhões de latas de alumínio por ano. Todas as latas desse material que foram para o lixo nos Estados Unidos nas últimas três décadas valem quase US$ 20 bilhões;

12. No quesito alumínio, o Brasil vai bem: é o país que mais recicla latas no planeta. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas reaproveitadas, ou 96% da produção total do país;

13. Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.



quinta-feira, 27 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

LIONS - A importância de uma Reunião de todos os Lions de Goiás e Tocantins em Uruaçu


2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 08/09
28 e 29 de novembro de 2008


Este evento é importante para o Lions Clube de Uruaçu porque...

Primeiro - É também a comemoração do 40º aniversário do Lions Clube de Uruaçu.

Segundo - Uruaçu anfitriona a 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 08/09, uma das três CDs que acontecem todos os anos, além da Convenção Distrital, em Caldas Novas. Na oportunidade os "leões" de 46 municípios e os membros do Gabinete Distrital se reunem... Gente/turistas em nossa cidade!

Terceiro - temos a oportunidade de mostrar um pouco do que nossa cidade e região tem de bom na cultura, como a apresentação do Grupo de Folclore Serra da Mesa, que deverá se apresentar na solenidde de abertura da reunião, comemorando os 40 anos do Lions Clube de Uruaçu.

Quarto - com a CD veio para Uruaçu a Campanha Contra o Diabetis - um entrosamento entre médicos pertencentes a outros Lions Clubes com o Lions Clube de Uruaçu e profissionais da Saúde da cidade (médicos, enfermeiras, agentes da saúde, voluntários).

Quinto - a unidade móvel da Fundação Banco de Oleos do Estado de Goiás, também veio até nós, intensifivando a campanha da Visão - Contra a Catarata - novamente um trabalho em equipe, unindo Lions e Poder Público.

Sexto - é uma oportunidade de conhecermos novos pessoas e revermos antigos amigos/companheiros.

Sétimo - ...


We Serve

do inglês

Nós Servimos

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sexo é contagioso

[ Título original: Perigo ]


Um beijo nunca é só um beijo. Sexo, então, nem se fala. Sexo é contagioso.
Não importa o grau, o gênero. Quanto mais sexo com alguém, mais esse grau de contágio vai aumentando.
Mais e mais aquela pessoa vai fazendo parte de você, te modificando. Aí com certeza, voce está infectado.
Teu organismo viciado nas coisas que dele passam pra você, cada vez que o atrito abre seus poros e o sangue correndo rápido esquenta a alma e te desprende de você.
Sexo nunca é só sexo.
Te desarma, te dá poder, te entorpece, te apaixona.
Tenho sintomas de abstinência, minhas tripas se retorcem, meu sangue corre lento, a respiração é curta.
Minha barriga gela e meu corpo desfalece fraco.
Mas o coração palpita, suplica pela sensação plena de receber, pelo olhar vidrado, a invasão, o cheiro, o tapa, a ebulição.
Passo os dias dormindo demais, tendo sonhos fragmentados, evocando lembranças que me fazem desejar o impossível e gozar chorando.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Todos somos o quê na lei?

Todos são iguais perante a lei. Uma constituição. Um país.
Quantas violações? Quantas des-igual-dades? Quantas?
Todos quem? Quem são todos os iguais? A lei? Nós?
As interpretações da mesma lei são iguais? Não?
Somos ou não somos iguais? Ou diferentes?
Iguais ou diferentes: e daí? Repito: e daí?
Onde a lei igual a todos? Que país é este?
Onde todos que calamos? Minorias?
Maiorias? Onde estão os gritos?
Em que parágrafo? Ou artigo?
Falem, meus semelhantes!
.

domingo, 23 de novembro de 2008

Passando a Régua *

* Coluna publicada na edição nº 763 do Jornal Diário do Norte


"Não se pode ser bom pela metade".


Tolstói


Crise
A cifra de R$ 373,5 bilhões corresponde ao valor total das medidas já anunciadas pelo governo federal para tentar aplacar os efeitos da crise econômica. A soma esteve na capa do Globo do dia 18 de novembro, que incluiu nessa conta a liberação de mais duas linhas de financiamento pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. São R$ 8 bilhões para financiar a compra da casa própria de até 1,3 milhão de servidores federais (ativos e inativos). E, para 2009, os bancos públicos vão oferecer mais R$ 5 bilhões em crédito consignado (com desconto em folha). O governo pode até ter demorado para se dar conta da dimensão da problema, mas ninguém pode acusá-lo de omissão neste momento. Bem ou mal, estão fazendo alguma coisa… (Fonte: http://www.ofiltro.com.br/).

Culinária natural
Curso a ser ministrado nos dias 25, 26 e 27 de novembro na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Uruaçu (Aciau), em três turnos, nos períodos das 8 às 10h30, das 14 às 17h30 e das 19 às 22h30. Inscrições R$ 40,00. Informações: 062-3357-2082.

Cine UEG
A UEG - Unidade de Uruaçu, através do projeto Cine UEG, que tem por finalidade apresentar pelo menos um filme por mês, estreou no dia 13 de novembro, às 19h30, no mini-auditório da UEG - Uruaçu o filme Sete Minutos, uma comédia brasileira, de 80 minutos, dirigida por Bibi Ferreira. O projeto é uma iniciativa de um grupo de professores e as exibições são seguidas de discussões condizentes com a temática do filme, visando construir um ambiente aberto de debate na universidade, o papel da mesma perante a comunidade uruaçuense e também que tipo de universidade querem os acadêmicos. A entrada é franca e tem como público alvo à comunidade 'uegeana'.

Falando nisto...
... A UEG - Unidade Universitária de Uruaçu exibiu, no decorrer do dia 20 de novembro, uma série de filmes relacionados à questão racial, como pano de fundo para a discussão da Semana da Consciência Negra. Vale dizer que em especial esta rodada foi organizada pelos professores Neilson Mendes e Flávia Pereira Machado, ambos docentes do curso de História, sendo o primeiro o coordenador do curso. Os filmes exibidos foram: Cafundó; Olhos Azuis; Na rota dos Orixás; Heróis de todo mundo; e, Proibido Proibir.

Está chegando...
... O dia do Lions Clube de Uruaçu sediar a 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2 AL 08/09. O evento começará na noite de 28 de novembro, continuará no dia seguinte, encerando-se com um jantar e festa típica dos Anos 60. Membros dos 46 Lions Clubes de Goiás e Tocantins deverão participar. Será um ótimo presente para o Lions Clube de Uruaçu, que na ocasião, comemorará os 40 anos de sua fundação.

_______________________________________________



Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

Pare e pense

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cheiro de Pobre

"Sei que vou arder no mármore do inferno. Sei que vou perder leitores. Sei até que vão me chamar de wunderblogwannabe. Mas vá lá.

Tem cheiro pior do que pobre depois do banho? Aquela mistura de sabonete barato com xampu mais barato ainda em meio a uma enxurrada de perfume vagabundo? Se for o banho depois do trabalho então, o cheiro ainda é temperado pelo ranço da roupa que ficou guardada no armário o dia todo enquanto ele trabalhava de uniforme. Tem também aquele cheiro inconfundível e inominável de toalha que secou embolada.

Dos cheiros naturais do corpo humano, nenhum me agride. Se o cara passou o dia fazendo trabalho braçal, nada mais normal do que estar cheirando a suor, com algum cecê. Qual é o problema? Não é esse o cheiro do nosso corpo?

Pior, muito pior, é Lux Luxo com Avanço e Água de Rosas.... Não é?!?!?!"


Fonte:

Wunderblogs.com: Os Wunderblogs nasceram no início de 2003, por iniciativa de Marcelo de Polli e Juliana Lemos, a Miss Veen. Era uma comunidade de blogs unidos por uma temática comum, ma non troppo.
.
Wannabe: Pessoa que quer ser alguma coisa, mas não é!
.

Para gerenciar o prêmio da Mega-Sena

por Equipe Thesis
27-Dez-2007

No próximo dia 31 de dezembro, às 21h30, um dos 183 milhões de brasileiros poderá passar a compor o seleto grupo dos chamados milionários. O sorteio 931 da Mega-Sena, promovido pela Caixa Econômica Federal, acontecerá excepcionalmente na segunda-feira - tradicionalmente os sorteios são realizados às quartas e sábados. Segundo a Caixa, o motivo de tal alteração é oferecer mais tempo a todos que desejam fazer suas apostas e ter a chance de começar 2008 com milhões de reais na conta corrente. O possível vencedor do prêmio, que pode chegar a R$ 16 milhões, terá muito a comemorar na virada do ano. Mas, passada a euforia, o que fazer para que o sonho de riqueza não se transforme em pesadelo para o ganhador da bolada?

Os consultores de finanças Marcos Crivelaro, Gustavo Cerbasi e Cláudio Carvajal dão suas dicas para os apostadores:

Segundo Marcos Crivelaro, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista e especialista em matemática financeira são estas as pProbabilidades de acertar as 6 dezenas:

"Dados oficiais mostram que 1 volante com 6 dezenas (custo de R$ 1,50) tem a probabilidade de acerto de 1 em 50.063.860 e se o número de dezenas aumentar para 15 (custo de R$ 7.507,50) a probabilidade de acerto sobe de 1 para 10.003. Para tentar imaginar a dificuldade de acerto, é mais fácil obter 25 caras em 25 lançamentos de uma moeda do que ganhar na Mega-Sena com uma aposta de 6 dezenas. Para ter certeza de acertar a Quadra e sentir essa emoção única devo gastar R$ 18.550,55 apostando em 12.367 volantes com 6 dezenas para receber um valor bem menor, por exemplo, no último sorteio a Quadra pagou R$ 243,81. Esse mesmo raciocínio maluco (perdendo dinheiro) vale para acertar as 6 dezenas: ganho R$ 16 milhões e gasto aproximadamente R$ 400 milhões em apostas.

Aprenda a viver como milionário

Significativa parte dos milionários não vive em bairros de padrão elevado porque foi assim que conseguiram economizar dinheiro. Eles adoram trabalhar por conta própria ou têm seu próprio negócio. Por isso, em função da rápida ascensão, é importante que o milionário vencedor da Mega-Sena não seja reconhecido ao chamar a atenção quando comprar a sua Ferrari, a sua mansão, o seu iate... Também é preciso cuidado com o custo de aquisição e de manutenção desses mimos, caso contrário, sua fortuna evaporará. Afinal o valor de R$ 16 milhões preenche "apenas" cerca de 9 malas de modelo executivo (tipo 007).

Segundo a consultoria Merrill Lynch, na média global, o jatinho particular é a opção de investimento preferida (26%) dos milionários. Obras de artes (20%), jóias (18%) e coleções de luxo (14%) também entraram na lista das "caras paixões".

Planejamento e investimento são fatores decisivos

Planejar e estudar formas de investimento são fatores essenciais, independentemente do status social. Por isso, os milionários devem investir pesado e passar um bom tempo avaliando as melhores opções para seus investimentos ou procurando ajuda de consultores financeiros. A exemplo disso, em 2006, os ricos do mundo inteiro retiraram uma quantia substancial de "investimentos alternativos" como hedge funds (fundos multimercados), commodities, fundos cambiais e de capital de risco, e investiram a enorme fatia de 24% do total de suas aplicações em imóveis.

A sugestão para o novo milionário brasileiro é investir 30% do total em empresas que fabricam ou vendem itens de consumo de baixo preço, ações de bancos de varejo, petrolíferas e mineradoras, que serão lucrativos por muito tempo, e destinar outros 30% em aplicações seguras (títulos públicos). Indico ainda investir 25% em patrimônio imobiliário como, por exemplo, em um edifício comercial. A porcentagem restante (15%) pode ser gasta na satisfação pessoal: carros, casas e viagens.

Já Gustavo Cerbasi, autor do livros Dinheiro - Os segredos de quem tem, aconselha os novos milionários a:

Finjir que nada mudou: A primeira atitude é pensar em esfriar a cabeça e fingir que nada mudou na vida, não comentando com parentes e amigos sobre o prêmio e não abandonando o emprego. Durante quinze dias, apenas tome o cuidado de aplicar o valor ganho. Qualquer decisão tomada durante esse período será fortemente carregada de emoção e totalmente desprovida de razão, por isso as decisões devem ser evitadas.

Escolher quem cuidará de seu dinheiro. O prêmio será recebido através da Caixa Econômica Federal, mas isso não quer dizer que você precisa abrir e manter uma conta na instituição. Durante os quinze dias de "amansamento" das emoções, converse com o gerente da Caixa e de pelo menos outras três instituições e peça orientações sobre a gestão de seu dinheiro. Procure conversar também com um consultor financeiro independente, que poderá ajudá-lo a identificar quais são as melhores orientações oferecidas pelos bancos. Opte pela instituição que lhe inspirar maior confiança.

Pensar pequeno. Tire da cabeça que você tem um grande prêmio em dinheiro. Se pensar assim, você tenderá a fazer grandes gastos, que irão dilapidar seu prêmio rapidamente. Ignore, portanto, o dinheiro que você ganhou e pense nos rendimentos que ele lhe oferece. Por exemplo, se o prêmio ganho for de R$ 15 milhões, é possível assegurar ganhos mensais perpétuos (para o resto da vida) da ordem de R$ 90 mil mensais, sempre corrigidos pela inflação. Se você quer comprar uma casa de R$ 1 milhão, evite, portanto, pagar à vista. Pague em parcelas, com parte de sua renda de R$ 90 mil. Isso garantirá que seu prêmio durará por muitos anos.

Comprar sempre a prazo. Diferentemente da orientação que é passada a quem quer construir riqueza, a regra para quem apenas quer administrar uma renda perpétua é comprar sempre a prazo. Carro, casa, viagens, eletrodomésticos e outros itens de valor devem ser pagos com o rendimento de sua riqueza, e não com o capital que gera esses rendimentos.

Fujira de falsas oportunidades. O primeiro efeito na vida de um milionário é o surgimento de novos amigos ou a aproximação de interesseiros. Várias oportunidades de negócios e investimentos surgirão, como compras de terrenos, parcerias em negócios, aplicações financeiras milagrosas e possibilidade de ajudar pessoas que "sempre te amaram sem você saber". Procure sempre a orientação de profissionais ou do Sebrae antes de aceitar qualquer parceria em negócios. "Converse francamente em família. Reúna seu companheiro (a) e os filhos para que a família decida, em grupo, as escolhas que serão feitas para desfrutar do novo padrão de consumo. Sem essa conversa, sempre alguém acreditará que tem direitos maiores do que o razoável, o que será uma fonte de conflitos. Para filhos jovens, discutam a mesada com base em um padrão de gastos saudável, e não com base na renda da família.

Protejer a herança. Converse com um advogado de família sobre estratégias de sucessão patrimonial e proteção do capital. Essa orientação é importante para não perder a riqueza em contratos de negócios oportunistas e para não pagar mais impostos do que o necessário para o Governo.

Colocar no papel os seus planos de consumo: Decidir como aplicar dinheiro não é uma decisão fácil, especialmente para o novo milionário que acaba de ganhar um prêmio de loteria acumulado. O sonho da independência financeira foi atingido da noite para o dia, e para garantir a sustentação desse sonho é preciso ter prudência e planejar o futuro. Imóveis, automóveis, viagens, jóias, ações, fundos de investimentos e obras de arte são apenas algumas das opções que deixam o ganhador ainda mais confuso.

Fica então a primeira dica: pergunte a si mesmo o que você gosta de fazer e o que pretende fazer nos próximos anos. Coloque esses planos no papel. Depois procure cotar valores para cada um dos itens planejados e coloque esse orçamento na linha do tempo. É importante visualizar em valores quanto custam seus sonhos.

Estes valores podem e devem variar de acordo com o perfil do investidor. Quanto mais ousado, maior o valor a ser investido em ações e fundos multimercado. Quanto mais conservador, maior deve ser o investimento em renda fixa e imóveis.

Rentabilidade é a palavra de ordem: A dica principal para o felizardo ganhador da Mega-Sena é que os sonhos deverão ser realizados com a rentabilidade obtida com o prêmio e não apenas com o próprio prêmio. A rentabilidade do montante aplicado deve ser suficiente para cobrir os gastos de forma geral e garantir novos investimentos, já descontada a inflação e os tributos sobre os investimentos. Lembrando que atingir a rentabilidade estipulada como meta é necessário para manter o padrão de vida planejado, se considerarmos um valor de R$ 16 milhões, uma rentabilidade média anual líquida de aproximadamente 4% a 6% ao ano seria apropriada para garantir um alto padrão de consumo.

É importante observar que quanto maior o valor dos sonhos, mais difícil será manter o padrão ao longo do tempo. Ganhar na loteria é muito difícil, mas gastar dinheiro é muito fácil. Sem planejamento e controle, a boa vida de milionário pode acabar mais cedo do que o esperado.

Curiosidades

Na Mega-Sena concorrem 60 números, de 01 a 60, referidas normalmente como dezenas, das quais são sorteadas seis em cada extração. A estatística dos sorteios apresenta muitas curiosidades, uma delas, mesmo estando próximos no volante, o número 42 é o que mais foi sorteado e o número 39 o menos sorteado. Outra, na prática apenas a Mega-Sena (seis dezenas) costuma acumular, pois, em função do grande número de apostadores, é muito pequena a probabilidade de não haver acertadores para cinco dezenas (Quina) e quatro dezenas (Quadra). Mais uma curiosidade: desde sua criação, em 1996, a Mega-Sena transforma todo mês em média 2 brasileiros em milionários. Então é possível estimar que dos atuais 130 mil milionários existentes apenas a parcela de 0,2% obteve a riqueza via Mega-Sena. Entenda-se como milionárias, de acordo com o estudo das consultorias Merrill Lynch e Cap Gemini, as pessoas que têm pelo menos US$ 1 milhão líquido, excluindo o principal imóvel e as dívidas, para investir.


Fonte: Site e-Thesis - Tecnologia e Negócios

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

LIONS CLUBE DE URUAÇU - Convite


LIONS - 2ª Reunião do Conselho Distrital do Distrito L B-2 AL 08/09


Uruaçu-GO, 19 de novembro de 2008.


CCLL, CCªLL, DDMM, CCLEO, Gatinhos e Gatinhas,


Saudações leonísticas,

Nós, do Lions Clube de Uruaçu, viemos reiterar o convite para a 2ªReunião do Conselho Distrital do Distrito LB-2 AL 08/09, evento quesediaremos nos dias 28 e 29 de novembro, aqui em nossa hospitaleiracidade. Na ocasião, comemoraremos os 40 anos de fundação de nosso Lions Clube de Uruaçu.

A taxa de inscrição será de R$ 60,00 (sessenta reais) per capta.

Solicitamos confirmar presença até o quanto antes, pelos telefones9967-2028 (CªL Cirinéa) ou 8779-1116 (CL Gilberto).
Informamos que o traje do jantar do dia 29 será ANOS 6O, em homenagemao nosso Lions, que fundado nos Anos 6O. Portanto, pedimos que todosparticipem, usando roupa típica para tornar o momento mais alegre edescontraído.

E lembrem-se: suas presenças serão muito valiosas para nós e para osdestinos do nosso Distrito.

Leonísticamente,


CªL Cirinéa Tamietti Durães
Presidente



CL José Alves Ferreira....................................CL Abrão Gudin de Araújo
Secretário........................................................Tesoureiro

Poesia - CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de novembro - Dia da Consciência Negra
Chega de racismo
De história mal contada
Chega de hipocrisia
De mentira esfarrapada
Esse preconceito infeliz
Que por aí diz
Que negro não vale nada.
O negro também precisa
Ser privilegiado
Chega de arrogância
Branco tenha cuidado
Com o preconceito em alta
Pois quem muito se exalta
É sempre humilhado.
Preto, branco e mulato
Vamos nos unir
O preconceito é horrível
E não é para existir
Já que todos somos irmãos
Essa grande nação
Espalhada por aí.
A consciência negra
Quer exatamente
Provar que somos iguais
E não diferentes
São lutas populares
Como as de Zumbi dos Palmares
Que morreu pela sua gente.
É preciso desde já
Com amor todo gentil
Acabar com o preconceito
E ver em nosso Brasil
O negro sorrindo tanto
Como a Daiane dos Santos,
Pelé e Gilberto Gil.
de Francisco Carneiro Barbosa
Trairi - CE

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Idéias 100% brasileiras

Invenções nacionais que deram certo e agora fazem parte do dia-a-dia de milhares de brasileiros:

CARRO A ÁLCOOL – O primeiro da série foi um Fiat 147, produzido em 1979, em Betim-MG.

CHEQUE PRÉ-DATADO – Começou a ser aceito no comércio nos anos 1980, como alternativa ao crédito tradicional em carnê.

CONSÓRCIO – Foi adotado em 1962 por um grupo de funcionários do Banco do Brasil para a aquisição de automóveis.

ELEIÇÃO ELETRÔNICA – Em 1996, o Brasil foi o primeiro país do mundo a organizar uma eleição nacional com votação 100% eletrônica.

COMIDA A QUILO – Surgiu em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo em meados da década de 1990.

CHUVEIRO ELÉTRICO – O primeiro foi criado pela Lorenzetti, no fim da década de 1940.

* Fonte: Revista Seleções, edição Agosto 2007

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Passando a Régua*

* Coluna publicada na edição nº 762 do Jornal Diário do Norte

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso".

Albert Einstein


Meu exemplo
Tento levar essa frase bem a sério. Não é fácil. Também não é impossível! Como ouvi, certa vez, do meu querido amigo Pe. Edílson José (Niquelândia): “se um consegue, todos conseguem”. Não me incomodo mais com os críticos pessoais que tentam me ridicularizar por tentar levar uma vida digna, sendo honesto. Isso não é mérito, é obrigação. É o mínimo que posso fazer.

A Grande Família
O episódio do dia 13 de novembro, de A Grande Família, titulado ‘O esquema nosso de cada dia’, também colocou em cheque a questão da honestidade. A grande família brasileira dramatizou a honestidade de Lineu (Marco Nanini) sendo colocada em dúvida pelos lojistas do shopping onde ele mantém sua Pet Shop porque desde que a loja foi inaugurada, a Vigilância Sanitária não aparece mais por lá. O veterinário, porém, encontrou um erro no orçamento das decorações de fim de ano e não aderiu ao esquema. Irritada, a comissão de Natal passou a cobrar uma fortuna para a clínica participar da propaganda de Natal. Para desfazer o mal entendido, Lineu obriga Mendonça (Tonico Pereira) a cumprir sua função e fiscalizar o shopping inteiro. O amigo admite que suspendeu a fiscalização do shopping para que ninguém pensasse que ele é o verdadeiro favorecido. Contrariado, Lineu deixa claro que não quer ser beneficiado por nada de errado. Gerenciada por um ex-fiscal, a Pet Shop, é claro, fica isenta de multas. Em contrapartida, Mendonça multa todo o shopping, que fica furioso com Lineu. Tuco (Lúcio Mauro Filho) tentou ajudar o pai a voltar a ser bem visto pelos lojistas, mas foi uma tarefa difícil. Os lojistas concordaram que a árvore de Natal deveria ficar bem em frente à entrada do estabelecimento de Lineu, prejudicando a circulação e cobrindo o letreiro da clínica. O que poucos entendem é que Lineu não é 100 % correto, mas tenta ser, e é isso que faz a diferença.

Convite
A coordenação do Programa Integração AABB Comunidade convida para o 1º Encontro Social a ser realizado no dia 18 de novembro, a partir das 8 horas, na AABB de Uruaçu.

Bombeiro Civil
Uruaçu já conta com os serviços do bombeiro civil, uma profissão existente no Brasil desde os anos 60, que vem crescendo a cada ano e já é consagrada pelo mercado de trabalho, consta no Ministério do Trabalho o Emprego e tem Norma específica pela ABNT. O bombeiro civil, os tão conhecidos brigadistas, tem a função de socorrer pessoas, trazendo os primeiros socorros, são responsáveis pela prevenção e combate a princípios de incêndios, e, a eles, cabem as funções preventivas de dar segurança em locais públicos, tais como chegar extintores de incêndio, escadas rolantes e itens de segurança. Para se tornar um bombeiro civil, basta ser brasileiro maior de 18 anos, possuir o ensino fundamental completo, ser aprovado em um curso ministrado por instituições credenciadas. O bombeiro civil de Uruaçu já tem 19 membros, sendo 17 homens e 2 mulheres. Contatos com Daniel (062-9109-9747).

_______________________________________________

Carlos Henrique Alves do Rêgo – Carzem, é sócio do Lions Clube de Uruaçu; Bel. em Ciências Contábeis pela UEG/Uruaçu; e, funcionário do Banco do Brasil, agência de Uruaçu

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Uma história sobre honestidade

Conta-se que por volta do ano 250 A.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava as vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.
Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir a celebração, e indagou incrédula:
- Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.

E a filha respondeu:
- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, e isto já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, as mais belas jóias e as mais determinadas intenções.

Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
- Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos, etc...

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.
Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias, retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção.

Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado?

Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

Se para vencer, estiver em jogo a sua honestidade, perca.
Você será sempre um Vencedor.

Por um mundo melhor

Imagem: Blog Crazy for Scrap

Eu vou simplesmente reproduzir as palavras de Carlos Pereira:

"Alguém lembra dessa série de comerciais que foi ao ar infelizmente por um curto período de tempo? Para mim deveriam permanecer sempre no horário nobre, em que todos ficam de olhos grudados nas novelas ou nos telejornais repletos de violência. Trata-se de uma Campanha de Utilidade Pública da
Fundação Para Uma Vida Melhor, uma instituição sem fins lucrativos preocupada em passar através dessas divulgações, valores qualitativos, independente de religião ou raça, necessários para realizarmos como o próprio nome sugere uma vida melhor, como: Compaixão, Generosidade, Honestidade, Caráter, oportunidade, dentre muitos outros, cada qual sendo tema para um comercial. Escolhi a compaixão, um dos mais veiculados, para que vocês pudessem lembrar e quem sabe assim, fazer a corrente do "passe adiante", que é a verdadeira proposta da Fundação. Como tudo que é bom durou pouco; resta-nos torcer ou mesmo movimentarmo-nos numa corrente para que eles voltem ao ar. Se alguém tiver idéias ou tiver alguma informação pode postar um comentário aqui que juntos tomaremos iniciativas para tentarmos trazê-los de volta."

A escala da honestidade

Escrever sobre a honestidade não traz nenhuma dificuldade do ponto de vista do seu significado. Contudo, escrever sobre a escala da honestidade, este sim, exige quase uma mágica e mirabolante explicação que encontram raízes na cultura brasileira, identificado como o "jeitinho brasileiro". A alta safra de exemplos que colocam em risco a convivência ética entre os brasileiros, inspira-me a arriscar essa abordagem.
O cinismo tem reinado de forma surpreendente, a hipocrisia tem sido feroz concorrente.
E a desonestidade?
Ah!! Essa, sim, lidera o pódio, nesse campeonato implacável e voraz. A mim parece quanto mais penso que o incentivo à supremacia dos valores da "esperteza", do "tirar vantagem" de tudo é perfeitamente detectável pela fragilidade em homens e mulheres que não lhes permitem ser suficientemente corajosos para se manterem honestos e imunes à Síndrome do Medo de Serem Taxados de Idiotas (SMTI).

Considerando esse quadro, nada mais oportuno do que "elastecer" o conceito de honestidade para julgar, em certos casos, pejorativamente, alguém como Muito Honesto e excluí-lo do "mundo dos espertos" ou, abrandando o julgamento, classificá-lo como Mais ou Menos Honesto ou Pouco Honesto. Observem que esta gradação tem um sentido implícito de exclusão (se muito honesto) de adaptação (se mais ou menos honesto) e de inclusão (se pouco honesto).

Mas o que vem a ser a Escala da Desonestidade?

Arrisco a conceituá-la como uma métrica classificatória de níveis de honestidade: Muito Honesto, Mais ou Menos Honesto, Pouco Honesto. Soou estranho ao leitor?

À primeira vista "Muito Honesto" parece ser uma redundância da honestidade, contudo, não se trata disto. Significa, no contexto brasileiro, identificar alguém que sofre da Síndrome da Honestidade Inconveniente (SHI). Em outras palavras, quem é afetado por essa "enfermidade", será radicalmente afastado, isolado, como se tivesse contraído uma doença com capacidade de contagiar os Mais ou Menos Honestos. Nesse caso, a qualidade de ser Muito Honesto tem a conotação de exclusão.

E o Mais ou Menos Honesto? Ah!, essa situação é mais complicada mas não indecifrável. Em primeiro lugar, o Mais ou Menos Honesto está enquadrado na Síndrome de Honestidade Oscilante (SHO). Os sintomas desta peculiar disfunção manifestam-se em comportamentos ora desonestos, ora honestos, o que significa que alguém acometido dessa síndrome pode vir a se sentir plenamente à vontade para praticar atos ilícitos e num outro momento, ser afetado por crises de consciência e até arrepender-se. O detentor da Síndrome de Honestidade Oscilante (SHO) não sofrerá a exclusão total, mas estará sob permanente vigilância, afinal a "banda" honesta é ameaçadora. Falemos agora do Pouco Honesto.

Considerando os outros níveis, este está a um passo da desonestidade, portanto, tem um perfil quase perfeito para a inclusão no ambiente das improbidades gerais. Neste caso, há raríssimos sintomas de consciência honesta. Diria que aquele que se encontra nesse estágio tem fortes possibilidades de passar para o lado da "Desonestidade". Esse nível, na escala da honestidade, pode ser classificado como a Síndrome da Tendência à Desonestidade (DTD).

Creio que essas significações têm um quê de intencionalidade enrustida e de extrema sutileza. Não é um simples emprego de advérbio com grau de intensidade. É, na essência, uma mirabolante e ardilosa manobra para abrandar aos olhos da sociedade, o cenário de proliferação galopante da desonestidade, ou opção inconsciente por mecanismos adaptativos ao caos moral, no qual a sociedade sobrevive. Pelo sim ou pelo não, o certo é que temos enfrentado um momento singular, no qual empregar conceitos e definições, torna-se cada vez mais complicado, exigindo de nós, a utilização de lingüística mirabolante, adaptando-a, muitas vezes, aos interesses contextuais desprezíveis.